Ele foi o mais prolífico e versátil de todos os diretores dos grandes estúdios de Hollywood. George E. Marshall (1891-1975), nasceu em Chicago, Illinois. Era o artesão hollywoodiano típico e sua carreira cobriu praticamente toda a História do Cinema.
Em 1912, Marshall ingressou como figurante na Universal depois de ter sido expulso da Universidade de Chicago e trabalhado em vários empregos. Em 1916, foi assistente de direção do seriado Herança Fatal / Liberty, a Daughter of the USA e ator em The Code of the Mounted. Ainda em 1916, dirigiu westerns com os cauboís Neal Hart e Harry Carey e, em 1919-1920, dois seriados da Pathé estrelados por Ruth Roland, As Aventuras de Ruth / The Adventures of Ruth e Ruth das Montanhas / Ruth of the Rockies.
Na sua longuíssima filmografia composta por 187 filmes de vários gêneros e interpretados pelos mais variados atores e atrizes, podemos destacar: westerns com Tom Mix; comédias com Laurel e Hardy; o filme-revista Coquetel de Estrelas / Star Spangled Rhythm /1942 repleto de astros e estrela da Paramount; a comédia satírica Agarrem Essa Normalista! / Hold That Co-Ed / 1938 com John Barrymore compondo uma silhueta memorável de um político demagogo; o musical biográfico Chispa de Fogo / Incendiary Bonde / 1945 com Betty Hutton personificando Texas Guinan, a famosa artista dos palcos e da tela e gerente de bares clandestinos durante a Lei Sêca; Houdini, o Homem Miraculoso / Houdini / 1953, cinebiografia do mágico famoso com Tony Curtis no papel título; as comédias de mistério e horror de grande sucesso O Gato e o Canário / The Cat and the Canary / 1939 e O Castelo Sinistro / The Ghost Breakers / 1940 com Bob Hope e Paulette Goddard; o filme noir A Dália Azul / The Blue Dahlia / 1946; a vida da rainha dos seriados mudos Pearl White interpretada por Betty Hutton em Minha Vida e Meus Amores / The Perils of Pauline / 1947; o episódio ferroviário de A Conquista do Oeste / How the West Was Won / 1962 e, sobretudo, quatro westerns (Atire a Primeira Pedra / Destry Rides Again /1939, A Vingança dos Daltons / When the Daltons Rode / 1940, O Renegado do Forte Petticoat / The Guns of Fort Petticoat / 1957, O Irresistível Forasteiro / The Sheepman / 1958.
ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
A tumultuosa cidade de Bottleneck é dominada por Kent (Brian Donlevy) com a colaboração de Frenchie (Marlene Dietrich), a cantora do seu saloon. Mas um xerife é morto e Kent põe o velho bêbado “Wash” Dimmsdale (Charles Winninger) no cargo. Dimmsdale chama em seu socorro Tom Destry (James Stewart), cujo pai fora o terror dos fora-da-lei do Oeste. Porém, Destry não gosta de usar armas, preferindo métodos não violentos. Até que Destry se queima e, apoiado por toda a população, tendo à frente as mulheres, acaba com os bandidos. Uma bala atirada na direção de Tom atinge Frenchie, e ela morre nos braços do seu amado. Western com muita ação, música e humor, explorando o tema do domador de cidades. A interpretação retraída de James Stewart faz um contraponto perfeito para a personagem despudorada de Marlene Dietrich. A cena de Tom tentando separar a briga de Frenchie com outra mulher no saloon é antológica.
A VINGANÇA DOS DALTONS
Os irmãos Dalton, Bob (Broderick Crawford), Grat (Brian Donlevy), Ben (Stuart Erwin) e Emmett (Frank Albertson, tornam-se assaltantes depois que os representantes de uma companhia ferroviária tentaram se apossar de sua fazenda. O advogado Tod Jackson (Randolph Scott) tenta livrá-los das acusações criminais e se apaixona por Julie Lou (Kay FDrancis), mulher de Bob. Um bom western do ciclo de biografias românticas de bandidos famosos que se seguiram ao sucesso de Jesse James / Jesse James / 1939 (Dir: Henry King). Ação é o que não falta: roubos de bancos e trens, cavalgadas e muito tiroteio, notadamente no derradeiro e frustrado assalto ao banco de Coffeyville, no Kansas. O momento mais eletrizante ocorre quando os Daltons saltam de um trem em movimento em grande velocidade montados nos cavalos- uma cena muito imitada, mas jamais igualada.
O RENEGADO DO FORTE PETTICOAT
O Tenente Frank Heavitt (Audie Murphy), de origem texana, percebe que os Comanches vão se dirigir para o Texas, no momento sem proteção, porque todos os homens foram mobilizados para o exército confederado. Por heroísmo, Frank deserta e retorna à sua terra natal, onde reúne as mulheres e as crianças em uma missão abandonada e as submete a um treinamento militar intensivo, para repelir as investidas dos índios. O enredo tem originalidade (um homem sozinho organizando militarmente um grupo de mulheres) e apresenta os elementos necessários para manter a ação incessante. A cena mais movimentada é aquela em que os índios aprisionam os três bandidos e estes os levam à missão. Frank, as mulheres e as crianças se escondem no terraço. Os selvagens, não vendo ninguém, matam seus prisioneiros e vão embora. Entretanto, um menino dispara sua arma acidentalmente, os índios escutam os tiros e voltam a atacar mais agressivos do que nunca.
O IRRESISTÍVEL FORASTEIRO
Assim que chega a Powder Valley com seu rebanho de ovelhas, Jason Sweet (Glenn Ford) provoca o valentão do lugar, Jumbo McCall (Mickey Shaughnessy) e lhe dá uma surra. Depois, faz uma demonstração de sua habilidade com o revólver. Jason quer mostrar que não vai se intimidar pelos criadores de gado, que detestam a vizinhança com os ovinos. Com determinação e bom humor, o forasteiro vence todos os obstáculos, que lhe são opostos pelo mandachuva local, John Belford (Leslie Nielsen), e ainda por cima, conquista o coração de sua noiva, Dell Payton (Shirley MacLaine). Marshall sempre soube conciliar ação e comédia com muita competência (v. Atire a Primeira Pedra). O humor é espontâneo, direto e jovial. A cena da briga com o brutamontes e o ajuste de contas final no rancho de Belford são encenadas com muito discernimento de cinema. A paisagem é simplesmente bela: um céu claro com suas nuvens brancas, uma floresta com lindas árvores de folhas amareladas, o rebanho de ovelhas …