Conhecida por seus desempenhos intensamente emocionais em melodramas da década de cinquenta, ela foi uma das maiores atrizes da Alemanha do pós-guerra.
Após a anexação da Austria pela Alemanha Nazista, a família de Maria Schell (1926-2005) emigrou para a Suiça. Nascida em Viena, depois de receber uma educação em Zurich e em um convento na Alsácia, a jovem frequentou um curso de treinamento comercial ao mesmo tempo em que recebia lições de arte dramática e de voz. Subsequentemente Maria apresentou-se em teatros de Viena e Berna. Fazendo o papel de Gretchen (Margarida) na peça “Fausto” de Goethe, participou de uma turnê com Albert Bassermann em 1950 e proporcionou ao público ótimas performances em vários países.
Sua estréia no cinema foi em Steibruch / 1942, melodrama passado em uma aldeia suíça e seu primeiro avanço como atriz cinematográfica deu-se na saga familiar austríaca Der Engel mit der Posaune / 1948, percurso histórico de uma família de fabricantes de piano em Viena, dirigido por Karl Hartl e com Paula Wessely no elenco.
Durante a próxima década, Maria fez par frequentemente com astros masculinos como Dieter Borsche e O. W. Fisher em uma série de filmes românticos lacrimejantes tais como Minutos Decisivos / Dr. Hall / 1951, Tua Para Sempre / Bis wir uns wiederseh’n / 1952, Solange Du da Bist / 1953 e obteve reconhecimento internacional com seu papel como uma enfermeira no filme antiguerra de Helmut Kautner, A Ponte da Esperança / Die letze Brücke / 1954, que recebeu um prêmio no Festival de Cannes.
Na adaptação de Robert Siodmak do drama naturalista de Gerhart Hauptmann Quando o Amor é Pecado / Die Ratten / 1955, Maria interpretou uma jovem mãe desesperada. Dois anos depois, no Festival de Veneza, ganhou um prêmio pelo seu papel-título na produção francesa Gervaise, a Flor do Lodo / Gervaise / 1956, baseado no romance clássico realista de Emile Zola, dirigida por René Clement.
Contratada pela MGM, tornou-se estrela em Hollywood juntamente com Yul Brynner no filme Os Irmãos Karamazov / The Brothers Karamazov / 1957 (DIr: Richard Brooks). Ela contracenou também com Gary Cooper em A Árvore dos Enforcados / The Hanging Tree / 1959 (Dir: Delmer Daves) e com Glenn Ford em Cimarron / Cimarron / 1960 (Dir: Anthony Man, Charles Walters).
Nos anos cinquenta Marie filmou na Grã-Bretanha, na França e na Itália e vou citar apenas os filmes mais importantes que ela fez nestes países: A Caixa Mágica / The Magic Box / 1951, interpretando a esposa do pioneiro do cinema William Freese-Greene (Robert Donat) e O Preço de uma Aventura / The Heart of the Matter / 1953, ao lado de Trevor Howard nesta adaptação do romance de Graham Greene. Na França, fez Napoleão / Napoléon / 1955 de Sacha Guitry (como a imperatriz Maria Luíza de Austria) e Uma Vida / Une Vie / 1958 de Alexandre Astruc, baseado no romance de Guy de Maupassant; A Desejada / Rose Bernd / 1957 de Wolfgang Staudte na Alemanha. Na Itália, atuou ao lado de Marcello Mastroianni e Jean Marais em Um Rosto na Noite / Le Notti Bianchi / 1957, de Luchino Visconti, versão para o cinema de um a novela de Dostoievski.
Além de seus compromissos no cinema, Maria continuou sua carreira teatral e, a partir dos anos setenta, apareceu frequentemente em séries de televisão americanas e germânicas. No cinema fez ainda, entre outros, O Dossiê de Odessa / The Odessa File / 1974; A Viagem dos Condenados / Voyage of the Damned / 1976, Superman: o Filme / Superman / 1978.
Desde o início dos anos sessenta, Maximilian Schell (1930-2014) equilibrou uma carreira dupla de sucesso como ator e diretor. Nascido em Viena, foi educado na Basileia, Suiça e estudou História da Arte em Zurich. Em 1953, apresentou -se como ator e diretor em Londres, Nova York e no Festival de Salzburg assim como em diversos teatros na Alemanha, incluindo um período com Gustaf Gründgens no Deutsches Schauspielhaus em Hamburgo, recebendo um elogio especial pelo seu “Hamlet”. O primeiro papel de Maximilian no cinema foi como um desertor no filme de Laszlo Benedk, Kinder, Mütter Und Ein General / 1954 e durante a próxima década ele frequentemente interpretava indivíduos intensos e assombrados. Maximilian ganhou reconhecimento internacional no drama da Primeira Grande Guerra de Helmut Kautner Ein Mädchen Aus Flandern / 1956 e logo em seguida como um oficial nazista ao lado de Marlon Brando e Montgomery Clift na sua primeira produção de Hollywood Os Deuses Vencidos / The Young Lions / 1958. Pelo seu desempenho como o ardente advogado de defesa dos quatro juízes nazistas em Julgamento em Nurenberg / Judgement at Nuremberg / 1961 ele ganhou o Oscar de Melhor Ator.
Sua estréia diretorial foi em O Primeiro Amor / Erste Liebe / 1970, baseado numa novela de Ivan Turgueniev, seguindo-se, O Castelo / Das Schloss / 1968, baseado no livro de Kafka (exibido no Brasil numa sessão promovida pela Cinemateca do MAM) e O Pedestre / Der Fussgänger / 1973, ambos os filmes aclamados internacionalmente. O drama criminal Aposta Fatal / Der Richter und sein Henker / 1975, baseado em um romance de Friedrich Dürrenmatt e Contos dos Bosques de Viena / Geschichten aus dem Wienerwald / 1979, baseado na peça teatral de Ödön von Horváth confirmaram a reputação de Maximilian como diretor de boas adaptações literárias.Maximilian continuou a atuar em filmes de Hollywood e outras produções internacionais, especializando-se em personagens infames ou enigmáticos como, por exemplo, em O Dossiê de Odessa / The Odessa File / 1974 no qual trabalhou também sua irmã Maria e no drama de guerra Uma Ponte Longe Demais / A Bridge Too Far / 1977. Por sua interpretação como um criminoso de guerra nazista disfarçado de homem de negócios judeu em O Homem na Caixa de Vidro (na TV) / The Man In The Glass Booth / 1975 recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Ator. Ele foi indicado novamente pelo seu papel coadjuvante como um ativista anti-Nazi no filme Julia / Julia / 1977 de Fred Zinnemann.
Após passar anos tentando persuadir uma reclusa Marlene Dietrich a participar de Marlene / 1984, seu documentário biográfico sobre a estrela, Maximilian obteve seu consentimento; porém durante todo o filme parcialmente rodado no apartamento de Marlene em Paris, ela é ouvida, mas nunca vista exceto nas tomadas de arquivo.
A filmografia de Maximilian, tal como a de sua irmã, é muito extensa, de modo que vou continuar citando apenas mais alguns filmes importantes da carreira do ator:
O Santo Relutante / The Reluctant Saint / 1962; O Condenado de Altona / Sequestrati di Altona / 1962; Topkapi / Topkapi / 1964; De Volta das Cinzas / Return from the Ashers / 1964; Chamada para um Morto / The Deadly Affair / 1967; Simon Bolivar / Simón Bolívar / 1965; Cruz de Ferro / Cross of Iron / 1977; Atentado no Alabama / Morgen in Alabama /1984, seu primeiro trabalho como ator em um filme alemão em mais de vinte anos; a minissérie Pedro, o Grande / Peter the Great / 1986, na qual interpretou o grande czar da Rússia; Stalin / Stalin / 1992, ganhando o Golden Globe por seu papel como Lenin neste telefilme; Justiça / Justiz / 1993, assumindo os traços de um funcionário público assassino ; Zwischen Rosen / 1997 como um sobrevivente de Auschwitz. Em 2002, ele voltou a dirigir, oferecendo para as telas Meine Schwester Maria, retrato terno de sua irmã idosa, em forma de documentário.