ROBERT DONAT

Ele foi o protagonista romântico mais famoso do cinema britânico nos anos 30 e brilhou também em Hollywood, mas como sofria de asma aguda, sua trajetória artística foi curta. Fez apenas 19 filmes.

Robert Donat

Friederich Robert Donat (1905-1958) nasceu em Withington, Manchester, Reino Unido, filho de um engenheiro civil de origem alemã da Prússia e foi educado na Manchester Central Grammar School for Boys. Para lidar com uma forte gagueira, aos 11 anos de idade, tomou lições de dicção com James Bernard, professor de “interpretação dramática”, do qual foi depois secretário, para financiar a continuidade de suas aulas. A libertação do seu embaraço vocal foi um incentivo para seguir a carreia de ator e assim, aos 16 anos, começou a interpretar papéis de peças de Shakespeare e outros clássicos em algumas companhias teatrais itinerantes ou de repertório por toda a Grã-Bretanha.

Seu trabalho foi notado por Alexander Korda que, em 1933, lhe ofereceu um contrato de três anos na sua recém-formada London Fim Productions. Após participar de três filmes de poucos méritos (Man of Tomorrow, That Night in London e Cash), Donat ganhou o papel do amante da rainha Katherine Howard, Thomas Culpepper em A Vida Privada de Henrique VIII / The Private Life of Henry VIII / 1933, grande sucesso com Charles Laughton obtendo um Oscar pela sua interpretação como o soberano britânico.

Donat em A Vida Privada de Henrique VIII

Em 1934 Donat recebeu uma oferta de Hollywood para estrelar O Conde de Monte Cristo / The Count of Monte Cristo e, seguindo o conselho de Korda, aceitou. Seu papel como o célebre personagem de Alexandre Dumas, Edmond Dantès, neste filme muito bem dirigido por Rowland V. Lee, proporcionou-lhe um reconhecimento internacional.

Donat em Conde de Monte Cristo

Donat retornou para a Inglaterra para aparecer em cinco filmes esplêndidos filmados em sequência. Primeiro, ele foi para a Gaumont British, onde interpretou o papel de Richard Hannay em Os 39 Degraus / The Thirty-Nine Steps / 1935 na versão cinematográfica caprichada do romance de John Buchan dirigida por Alfred Hitchcock. Em seguida, voltou a trabalhar para Korda nos seus dois filmes seguintes: Um Fantasma Camarada / The Ghost Goes West / 1935 e O Amor Nasceu do Ódio / Knight Without Armour / 1937, o primeiro filme dirigido por René Clair e o segundo filme por Jacques Feyder.

Donat em Os 39 Degraus

Depois que assinou contrato com a MGM em 1938, o estúdio colocou-o em dois filmes: A Cidadela / The Citadel e Adeus, Mr. Chips / Goodbye Mr. Chips. O primeiro filme, baseado em um romance de A.J. Cronin e dirigido por King Vidor, rendeu-lhe uma indicação para o Oscar, que ele acabou recebendo por sua atuação no segundo filme, baseado em um romance de James Hilton e dirigido por Sam Wood.

Robert Donat e Greer Garson em Adeus Mr. Chips

Quando irrompeu a Segunda Guerra Mundial, Donat foi rejeitado para o serviço militar por motivo de saúde, e a MGM insistiu para que ele viesse para Hollywood, pois havia planejado para ele um filme sobre a vida de Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha. Porém ele se recusou a deixar a Grã-Bretanha, rejeitou todos os projetos de filmes e retornou para o teatro. Então, em 1942, Donat voltou à tela em O Jovem Mr. Pitt / Young Mr.Pitt, de Carol Reed, no papel do político britânico William Pitt, que ascendeu ao cargo de Primeiro Ministro do Reino Unido com 24 anos de idade e fez uma brilhante careira política que ultrapassou a notoriedade de seu pai, William Pitt, o Velho, que assegurou a transformação de seu país em uma potência imperial.

Donat em O Jovem Mr.PItt

Durante grande parte da guerra Donat perseguiu seu sonho de se tornar um ator-gerente no teatro e houve várias brigas e eventualmente ações judiciais com a MGM, que exigia que ele cumprisse seu contrato e fizesse os quatro filmes restantes que lhes devia. Ele eventualmente cumpriu este contrato com dois filmes bastante agradáveis, o drama de espionagem As Aventuras de Tartu / The Adventures of Tartu / 1945 (Dir: Harold S. Bucquet) e o drama romântico em tempo de guerra Longe dos Olhos / Perfect Strangers / 1945 (Dir: Alexander Korda).

Donat em Um Caso de Honra

Após o final da guerra, em Capitão Boycott / Captain Boycott / 1947 (Dir: Frank Launder com Stewart Granger no papel-título, Donat fez uma breve aparição personificando o eminente político irlandês Charles Stewart Parnell. Em seguida foi o advogado arrogante Sir Robert Morton em Um Caso de Honra / The Winslow Boy / 1948; (Dir: Anthony Asquith); o sargento Jack Hardrake em Cure for Love / 1949,  filme que ele mesmo dirigiu; o inventor William Friese-Green; um dos primeiros pioneiros do Cinema em A Caixa Mágica / The Magic Box / 1951 (Dir: John Boulting), um reverendo idoso e moribundo de uma pequena aldeia em Lease of Life / 1954 (Dir: Charles Frend) e finalmente um velho mandarim chinês em A Morada da Sexta Felicidade / The Inn of the Sixth Happiness / 1958 (Dir: Mark Robson), papel que ele completou pouco antes de morrer.

Donat em A Caixa Mágica

Sua última cena neste filme pode ser classificada com uma das mais pungentes da história do cinema. Donat já estava fatalmente doente e trabalhando com muita dificuldade quando, naquele instante em que seu personagem está dizendo adeus a Gladys (Ingrid Bergman), enquanto os mais velhos se preparam para deixar a cidade, ele se virou para a câmera e disse: “não nos encontraremos novamente, eu acho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.