Emanuel Goldenberg (1893- 1973) nasceu em Bucareste na Romênia, filho de Morris e Sarah Goldenberg. Fugindo da opressão e segregação sofrida em sua terra natal, o casal emigrou com seus seis filhos para os Estados Unidos no início do século vinte. Eles não chegaram todos de uma vez. Primeiro vieram Morris e seus filhos mais velhos e depois, em 1903, é que chegaram Sarah e os outros filhos, entre eles, Manny, como Emanuel era chamado. Manny diria mais tarde: “Minha mãe pode me ter dado à luz na Romênia, mas eu nascí no dia em que pisei no solo americano”.
A família foi morar no Lower East Side de Nova York. Embora Manny falasse Yiddish, Romênio e Alemão e lesse Hebraico, ele não sabia uma palavra de inglês mas, como tinha facilidade para línguas, aprendeu este idioma rapidamente, livrando-se inclusive do seu sotaque, falando como se tivesse nascido na América. Manny estudou na Towsend Harris High School e depois no City College of New York City, onde descobriu seu dom para a oratória, que lhe proporcionou uma bolsa na Academy of Dramatic Arts. Abandonando seus planos de se tornar um rabino ou um advogado criminal, Manny dedicou-se inteiramente à profissão de ator e, após algumas semanas na Academia, foi aconselhado pelo diretor da escola, Franklin Sargent, a mudar seu nome para algo mais anglo-saxão. Assim surgiu o Edward G. Robinson, que todos os fãs de cinema iriam admirar.
Sua estréia profissional com o novo nome artístico deu-se em 1912, na peça em um ato “Bells of Conscience” e, depois de mais estudo e algumas frustrações na ribalta, ele recebeu um convite para atuar como coadjuvante em um filme de John S. Robertson, O Chale da Sedução / The Bright Shawl / 1923, estrelado por Richard Barthelmess e Dorothy Gish. Robinson só voltaria para a frente das câmeras em 1929 no filme O Grilhão Eterno / The Hole in the Wall, dirigido por Robert Florey só que, desta vez já como ator principal, no papel de The Fox, o líder de um grupo de ladrões, ao lado de Claudette Colbert. Nesse intervalo de seis anos ele continuou fazendo teatro (destacando-se a peça “The Goat Song”, produzida pelo Theater Guild e estrelada por Alfred Lunt e Lynn Fontanne) e se casou, em 31 de janeiro de 1927, com Gladys Lloyd, divorciada e mãe de uma filha.
Quando veio a Depressão, ficou dificil encontrar trabalho no teatro e, acolhendo a sugestão de seu amigo Joseph Schildkraut, Robinson foi com ele para Hollywood, a fim de aparecerem no filme A Última Façanha / Night Ride / 1930, produzido pela Universal e dirigido pelo mesmo John S. Robertson, que havia escalado Robinson para O Chale da Sedução. .Em A Última Façanha, Robinson faz o papel de um gângster, Tony Garotta, que sequestra um repórter (Schildkraut), para escapar da polícia. Ele morre no final e o repórter fica com a mocinha (Barbara Kent).
Robinson chamou a atenção de Hollywood e Irving Thalberg lhe ofereceu o papel principal masculino ao lado de Vilma Banky em Mulher Ideal / A Lady to Love / 1930, adaptação de uma peça de Sidney Howard, dirigida por Victor Seastrom (Sjostrom). Ele era Tony, o viticultor italiano que corteja uma jovem da cidade por correspondência e lhe envia uma foto de seu capataz em vez da sua, o que traz complicações quando ela aceita sua proposta de casamento. Este mesmo personagem seria interpretado em 1940 por Charles Laughton ao lado de Carole Lombard em Não Cobiçarás a Mulher Alheia / They Knew What they Wanted.
Em seguida, Robinson fez: na Universal: Fora da Lei / Outside the Law / 1930 (Dir: Tod Browning) como o gângster Cobra Collins (com Mary Nolan, Owen Moore) e Proibida de Amar / East is West / 1930 (Dir: Monta Bell) como Charlie Yong, chefe de uma quadrilha em Chinatown (com Lupe Velez, Lew Ayres); na First National, The Widow from Chicago / 1930 (Dir: Edward Cline) como Dominic, gângster dono de uma buate (com Alice White, Neil Hamilton) e Alma de Lodo / Little Caesar / 1931 (Dir: Mervyn LeRoy) com Douglas Fairbanks Jr., Glenda Farrell. Este último adaptado do romance de W.R. Burnett, estabeleceu, juntamente com Inimigo Público / The Public Enemy / 1931 e Scarface, A Vergonha de uma Nação / Scarface / 1932, as convenções do gênero no cinema falado e Robinson ficou identificado para sempre com o personagem central Cesare Enrico Bandello, o “Rico”, inspirado em Al Capone.
O filme foi um sucesso e a Warner logo colocou Robinson ao lado de James Cagney – que também se notabilizara no mesmo ano como um personagem de gângster em Inimigo Público -, em As Mulheres Enganam Sempre / Smart Money / 1931 (Dir: Alfred E. Green), no qual Robinson fazia o papel de Nick Venizelos, barbeiro imigrante grego de uma cidade do interior que tem muita habilidade no jôgo de poquer e vai tentar a sorte na cidade grande na companhia de seu amigo Jack (James Cagney), conseguindo se impor no submundo do jôgo ilegal; porém seu fraco por louras acaba acarretando a morte de Jack e sua prisão.
Após As Mulheres Enganam Sempre, a Warner reuniu novamente Robinson e Mervyn LeRoy em Sede de Escândalo / Five Star Final / 1931, drama sobre jornalismo, indicado para o Oscar de Melhor Filme. Robinson é Joseph W. Randall, editor de um jornal sensacionalista que, por ordem do patrão, reabre um caso de homicídio não solucionado e acaba provocando uma tragédia. Sua eficiente atuação deu grande fôrça ao personagem principalmente quando no climax do filme, atormentado, explode de raiva contra todos os diretores e colegas de redação, demitindo-se do emprego.
Nos anos seguintes Robinson fez para a Warner-First National: 1932 – Vingança de Buda / The Hatchet Man (Dir: William Wellman) como o chefe de gangue chinês Wong Low Get (com Loretta Young, Dudley Digges); Dois Segundos / Two Seconds (Dir: Mervyn LeRoy) como John Allen, o condenado que recorda sua vida segundos antes de ser eletrocutado (com Preston Foster, Vivienne Osborne); O Tubarão / Tiger Shark (Dir: Howard Hawks) como o pescador português Mike Mascarenhas que se casa por piedade com uma jovem desencaminhada e ela se apaixona pelo seu melhor amigo (com Zita Johann, Richard Arlen); Sonho Prateado / Silver Dollar (Dir: Alfred E. Green) como Yates Martin, fazendeiro do Kansas que se torna o barão da prata e ajuda a transformar Denver de campo de mineração em uma cidade pujante (Bebe Daniels, Aline MacMahon). 1933 – Precioso Ridículo / The Little Giant (Dir: Roy Del Ruth) como James Francis “Bugs” Ahearn, contrabandista de bebidas alcoólicas de Chicago que tenta se refinar e ingressar na alta sociedade da Califórnia (com Helen Vinson, Mary Astor); A Mulher Que Eu Amei / I Loved a Woman (Dir: Alfred E. Green) como John Mansfield Haydn, estudante de arte obrigado a assumir o comando da fábrica de empacotamento de carne de seu pai (com Kay Francis, Genevieve Tobin). 1934 – Sorte Negra / Dark Hazard (Dir: Alfred E. Green) como o viciado em jôgo Jim “Buck” Turner (com Genevieve Tobin, Glenda Farrell); O Homem de Duas Caras / The Man With Two Faces (Dir: Archie Mayo) com Damon Welles / Jules Chautard o ator brilhante que tenta proteger sua irmã de um marido sinistro (Mary Astor, Ricardo Cortez) e, usando um disfarce, o elimina.
O melhor desses filmes é Precioso Ridículo, comédia romântica pre-code com um enredo espirituoso e irreverente, narrado em ritmo ágil e valorizada por um elenco afinado, no qual se destaca a versatilidade do ator principal. A certa altura da trama Killer Mannion mostra um quadro de pintura moderna para seu assistente Al Daniels (Russel Hopton) e pergunta: “Você já tinha visto algo como isso?” E ele responde: “Não, desde que me livrei da cocaína”.
Quando Robinson rejeitou vários projetos do estúdio, acabou sendo suspenso, sob a alegação de que não havia histórias adequadas para ele; mas, necessitando de dinheiro, Jack Warner resolveu emprestá-lo para a Columbia, onde ele fez O Homem Que Nunca Pecou / The Whole Town’s Talking / 1935, dirigido por John Ford (com Jean Arthur). Baseado em uma história de W.R. Burnett, o filme gira em torno de uma troca de identidades entre um gângster, Killer Mannion, e um suave e pacífico escriturário (Arthur Ferguson), e Robinson soube aproveitar todas as vantagens do papel duplo. Entusiasmada pelo sucesso popular de seu contratado, (a Warner emprestou-o novamente, desta vez para Samuel Goldwyn usá-lo como Luis Chamalis, o todo poderoso dono do cassino Bella Donna, ao lado de Miriam Hopkins e Joel McCrea, em Duas Almas se Encontram / Barbary Coast / 1935, intriga contendo melodrama, aventura e romance, passada em San Francisco durante a corrida do ouro, imaginada por Ben Hecht e Charles MacArthur e conduzida por Howard Hawks.
Os filmes que Robinson fez nos anos restantes da década de trinta foram: 1936 – Balas ou Votos / Bullets or Ballots / First National (Dir: William Keighley) como detetive Johnny Blake que se infiltra em um bando criminoso (com Joan Blondell, Humphrey Bogart). 1937 – O Gigante de Londres / Thunder in the City / Produção britânica distribuída pela Columbia (Dir: Marion Gering) como Daniel “Dan” Armstrong, americano em viagem de negócios na Inglaterra que se depara com seus parentes distantes, aristocratas emprobrecidos, e os ajuda a recuperar sua fortuna, apaixonando-se pela prima (com Luli Deste, Nigel Bruce, Ralph Richardson); Talhado para Campeão / Kid Galahad / Warner (Dir: Michael Curtiz) como Nick Donati, promotor de lutas de boxe que faz de um modesto mensageiro um grande campeão no ringue (com Bette Davis, Humphrey Bogart, Wayne Morris, Jane Bryan); O Último Gangster / The Last Gangster / MGM (Dir: Edward Ludwig) como Joe Krozac, condenado que sai da prisão e fica sabendo que sua mulher se casou novamente e o novo marido dela adotou seu filho (com James Stewart, Rose Stradner). 1938 – Um Simples Assassinato / A Slight Case of Murder / Warner (Dir: Lloyd Bacon) como Remy Marco, contrabandista de bebidas que, com o fim da Lei Sêca, se torna um fabricante legítimo de cerveja e se envolve em muitas complicações (com Jane Bryan, Ruth Donnelly, Willard Parker); O Gênio do Crime / The Amazing Dr. Clitterhouse / Warner (Dir: Anatole Litvak) como Dr. Clitterhouse, o cirurgião respeitado, interessado nas sensações mentais e físicas dos criminosos nos momentos que praticam suas atividades (com Claire Trevor, Humphrey Bogart); Eu Sou a Lei! / I Am the Law / Columbia (Dir: Alexander Hall) como Professor Lindsay (com Barbara O Neil, John Beal). 1939 – Confissões de um Espião Nazista / Confessions of a Nazi Spy / Warner (Dir: Anatole Litvak) como agente do FBI Edward Renard (com Francis Lederer, George Sanders, Paul Lukas); Escravo de um Erro / Blackmail / MGM (Dir: H. C. Potter) como John R. Ingram, um homem condenado injustamente que foge da prisão e inicia uma nova vida como petroleiro, mas vem a ser vítima de uma chantagem (com Ruth Hussey, Gene Lockhart). Seus melhores filmes nesta fase foram os dirigidos por Michael Curtiz, Anatole Litvak e Lloyd Bacon.
Talhado para Campeão é um drama, narrado com a eficiência de sempre por Curtiz, passado no ambiente do boxe, mostrando a ascenção para o título de campeão dos pesos pesados de um honesto campesino (Ward Guisenberry / Kid Galahad) e seu envolvimento com alguns personagens do meio. Louise “Fluff” Phillips (Bette Davis), namorada do empresário de Ward Nick Donati (Edward G. Robinson), apaixona-se pelo jovem atleta, mas ele está enamorado de Marie (Jane Bryan), irmã de Nick. A obsessão superprotetora de Nick pela irmã faz com que ele se volte contra seu pupilo, quase ocasionando uma derrota do campeão; depois, redimindo-se, Nick é vítima de uma confrontação homicida com Turkey Morgan (Humphrey Bogart), seu rival no submundo do pugilismo.
Um Simples Assassinato, é uma farsa macabra e satírica, baseada na peça de Damon Runyon e Howard Lindsay. Quando o ex-contrabandista de bebidas resolve se tornar um cidadão “respeitável”, ele tem que enfrentar uma série de problemas. Os principais são: a presença de quatro cadáveres que seus rivais haviam posto no quarto dos fundos de sua casa, a mulher (Ruth Donnelly) que quer passar por grã-fina e o embaraçoso noivado de sua filha (Jane Bryan) com um policial (Willard Parker). Auxiliado pelos saborosos diálogos do script, por Robinson e um elenco de coadjuvantes hilariante, Bacon mantém esta tumultuosa comédia engraçada o tempo todo.
O Gênio do Crime é uma hábil mistura de drama criminal com humor negro, suspense e um final Pirandelliano, tratada com percuciência cinematográfica por Litvak, na qual um médico, Dr. Clitterhouse (Edward G. Robinson), para comprovar suas teorias científicas acaba se envolvendo com uma quadrilha de ladrões de jóias , chefiada por uma mulher, Jo Keller (Claire Trevor) e inicia uma carreira no crime com consequências surpreendentes.
Confissões de um Espião Nazista é um filme de propaganda anti-nazista em formato de semi-documentário, sob astuta supervisão de Litvak, revelando as atividades dos alemães Dr. Karl Kassell (Paul Lukas) e Franz Schlager (George Sanders) e de um germano-americano Kurt Schneider (Francis Lederer), desertor do exército americano, que oferecem seus serviços ao Terceiro Reich. Através de Schneider, os agentes do FBI, comandados por Ed Renard (Edward G. Robinson) conseguem prender todo o bando de quinta-colunistas.
Na década de 40 Robinson ampliou seu prestígio artístico, participando de várias obras-primas de grandes diretores, além de dar a sua contribuição para o esforço de guerra. Seus filmes neste período foram: 1940 – A Vida do Dr. Ehrlich / Dr. Ehrlich’s Magic Bullet / Warner (Dir: William Dieterle) como Dr. Paul Ehrlich, bacteriólogo alemão que criou um dos primeiros medicamentos para doenças infeciosas, comercializada sob a marca Salvarsan (com Ruth Gordon, Otto Kruger); Irmão Orquídea / Brother Orchid / Warner (Dir: Lloyd Bacon) como Little Joe Sarto, gângster que se refugia em um monastério e fica gostando da vida simples entre os monges (com Ann Sothern, Humphrey Bogart); Uma Mensagem de Reuter/ A Dispatch from Reuters / Warner (Dir: William Dieterle) como Baron Julius Reuter, fundador da famosa agência de notícias (com Edna Best, Eddie Albert, Albert Basserman). 1941 – O Lobo do Mar / The Sea Wolf / Warner (Dir: Michael Curtiz) como “Wolf” Larsen, o capitão brutal da escuna “Ghost”, que recolhe no mar um intelectual e dois fugitivos da justiça (com Alexander Knox, John Garfield, Ida Lupino);
Aquela Mulher! / Manpower / Warner (Dir: Raoul Walsh) como Hank “Gimpy” McHenry, um dos dois eletricistas que disputam a mesma mulher (ela é Marlene Dietrich e o outro, George Raft); A Suprema Cartada / Unholy Partners / MGM (Dir: Mervyn LeRoy) como Bruce Corey, repórter que volta da guerra e funda um jornal financiado por um gângster (com Laraine Day, Edward Arnold, Marsha Hunt). 1942 – Vale a Pena Roubar? / Larceny, Inc. / Warner (Dir: Lloyd Bacon) como J. Chalmers “Pressure” Maxwell, ex-presidiário que abre uma loja de malas ao lado de um banco, para cavar um túnel e chegar ao cofre; a loja prospera e ele descobre que a vida honesta até que não é má (com Jane Wyman, Broderick Crawford, Jack Carson); Seis Destinos / Tales of Manhattan / 20thCentury-Fox (Dir: Julien Duvivier) como Avery “Larry” Browne, mendigo alcoólatra convidado para uma reunião de ex-alunos (com George Sanders, James Gleason). 1943 – Destroyer / Destroyer / Columbia (Dir: William A. Seiter) como Steve Boleslavski, soldador de estaleiro naval de meia idade que se alista para servir no navio que ele ajudou a construir e se distingue em ação (com Glenn Ford, Marguerite Chapman); Mistérios da Vida / Flesh and Fantasy / Universal (Dir: Julien Duvivier) como Marshall Tyler, advogado que, segundo um quiromante previu, vai matar alguém (com Thomas Mitchell, Anna Lee, C. Aubrey Smith).
1944 – Tampico / Tampico / 20thCentury-Fox (Dir: Lothar Mendes) como Bart Manson, capitão de um navio petroleiro que se casa com a sobrevivente de um navio afundado pelos alemães, suspeita de ser uma espiã (com Lynn Bari, Victor McLaglen). Mister Winkle Vai para a Guerra / Mr. Winkle Goes to War /Columbia) como Mr. Winkle, bancário de meia idade que se alista para lutar na Segunda Guerra Mundial; (com Ruth Warrick, Ted Donaldson, Hugh Beaumont); Pacto de Sangue / Double Indemnity/ Paramount (Dir: Billy Wilder) como Barton Keye, o astuto investigador da companhia de seguros (com Barbara Stanwyck, Fred MacMurray); Um Retrato de Mulher / The Woman in the Window / RKO (Dir: Fritz Lang) como Richard Wenley, professor de criminologia que se envolve em um crime estimulado por uma mulher fatal (com Joan Bennett, Raymond Massey, Dan Duryea). 1945 – O Roseiral da Vida / Our Vines Have Tender Grapes / MGM (Dir: Roy Rowland) como o fazendeiro noruegês imigrante Martinius Jacobson, patriarca que cuida de sua família no Wisconsin durante a Segunda Guerra Mundial (com Margaret O’Brien, James Craig); Almas Perversas / Scarlet Street / Universal (Dir: Fritz Lang) como Christopher Cross, homem casado com uma mulher rabugenta e pintor nas horas vagas que, explorado por uma bela mulher que conheceu na rua, defendendo-a de um rufião, dá um desfalque na firma onde trabalha (Joan Bennett, Dan Duryea). Jornada Heróica / Journey Together / Filme britânico (Dir: John Boulting) como Dean McWilliams, o instrutor de vôo civil (com Richard Attenborough, Bessie Love; O Estranho / The Stranger / RKO (Dir: Orson Welles) como Mr. Wilson, investigador da Comissão de Crimes de Guerra que persegue um nazista foragido em Connecticut, EUA (com Loretta Young, Orson Welles). 1947 – A Casa Vermelha / The Red House / United Artists. (Dir: Delmer Daves) como Peter Morgan, velho aleijado que faz de tudo para impedir que sua filha adotiva descubra um terrível segredo (com Lon McCallister, Allene Roberts, Judith Anderson). 1948 – Resgate de uma Consciência / All My Sons / Universal (Dir: Irving Reis) como Joe Keller, empresário que vendeu peças para construção de aviões danificadas, causando várias mortes durante a Segunda Guerra Mundial (com Burt Lancaster, Mady Christians); Paixões em Fúria / Key Largo / Warner (Dir: John Huston) como Johnny Rocco, gângster sádico que, durante uma tempestade, mantém um grupo de pessoas aprisionadas em um hotel na Florida, de onde pretende fugir para Cuba (com Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Lionel Barrymore, Thomas Gomez, Claire Trevor; A Noite Tem Mil Olhos / Night Has a Thousand Eyes / Paramount (Dir: John Farrow) como o vidente John Triton que prevê a sua própria morte (com Gail Russell, John Lund, Virginia Bruce, John Lund). 1949 – Sangue do meu Sangue / House of Strangers / 20thCentury-Fox (Dir: Joseph L. Mankiewicz) como o banqueiro usurário Gino Monetti (com Susan Hayward, Richard Conte, Luther Adler); Mademoiselle Fifi / It’s a Great Feeling / Warner (Dir: David Butler) como ele mesmo em um cameo (com Doris Day, Jack Carson, Dennis Morgan).
Seus melhores filmes nesta fase foram os dirigidos por Michael Curtiz, Fritz Lang, Orson Welles e John Huston.
O Lobo do Mar é uma adaptação com alterações do romance de Jack London, combinando aventura e melodrama psicológico com uma reflexão sobre o perigo do fascismo no mundo de 1940. O filme foi beneficiado por um excelente elenco (além de Robinson, Garfield, Lupino e Knox, dispôs de dois excelente coadjuvantes, Barry Fitzgerald e Gene Lockhart), fotografia esplêndida de Sol Polito recriando a atmosfera nebulosa e fantasmagórica e uma partitura de Erich Wolfgang Korngold que ajuda a manter o clima de tensão constante. Robinson dá vida à complexa personalidade de Wolf Larsen, o capitão tirânico e cruel do navio misterioso.
Pacto de Sangue é um influente modelo de filme noir com todos os ingredientes típicos: o sujeito de caráter fraco (Fred MacMurray) arrastado para o crime por uma mulher ambiciosa e calculista (Barbara Stanwyck); a narração na primeira pessoa; a iluminação contrastada, o investigador persistente e perspicaz . Baseado no romance de James M. Cain, o roteiro manteve o clima e os detalhes da intriga e absorveu os toques pessoais de seus autores, Billy Wilder e Raymond Chandler. Bastante inspirado, o fotógrafo John F. Seitz elaborou formidáveis contrastes de preto e branco. Outra colaboração importante foi a do compositor Miklos Rozsa, cuja música essencialmente trágica se adaptou ao cinema noir, contribuindo para reforçar os efeitos dramáticos do filme. O desempenho de Edward G. Robinson deu uma dimensão imprevista ao personagem do investigador de sinistros.
Em Retrato de Mulher, Fritz Lang acompanha a aventura infernal do pacato professor que passa a agir como um criminoso, mantendo o espectador na mesma angústia e tensão do protagonista e em Almas Perversas o mesmo diretor retoma o tema da criminalidade latente em um cidadão aparentemente respeitável e pacífico, obetno um resultado artístico idêntico. Em ambos os filmes constata-se a presença dos requisitos necessários para a configuração de um filme noir, inclusive o uso da fotografia expressionista, com toda a força, pelo experiente Milton Krasner. E Robinson compõe os dois tipos semelhantes com o seu inegável domínio da arte de representar.
O Estranho é um thriller de mistério e suspense com motivos políticos, valorizado pela imaginação sempre fértil do cineasta sob o ponto de vista cinematográfico como, por exemplo, o final no campanário, quando o nazista é transpassado pela espada de uma das figuras do relógio. Outro atributo positivo da realização é a fotografia expressionista de Russell Metty, que reforça o clima de horror crescente do filme. Robinson tem um papel pequeno em comparação com Welles e L. Young, mas sua presença se impõe em todas as cenas nas quais aparece.
Paixões em Fúria é uma adaptação modernizada da peça de Maxwell Anderson, com maior força dramática e um clima de angústia que permanece em um ambiente úmido e sufocante durante todo o transcorrer da narrativa, graças à direção competente de Huston que se serviu muito bem dos magníficos enquadramentos proporcionados por Karl Freund, da música de Max Steiner e principalmente dos atores. Robinson encontrou em Johnny Rocco um papel à altura de seu imenso talento, mas foi Claire Trevor que arrebatou um Oscar pela sua cena antológica na qual é obrigada pelo gângster a cantar, para poder obter um drinque.
Após passar por momentos difíceis, incomodado pela HUAC (House Un-American Activities Committee), Robinson teve dificuldade de arranjar trabalho. Ele fez um filme na Inglaterrra, e depois interveio em filmes de orçamento barato ou funcionou apenas como coadjuvante: 1950 – Minha Filha / My Daughter Joy / Columbia (Dir: Gregory Ratoff) como George Constantin, um magnata às voltas com problemas familiares (com Nora Swinburne, Peggy Cummins, Richard Greene). 1952 – Bastidores e Pecadores / Actors and Sin / United Artists (Dir: Ben Hecht-Lee Garmes) como Maurice Tillayou, ator decadente da Broadway cuja filha tem mais talento do que ele (com Marsha Hunt, Dan O’ Herlihy). 1953 – O Segredo de um Amante / Vice Squad / United Artists (Arnold Laven) como Capitão Barnie Barnaby, o chefe dos detetives que investiga a morte de policiais (com Paulette Goddard, K.T. Stevens); Big Leaguer / MGM (Dir: Robert Aldrich) como o treinador de basebol Hans Lobert (com Vera Ellen, Jeff Richards); O Crime da Semana / The Glass Web / Universal (Dir: Jack Arnold) como Henry Hayes, diretor de pesquisas de um programa de TV que desmascara o assassino de uma atriz chantagista (com John Forsythe, Marcia Henderson).
1954 – Terça-Feira Trágica / Black Tuesday / United Artists (Dir: Hugo Fregonese) como Vincent Canelli, assassino condenado à morte que foge da prisão na noite de sua execução, levando cinco reféns, inclusive um padre (com Peter Graves, Jean Parker). 1955 – Um Pecado em Cada Alma / The Violent Men / Columbia (Dir: Rudolph Mate) como Lew Wilkison, fazendeiro aleijado, cuja mulher mantém uma ligação adúltera com o cunhado, que pretende se tornar dono de todo o vale, mas encontra resistência por parte de um jovem veterano da Guerra Civil (com Glenn Ford, Barbara Stanwyck, Brian Keith). Ratos Humanos / Tight Spot / Columbia (Dir: Phil Karlson) como Lloyd Hallett, promotor público que tenta convencer uma modelo condenada à prisão, a testemunhar contra um gângster (com Ginger Rogers, Brian Keith); Cada Bala Uma Vida / A Bullet for Joe / United Artists) como Inspetor Raoul Leduc, que investiga as atividades de agentes comunistas no Canadá (com George Raft, Audrey Totter); Trágica Fatalidade / Illegal / Warner Bros (Dir: Lewis Allen) como Victor Scott, promotor público que se torna um advogado criminal, para defender sua antiga assistente de um crime de homicídio (com Nina Foch, Hugh Marlowe, Jayne Mansfield). 1956 – Horas Sombrias / Hell on Frisco Bay / Warner Bros (Dir: Frank Tuttle) como Victor Amato, o gângster que domina o sindicato do crime no porto de San Francisco (com Alan Ladd, Joanne Dru); Pesadelo / Nightmare / United Artists (Dir: Maxwell Shane) como Rene Bressard, o policial que desvenda um caso estranho ocorrido com seu cunhado (com Kevin McCarthy, Connie Russell); Os Dez Mandamentos / The Ten Commandments / Paramount (Dir: Cecil B. DeMille) como Dathan, supervisor dos escravos (com Charlton Heston, Yul Brynner). 1959 – Os Viúvos Também Sonham / A Hole in the Head / United Artists (Dir: Frank Capra) como Mario Manetta, negociante bem sucedido que ajuda financeiramente seu irmão, dono de um hotel decante em Miami, impondo algumas condições (com Frank Sinatra, Eleanor Parker).
Nos anos finais de sua carreira, Robinson continuou na mesma situação, atuando em produções modestas ou em segundo plano: 1960 – Sete Ladrões / Seven Thieves / 20thCentury-Fox (Dir: Henry Hathaway) como Theo Wilkins, o gângster que planeja roubar o casino de Monte Carlo (com Rod Steiger, Joan Collins, Eli Wallach); Pepe / Pepe / Columbia (Dir: George Sidney) como ele mesmo (com Cantinflas). 1962 – Minha Doce Gueixa / My Geisha / Paramount (Dir: Jack Cardiff) como o produtor de cinema Sam Lewis (com Shirley MacLaine, Yves Montand, Robert Cummings); A Cidade dos Desiludidos / Two Weeks in Another Town / MGM (Dir: Vincente Minnelli) como o diretor de cinema Maurice Kruger (com Kirk Douglas, Cyd Charisse, Claire Trevor). 1963 – Criminosos Não Merecem Prêmio / The Prize / MGM (Dir: Mark Robson) como Dr. Max Stratman o físico germano-americano laureado com o prêmio Nobel e seu sósia (com Paul Newman, Elke Sommer, Diane Baker). 1964 – Um Amor de Vizinho / Good Neighbour Sam / Columbia (Dir: David Swift) como o empresário Simon Nurdlinger (com Jack Lemmon, Romy Schneider); Robin Hood de Chicago / Robin and the Seven Hoods / Warner Bros. (Dir: Gordon Douglas) como o gângster Big Jim Stevens (com Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr, Bing Crosby); Quatro Confissões / The Outrage / MGM (Dir: Martin Ritt) como Con Man, uma das quatro testemunhas da morte de um bandido (com Paul Newman, Laurence Harvey, Claire Bloom); Crepúsculo de uma Raça / Cheyenne Autumn / Warner Bros. (Dir: John Ford) como o Secretário do Interior Carl Schurz (com Richard Widmark, Carroll Baker, James Stewart, Arthur Kennedy). 1965 – Sózinho Contra a África / A Boy Ten Feet Tall / Paramount (Dir: Alexander MacKendrick) como o contrabandista de diamantes Cocky Wainwright, que dá lições de vida a um menino (com Steve McQueen, Ann Margret, Karl Malden; A Mesa do Diabo / The Cincinatti Kid (Dir: Norman Jewison) como o jogador de pôquer Lancey Howard (com Steve McQueen, Ann-Margret). 1968 – A Mulher de Pequim / La Blonde de Pékin / Paramount (Dir: Nicholas Gessner) como Douglas, o chefe da C.I.A. (com Mireille Darc, Claudio Brook); Cinco Milhões de Erros / The Biggest Bundle of Them All / MGM (Dir: Ken Annakin) como Professor Samuels (com Robert Wagner, Raquel Welch, Vittorio de Sica; A Qualquer Preço / Ad Ogni Costo / Paramount (Dir: Giuliano Montaldo) como professor aposentado James Anders que planeja um roubo no Brasil (com Janet Leigh, Robert Hoffman. Adolfo Celi, Klaus Kinski); Uno Sacco Tutto Matto / Robert Riz) como chefe de uma quadrilha de ladrões de banco (com Terry Thomas); Operação São Pedro / Operation St. Peter / Paramount (Dir: Lucio Fulci) como o criminoso americano Joe Ventura (com Lando Buzanca); Como Roubar Milhões sem Fazer Força / Never a Dull Moment / Buena Vista (Dir: Jerry Paris) como o gângster Leo Joseph Smooth (com Dick Van Dyke, Dorothy Provine). 1969 – O Ouro de MacKenna / MacKenna’s Gold / Columbia (Dir: J. Lee Thompson) como o Velho Adams (com Gregory Peck, Omar Shariff, Telly Savalas). 1970 – Canção do Sol da Meia-Noite / Song of Norway / Cinerama (Dir: Andrew L. Stone) como o vendedor de pianos Krogstad (com Toralv Maurstad, Robert Morley). 1973 – No Mundo de 2020 / Soylent Green / MGM (Dir: Richard Fleischer) como o detetive Sol Roth (com Charlton Heston, Chuck Connors, Joseph Cotten).
Durante esse tempo, Robinson divorciou-se de Gladys, que exigiu metade do valor de sua famosa coleção de obras de arte e ele teve que vender para o grego Stavros Niarchos 58 dos 72 quadros de grandes pintores, para atender tal exigência; casou-se com Jane Robinson; atuou no teatro, no rádio e na televisão (onde esteve reespectivamente desde 1911, 1933 e 1953; escreveu (com Leonard Spigelglass) sua autobiografia, “All My Yesterdays”; foi contemplado com o Screen Actors Guild Life Achievement Award e com um Oscar Honorário da Academia que não pôde receber pessoalmente, porque faleceu dois meses antes da cerimônia, vítimado pelo cancer, aos 79 anos de idade.