Arquivo mensais:outubro 2019

COWBOYS DO WESTERN B

Este post é uma homenagem a todos os fãs do “cinema americano por excelência”, representados por Darci Fonseca e seu Westerncinemania, pelos componentes do Clube Amigos do Western de São Paulo, por Paulo Tardin e seu Fã Clube Cine-TV Nostalgia, e por outros incansáveis divulgadores do cinema antigo como Paulo Telles e Antonio Nahud Junior. Serve também como um complemento do meu livro “Publique-se a Lenda: A História do Western” (Editora Rocco, 2004) e como lembrança dos saudosos Antonio Cardoso, João Lepiane e Gil Araujo, que puderam ver os westerns B nos cinemas no auge de sua popularidade.

Durante os anos 30 e 40, houve um aumento espantoso de westerns B, que eram produzidos em grupos de seis ou mais filmes e comercializados de acordo com o aluguel por pacote, isto é, os exibidores alugavam não somente um filme de  determinado cowboy, mas todos os seus filmes produzidos em uma temporada.

A partir de 1930, tornou-se uma prática comum identificar um ator com um personagem e construir uma série em torno dele. Assim, William Boyd começou aparecendo como Hopalong Cassidy em 1935 e nunca mais interpretou outro papel. Semelhantemente a série de Charles Starrett como Durango Kid, iniciada em 1945, continuou com seis ou mais filmes por ano até 1952 e houve ainda outros atores identificados com seus personagens como, para dar mais um exemplo, Bill Elliott e depois Allan Lane e Jim Bannon como Red Ryder.

De 1936 em diante, o Motion Picture Herald relacionava os atores de westerns B separadamente nas suas listas anuais de Campeões de Bilheteria, nas quais os exibidores apontavam os cowboys cujos filmes proporcionavam as maiores arrecadações: Buck Jones encabeçava a primeira lista, mas de 1937 em diante foi Gene Autry que a liderou em todos os anos, até ser sucedido por Roy Rogers em 1943.

Algumas vezes dois ou três cowboys eram reunidos em uma série como, por exemplo, Os Três Mosqueteiros ou Os Três Sertanejos / The Three Mesquiteers (Bob Livingston, Ray Corrigan, Max Terhune), The Rough Riders (Buck Jones, Tim McCoy, Raymond Hatton), Defensores indomáveis ou The Trail Blazers (Ken Maynard, Hoot Gibson, Bob Steele), Os Três Valentes ou Os Três Destemidos / The Range Busters (Ray Corrigan, John “Dusty” King, Max Terhune), The Border Rangers (Johnny MacBrown, Tex Ritter, Fuzzy Knight), The Frontier Marshals (Bill Boyd, Art Davis, Lee Powell) etc.

Desde 1920, as fórmulas do western B já estavam codificadas. As intrigas geralmente adotavam um destes três esquemas: a reabilitação do nome do herói, o resgate da mocinhas em perigo ou a vingança de um pai ou irmão assassinado. Estes enredos simples, que podiam ser combinados entre si, eram apenas um pretexto para dar continuidade às sequências de perseguição.

Curiosamente, não havia muito tiroteio com mortes, porque os filmes eram feitos para um público infanto-juvenil. E também por uma questão de consciência cinematográfica: uma tomada na qual o herói pula do seu cavalo para uma diligência desgovernada ou um vilão fugitivo é muito mais excitante visualmente do que uma mera troca de tiros. O cavalo fazia parte da vida do cowboy. Os fãs adoravam Tony, Silver ou Trigger com a mesma intensidade que adoravam Tom Mix, Buck Jones ou Roy Rogers.

A diferença entre um bom western de programa duplo e um ruim não estava tanto na qualidade de sua história – as tramas eram quase sempre as mesmas – mas sim no cuidado e veemência com as quais as cenas arriscadas de ação eram filmadas. Estas, nos primeiros westerns falados, eram quase sempre filmadas sem som e na velocidade dos filmes mudos, para que tivessem um aspecto acelerado, quando entremeadas com as sequências de diálogo. A grande deficiência dos primeiros westerns B sonoros era a ausência de uma trilha musical, já que os temas musicais agitados eram absolutamente essenciais ao gênero. Enquanto as grandes companhias possuíam os próprios cenários e ruas construídos nos seus palcos de filmagem, as independentes que não possuíam estúdios tinham de alugar estes cenários e ruas ou filmar em locações onde existissem restos do velho oeste.

As características básicas do western B eram a ação e a simplicidade. Eles continham uma série contínua de persequições, resgates, tiroteios e brigas para agradar ao seu público não sofisticado. Seus valores morais eram os da sociedade judaico-cristã e, no conflito ente o Bem e o Mal, o Bem era apresentado como sendo o certo. Aqueles que lutavam do lado do Bem eram honestos, leais, simpatizantes dos oprimidos e respeitvam a lei justa. Os que estavam do lado do Mal, eram traiçoeiros, cruéis, e desprezavam as vítimas da injustiça social. Ficava sempre implícito, sem sutileza, que a justiça e a moralidade eram merecedoras de grande risco e aqueles que lutassem para atingir um fim digno seriam honrados e respeitados.

Outro segmento importante do público dos westerns B era os quase dois terços que consistiam em adultos com uma origem rural. Este grupo também era gratificado pelos temas, personagens e formato geral do western. O público rural, na época em que os westerns B eram mais populares, frequentemente se ressentia da superioridade urbana. Quando o herói do western, com sua forte sugestão de origens rurais, derrotava os vilões, que quase sempre tinham origem “citadina”, o público rural manifestava seu sentimento de orgulho, identificando-se com a causa da “justiça”.

A produção dos westerns de série começou a diminuir entre 1951 e 1952 e, em 1955, eles desapareceram para sempre. Foram substituídos por westerns de George Montgomery, Rory Calhoun, William Elliott, Sterling Hayden, John Payne além dos dos três “grandes”, Randolph Scott, Joel McCrea e Audie Murphy. Esses westerns, de orçamento médio, eram chamados de co-features, porque tinham o mesmo status de um filme A.

Quando o programa duplo desapareceu, o western B transferiu-se para a televisão. Esta primeiramente absorveu os filmes e os programas de rádio (que tinham também aderido ao western). Assim, os primeiros cowboys na TV foram Hopalong Cassidy, Gene Autry, Roy Rogers e o Lone Ranger; depois surgiram novos personagens, já criados especificamente para a tela pequena em seriados como Cheyenne, Gunsmoke, Maverick etc.

Bob Allen

ALLEN, BOB (1906-1998). Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Irvine Theodore Baehr. Allen começou sua carreira na tela, com o nome de Robert Allen, como coadjuvante em filmes classe A (v. g.  Crime e Castigo / Crime and Punishment / 1935; Mulher Sem Alma / Craig’s Wife / 1936; Cupido é Moleque Teimoso / The Awful Truth / 1937). Em 1935, esteve em primeiro plano ao lado de Grace Moore e Leo Carrillo em Ama-se Sempre / Love Me Forever. No mesmo ano, participou de três westerns de Tim McCoy na Columbia – A Lei do Terror / Law Beyond the Range, Vingança de Sangue / The Revenge Rider e Sangue na Neve / Fighting Shadows. Em 1936, estrelou aSérie Bob Allen Rangers, produzida por Larry Darmour para a Columbia: O Agente Desconhecido / The Unknown Ranger; A Terra Inimiga / Rio Grande Ranger; O Disfarce da Quadrilha / Ranger Courage; O Terror da Vila / Law of the Ranger; O Guarda Destemido / Reckless Ranger; Astúcia de Cavaleiro / The Rangers Step In.

Rex Allen

ALLEN, REX (1920-1999). Nasceu em Willcox, Arizona. Nome verdadeiro: Rex Elvie Allen. Nome do seu cavalo: Koko, “The Miracle Horse of the Movies”. Foi o último cowboy-cantor, apelidado de “The Arizona Cowboy”, por causa do título do primeiro dos 19 filmes que fez na Republic. 1950 – O Cowboy do Arizona / The Arizona Cowboy; Caminho na Montanha / Hills of Oklahoma; Emboscada na Floresta / Redwood Forest Trail; A Conquista do Ouro / Under Mexicali Stars. 1951 – O Veio Misterioso / Silver City Bonanza; Ardil de Jogador  / Thunder in God’s Country; O Rei do Rodeio / Rodeo King & the Senorita; Bandeirantes do Oeste / Utah Wagon Train. 1952 – Cavaleiro do Colorado / Colorado Sundown; O Último Mosqueteiro / The Last Musketeeer; Raposa da Fronteira / Border Saddlemates; Golpe Traiçoeiro / Old Oklahoma Plains; Emboscada Sangrenta / South Pacific Trail. 1953 – Flecha Ligeira / Old Overland Trail; Caminhos do Terror / Iron Mountain Trail; O Salto da Morte / Down Laredo Way; O Vale do Medo / Shadows of Tombstone; Ligeiro no Gatilho / Red River Shore. 1954 – O Fantasma dos Prados / Phantom Stallion.

Gene Austin

AUSTIN, GENE (1900-1972). Nasceu em Gainsville, Texas. Nome verdadeiro: Lemeul Eugene Lucas. Cantor e compositor, conhecido no rádio como “The Voice of Southland”, fez apenas um western, Songs and Saddles / 1938, dirigido por Harry Fraser para a Colony Pictures.

Gene Autry

AUTRY, GENE (1907-1998). Nasceu em Tioga. Texas. Nome verdadeiro: Orvon Grover Autry. Nome do seu cavalo: Champion, Champion Jr. Iniciou sua carreira artística como cantor de música foclórica no rádio e se tornou famoso ao gravar um disco “That Silver Haired Daddy of Me”. O produtor Nat Levine levou-o para a Mascot, colocando-o no longa-metragem Santa Fé / In Old Santa Fe e em um seriado, A Montanha Misteriosa / Mystery Mountain, ambos de 1934, e estrelados por Ken Maynard. No ano seguinte, Autry foi o ator principal em outro seriado, O Império dos Fantasmas / The Phantom Empire, com enredo bem estranho misturando um cowboy-cantor com ficção científica. Satisfeito com a atuação do jovem cantor, Levine promoveu-o a astro e com Boiadeiro Trovador / Tumbling Tumbleweeds / 1935, Autry inaugurou a série de 58 westerns na recém-fundada Republic, tendo como companheiro Smiley Burnette, seu antigo colega no programa radiofônico National Barn Dance. De 1937 até se alistar na Fôrça Aérea em 1942, os exibidores elegeram Autry “Campeão de Popularidade no Filme de Faroeste”. Ao voltar da guerra, Autry verificou que a Republic o substituira por Roy Rogers e, em 1946, fundou sua própria companhia, Gene Autry Productions, cujos 32 filmes foram distribuídos pela Columbia. Filmes na Republic: 1935 – Boiadeiro Trovador / Tumbling Tumbleweeds; Melodia Sertaneja / Melody Trail; Os Trovadores / The Sagesbrush Troubador; Cantor dos Prados / The Singing Vagabond. 1936 – O Vale do Paraíso / Red River Valley; Montanha Tentadora / Comin’ Round the Mountain; O Cowboy Cantor / The Singing Cowboy; Violões e Pistolões / Guns and Guitars; O Seresteiro / Oh, Susannah; Os Invencíveis / Ride, Ranger Ride; Astro por Aclamação / The Big Show; No Velho Rancho / The Old Corral. 1937 – Cowboy na África / Round Up Time in Texas; Dinheiro a Jorro / Git Along Little Dogies; Ritmo Serrano / Rootin’ Tootin’ Rhythm; O Canário da Serra / Yodelin’ Kid from Pine Ridge; O Rei dos Cowboys / Public Cowboy #1; Centauros Modernos / Boots and Saddles; Artistas em Folia/ Manhattan Merry Go Round; Springtime in the Rockies. 1938 – The Old Barn Dance; Gold Mine in the Sky; Man From Music Mountain; Prarie Moon; Rhythm of the Saddle; Western Jamboree. 1939 – Home on the Prairie; Mexicali Rose; Blue Montana Skies; Mountain Rhythm; Colorado Sunset; Na Zona do Perigo / In Old Monterey; Rovin’ Tumbleweeds; South of the Border. 1940 – Rancho Grande; Chutando Alto / Shooting High; Gaucho Serenade; Carolina Moon; Ride Tenderfoot Ride; ValentiaAdquirida ou Rancho Melodia / Melody Ranch. 1941 – Ridin’ on a Rainbow; Back in the Saddle; The Singing Hill; Sunset in Wyoming; Under Fiesta Stars; Serenata Mexicana / Down Mexico Way; Sierra Sue. 1942 – Cowboy Serenade; Heart of the Rio Grande; Home in Wyomin’; Stardust on the Sage; O Túnel Fatal / Call of the Canyon; Chamas de Vingança / Bells of Capistrano. 1946 – Um Cowboy em Hollywood / Sioux City Sue. 1947- A Corrida do Diabo / Trail to San Antone; Conflito na Fronteira / Twilight on the Rio Grande; Desmascarando Criminosos / Saddle Pals; Robin Hood no Texas / Robin Hood of Texas. Filmes na Gene Autry Productions / Columbia: O Último Rodeio / The Last Roundup. 1948 – Almas Indomáveis / The Strawberry Roan. 1949 – O Revólver de Prata / Loaded Pistols; Aconteceu na Fronteira / The Big Sombrero; Alma Intrépida / Riders of the Whistling Pines; Cidade Fantasma / Rim of the Canyon; O Vaqueiro e os Peles Vermelhas / The Cowboy and the Indians; Cavaleiros do Céu / Riders in the Sky. 1950 – Sons of New Mexico; Mule Train; Cowtown; Beyond the Purple Hills; Indian Territory; The Blazing Hills. 1951 – Gene Autry and the Mounties; Texas Never Cry; Whirlwind; Silver Canyon; Hills of Utah; Valley of Fire. 1952 – The Old West; Night Stage to Galveston; Apache Country; Barbed Wire; Wagon Team; Blue Canadian Skies. 1953 – Winning of the West; On Top of Old Smokey; Goldtown Ghost Riders; Pack Train; Saginaw Trail; Last of the Pony Riders Obs. Ver mais informações sobre Gene Autry no meu post de  23 de novembro de 2012).

Bob Baker

BAKER, BOB (1910-1975). Nasceu em Forest City, Iwoa. Nome verdadeiro: Stanley Leland Weed. Nome de seu cavalo: Apache. Ator e cantor de rádio, foi contratado pela Universal: 1937 – Coragem Cativante / Courage of the West; O Cavaleiro Cantor / The Singing Outlaw. 1938 – 0 Bandido Confiante / The Black Bandit; Vingança Tentadora / Ghost Town Riders; Tiros Traiçoeiros / Guilty Trails; A Última Desforra / The Last Stand; Lobos da Fronteira / Border Wolves; O Correio do Oeste /The Outlaw Express; Justiça dos Prados / Prairie Justice; Prisioneiro Voluntário / Western Trails. 1939 – Xerife Trovador / Honor of the West; Mala Postal Fantasma / The Phantom Stage. Em 1939-1940, ainda na Universal, fez 6 filmes com Johnny Mack Brown e Fuzzy Knight: 1939 – Fronteira Sinistra / Oklahoma Frontier; A Trilha do Terror / Desperate Trails; O Audacioso / Chip of the Flying U. 1940 – Cidade Maldita / West of Carson City; Cavaleiros Vingadores / Riders of Pasco Basin; O Vilão da Aldeia / Bad Man From Red Butte. A partir de 1941, Baker fez apenas pequenos papéis papéis em westerns de Tim Holt (Vingador da Fronteira / Along the Rio Grande / 1941); Buck Jones / TimMc Coy na série Rough Riders (O Vaqueiro do Arizona / Arizona Bound / 1941); Abott e Costello (Cavaleiros da Galhofa / Ride’ em Cowboy / 1942); Hoot Gibson / Ken Maynard na série Trail Blazers  (O Mistério do Desfiladeiro / Wild Horse Stampede / 1943; Tex Ritter (Vingança Vencedora / Oklahoma Raiders / 1944); William Boyd (Bandoleiro Misterioso / Mystery Man / 1944); e no seriado Diligência Misteriosa / Overland Mail, estrelado por Lon Chaney Jr.

Smith Ballew

BALLEW, SMITH (1902-1984). Nasceu em Palestine, Texas.  Nome verdadeiro:  Sykes Ballew. Um dos primeiros cowboys-cantores do cinema. Cantor de rádio e líder de uma orquestra  de jazz, estreou no cinema em números musicais do filme Balneário de Luxo / Palm Springs / 19 (Paramount), estrelado por Frances Langford, foi o galã de Ann Dvorak em Rainha do Turf / 1937 (RKO-Radio), e depois foi contratado por Sol Lesser, para estrelar alguns westerns da 20thCentury-Fox: 1937 – Roll Along Cowboy; Lutando pelo Ouro / Western Gold. 1938 – Policial entre Bandidos / Panamint’s Bad Man; Combatendo Criminosos / Hawaiian Buckaroo; Trovador do Oeste / Rawhide. Nos anos seguintes, ele dez poucas e breves aparições em filmes baratos, encerrando sua carreira como um capitão do exército da União (sem ser creditado) em A Glória de um Covarde / The Red Badge of Courage / 1951.

Jim Bannon

BANNON, JIM (1911-1984). Nasceu em Kansas City, Missouri, Nome verdadeiro: James Shorttel Bannon. Distinguiu-se primeiramente na tela como o Detetive Jack Packard nos 3 filmes da serie da Columbia baseada no programa radiofônico I Love a Mystery: Mistério do Oriente / I Love a Mystery / 1945; A Máscara Diabólica / Devil’s Mask / 1946 e The Unknown / 1946.  Foi visto também em filmes noires  importantes (v. g. Moeda Falsa / T-Men /  1947; Dama , Valete e ReiJohnny O’Clock / 1947). Transferindo-se para a Republic, atuou comostuntman antes de obter o papel principal no seriado da Republic, Perigos da Real Polícia Montada / Dangers of the Canadian Mounted / 1948 como o Capitão Christopher Royal. Bannon foi um dos quatro atores que retrataram o personagem Red Ryder. A vez dele ocorreu em 4 westerns da Eagle Lion: 1949 – Ride, Ryder, Ride!;Roll Thunder Roll!; The Fighting Redhead; Cowboy and the Prizefigther.

Don “Red” Barry

BARRY, DON “RED” (1912-1980). Nasceu em Houston, Texas, Nome verdadeiro: Donald Barry de Acosta. Nome de seu cavalo: Cyclone. Em 1939, iniciou sua carreira no western na Republic, onde apareceu no filme de Roy Rogers Dias de Jesse James / Day of Jesse James e em O Bandoleiro Inocente / Wyoming Outlaw da série The Three Mesquiteeers. Em 1940, distinguiu-se no seriado Aventuras de Red Ryder / The Adventures of Red Ryder, interpretando o popular herói dos quadrinhos, ganhando o apelido de “Red” que ele usaria pelo restante de sua trajetória fílmica. Seguiram-se 29 westerns para a Republic: 1940 – One Man’s Law; The Tulsa Kid; Frontier Vengeance; Texas Terrors; Bandoleiros do Vale dos Fantasmas / Ghost Valley Raiders.  1941 – Wyoming Wildcat; O Vaqueiro Mascarado / The Phantom Cowboy; Two Gun Sherriff; Desert Bandit; O Ciclone de Kansas / Kansas Cyclone; Os Ladrões Roubados / The Apache Kid; Death Valley Outlaws; A Missouri Outlaw. 1942 – Justiceiros Ocultos / Arizona Terror; Stagecoach Express; Jesse James Jr.; Furacão do Oeste / The Cyclone Kid; Herança de Ódio/ The Sombrero Kid; O Seis de Paus / Outlaws of Pine Ridge; Tatuagem Misteriosa / Sundown Kid. 1943 – O Precipício da Morte / Dead Man’s Gulch; Carson City Cyclone; Days of Old Cheyenne; Irmão Infame / Fugitive from Sonora; Bandoleiros Contra Bandoleiros / Black Hills Express; Sedentos de Ouro / The Man from Rio Grande; Brincando com Dinamite / Canyon City; Império do Pacífico / California Joe. 1944 – Outlaws of Santa Fe.

Noah Beery Jr.

BEERY JR., NOAH (1913-1994). Filho de Noah Beery e sobrinho de Wallace Beery. Nasceu em Nova York. Ainda menino, apareceu ao lado de seu pai em A Marca do Zorro / The Mark of Zorro / 1920 e foi quase sempre ator coadjuvante, trabalhando em filmes A e B de vários gêneros. No âmbito dos seriados esteve em: Trilhos do Oeste /Heroes of the West / 1932 (como ator principal); O Mistério das Selvas / The Jungle Mystery / 1932; Os Três Mosqueteiros / The Three Musketeers / 1933; Os Cavaleiros Mascarados ou Sacrifício Glorioso / Fighting with Kit Carson / 1933; O Rei das Nuvens / Tailspin Tommy / 1934; O Grande Mistério Aéreo / Tailspin Tommy and the Great Air Mystery / 1935; O Selvagem do País Maravilhoso / The Call of the Savage / 1935; Az Drummond / Ace Drummond / 1936; Os Cavaleiros da Morte / Riders of Death Valley / 1941 e A Diligência Vitoriosa / Overland Mail/ 1942. Estrelou somente 2 westerns B da pouco conhecida Sunset Films: 1935 – Devil’s Canyon; Five Bad Men.

Rex Bell

BELL, REX (1903-1962). Nasceu em Chicago, Illinois. Nome verdadeiro: George Francis Beldam. Ficou provavelmente mais conhecido como o marido de Clara Bow. Foi sempre um cowboy da Poverty Row. 1932 – Arm of the Law; From Broadway to Cheyenne; The Man from Arizona; Bandidos Mascarados / Lucky Larrigan; The Diamond Trail; 1933 – Crashing Broadway; Rainbow Ranch; The Fighting Texans; The Fugitive (todos da Monogram). 1935 – Pioneiros do Faroeste / Fighting Pioneers; Gun Fire; Saddle Aces; The Tonto Kid. (todos da Resolute). 1936 – Na Pista  dos Bandidos / Too Much Beef; Sede de Ouro / West of Nevada, Ódio de Sangue / The Idaho Kid; Terra de Valentes / Men of the Plains; Law and Lead; Sede de Vingança / Stormy Trails (todos da Colony). Bell teve um papel de destaque, como Dave Archer, no seriado Aventuras de Buffalo Bill / Battling with Buffalo Bil / 1931, estrelado por Tom Tyler.

Bill “Cowboy Rambler”Boyd

BOYD, BILL “COWBOY RAMBLER” (1910-1977). Nasceu em Fannin County, Texas, Ficou mais conhecido pela sua carreira no rádio e seus discos do que pela meia dúzia de westerns que fez na PRC, que o contratou em 1942 como cowboy-cantor para atuar ao lado de Art Davis e Lee Powell em 6 westerns da série The Frontier Marshals: Texas Manhunt; Raiders of the West; Rolling Down the Great Divide; Tumbleweed Trail; Prairie Pals; Along the Sundown Trail.

William “Hopalong Cassidy” Boyd

BOYD, WILLIAM “HOPALONG CASSIDY” (1895-1972). Nasceu em Hendrysburg, Ohio. Nome verdadeiro: William Lawrence Boyd. Nome de seu cavalo: Topper. Seus filmes mais importantes no cinema mudo foram O Barqueiro do Volga / The Volga Boatman / 1926 de Cecil B. DeMille e A Melodia do Amor / Lady of Pavements / 1929 de D.W. Griffith. O ano de 1931 foi desastroso para Boyd. Um caso de identidade trocada em um escândalo quase arruinou sua carreira. Um ator de teatro homônimo foi preso, mas os jornais estamparam a fotografia de Boyd na reportagem sobre o acontecimento. Apesar de suas explicações, o dano estava feito, e ele ficou desempregado durante dois anos. Ao retornar para o mundo do cinema em 1933, Boyd foi escolhido pelo produtor Harry Sherman para encarnar o cowboy Hopalong Cassidy em uma série de 66 filmes com o qual ficou indelevelmente associado. Os primeiros 41 westerns foram produzidos por Harry Sherman para a Paramount; os 13 seguintes produzidos por Harry Sherman e distribuídos pela United Artists; e os 12 restantes, produzidos por William Boyd e também distribuidos pela UA. 1935 – Vida e Aventura / Hop-Along Cassidy; Olhos de Águia / The Eagle’s Brood; Sinal de Fogo / Bar 20 Rides Again. 1936 – A Última Testemunha / Call of the Prairie; Três Sobre a Pista / Three on the Trail; Corações Errantes / Heart of the West; O Herói de Sempre / Hopalong Cassidy Returns; Missão Bem Cumprida / Trail Dust. 1937 – O Herói da Fronteira / Borderland; A Sombra da Lei / Hills of Old Wyoming; Vingança de Irmão / North of the Rio Grande; O Fim da Quadrilha / Rustler’s Valley; O Estouro da Boiada / Hopalong Rides Again; Laçada do Destino / Texas Trail. 1938 – O Herói do Rancho / Partners of the Plains; A Única Testemunha / Cassidy of the Bar 20; Sob o Céu do Oeste / Pride of the West; Coração do Arizona / Heart of Arizona; Mina Misteriosa / Bar 20 Justice; Felicidade em Brumas / In Old Mexico; A Mestre Rural / The Frontiersman. 1939 – O Tolo Esperto / Sunset Trail; Uma Cartada Afoita / Silver on the Sage; A Sombra do Passado / Renegade Trail; O Homem Prático / Range War; A Lei dos Pampas / Law of the Pampas. 1940 – Os Caminhos de Santa Fé / Santa Fe Marshall; O Trunfo é Paus / The Showdown; Piratas da Estrada / Hidden Gold; Ferradura Fatal / Stagecoach War;Three Men from Texas. 1941 – A Caravana Emboscada / Doomed Caravan; O Cartucho Acusador / In Old Colorado; Fronteiras Perigosas / Border Vigilantes; Piratas a Cavalo / Pirates on Horseback; Cidade Sem Justiça / Wide Open Town; Lenhadores de Improviso / Riders of the Timberline; Vaqueiro Detetive  / Stick to Your Guns; Três Vaqueiros da Arábia / Outlaws of the Desert; Secrets of the Wasteland; Fogo Cruzado / Twilight on the Trail. 1942 – O Protetor/ Undercover Man. 1943 – Mantenho a Ordem / Hoppy Serves a Writ; Patrulha Fronteiriça / Border Patrol; O Mineiro Misterioso / The Leather Burners; Revólveres e Laços / Colt Comrades; Fazenda 20 / Bar 20; O Enganador / False Colors; O Desfiladeiro Perdido / Lost Canyon; Cavaleiros da Fronteira / Riders of the Deadline. 1944 – O Impostor do Texas / Texas Masquerade; Justiça a Muque / Lumber Jack; Bandoleiro Misterioso ou Bandoleiro do Mistério / Mystery Man; Quarenta Ladrões / Forty Thieves. 1946 – Dedo no Gatilho / The Devil’s Playground; Rastilho de Pólvora / Fool’s Gold. 1947 – À Bala e a Galope / Unexpected Guest; Justiça do Gatilho / Dangerous Venture; A Bala Vingadora / The Marauders; Meu Revóver é Lei / Hoppy’s Holiday. 1948 – A Voz das Sete Balas / Silent Conflict; Bandoleiro do Arizona / The Dead Don’t Dream; Quem Manda é o Revólver / Sinister Journey; O Vingador do Texas / False Paradise; A Lei do Faroeste / Borrowed Trouble; Galope Selvagem / Strange Gamble. Em 1950, Boyd começou a produzir 105 episódios para o Hopalong Cassidy TV Show.

Johnny Mac Brown

BROWN, JOHNNY MACK (1904-1974). Nasceu em Dothan, Alabama. Nome do seu cavalo: Rebel. Por causa de sua beleza física, foi contratado pela Metro-Goldwyn-Mayer e teve sua grande chance ao ser escolhido para estrelar (com o nome de John Mac Brown) o western classe A, O Vingador / Billy the Kid / 1930, dirigido por King Vidor. Ele estava sendo preparado para ser um leading man da MGM, quando foi abruptamente substituido de uma filmagem e, posteriormente, seu contrato não foi renovado. Rebatizado “Johnny Mack Brown”, passou a fazer westerns B ou seriados, e nunca mais recobrou seus status anterior. Em 1933, estrelou o seriado Os Cavaleiros Mascarados ou Sacrifício Glorioso / Fighting With Kit Carson na Mascot e, a partir de 1935, 8 westerns na Supreme Pictures (1935 – Entre Homens / Between Men; Vingador Corajoso / The Courageous Avenger; O Estigma / Branded a Coward. 1936 – Valley of the Lawless; Desert Phantom; Rogue of the Range; Everyman’s Law; The Crooked Trail) e mais 8 na Republic (1936 – Undercover Man; The Gambling Terror; Trail of Vengeance; Lawless Land; Bar Z Men; Guns in the DarkA Lawman Is Born; Boot Hill Brigade). Mack Brown tornou-se eventualmente um dos cowboys mais populares da época na Universal (ao todo 28 filmes sendo 6 com Bob Baker, 15 como único herói e 7 com Tex Ritter (Série The Border Rangers), estrelando também 4 seriados para esse estúdio: Os Bandoleiros do Vale do Fogo / Rustlers of Red Dog / 1935, Perturbadores dos Prados / Wild West Days / 1937, Fronteiras em Chamas / Flaming Frontiers / 1938; Perigos do Sertão / The Oregon Trail / 1939. Em 1943, foi contratado pela Monogram, a fim de substituir Buck Jones, que havia falecido alguns meses antes. Sua prolífica série de 67 westens também foi um sucesso. Filmes na Universal: 1939 – A Trilha do Terror / Desperate Trails; Fronteira Sinistra/ Oklahoma Frontier; Chip, o Audacioso / Chip of the Flying U. 1940 – Cavaleiros Vingadores / Riders of Pasco Basin; O Vilão da Aldeia / Badman from Red Butte; O Filho do Mandão / Son of Roaring Dawn; O Cowboy Dançarino / Ragtime Cowboy Joe; A Lei Manda / Law and Order; O Cavalo Relâmpago / Pony Post. 1941 – Castigo Merecido / Boss of Bullion City; Não Quero Morrer no Deserto / Bury Me Not on the Lone Prairie; Terror deVingança / Law of the Range; Coragem e Castigo / Rawhide Rangers; O Cavaleiro de Montana / Man from Montana;O Cavaleiro Mascarado / The Masked Rider; O Furacão do Arizona / Arizona Cyclone; Entre Dois Fogos / Fighting Bill Fargo. 1942 – Mensageiro de Espingarda / Stagecoach Buckaroo; O Fuzil de Prata / The Silver Bullett; Bandido Arrogante / Boss of Hangtown Mesa; Homens Heróicos / Deep in the Heart of Texas; Corações Palpitantes; Vingança Sangrenta / The Old Chisholm Trail. 1943 – A Senda da Morte / Tenting Tonight on the Old Campground; O Preço da Perfídia / Cheyenne Roundup; Cavaleiros Foragidos / Raiders of San Joaquin. Filmes na Monogram: 1943 – O Justiceiro Solitário / The Ghost Rider; O Forasteiro Misterioso / The Stranger from Pecos; Trilha Solitária / The Lone Star Trail; Um Sermão a Tiros / Six Gun Gospel; Ganância Desenfreada / Outlaws of Stampede Pass; O Código do Texano / The Texas Kid. 1944 – Terroristas da Fronteira / Raiders of the Border; Companheiros do Caminho / Partners of the Trail; O Ouro Substituído / O Ouro Substituído / Law Men; Pirata da Planíce / Range Land; Embusteiros Enganados / West of Rio Grande; Terra Maldita / Land of the Outlaws; A Lei do Vale / Law of theValley; Vingança dos Cangaceiros / Ghost Guns. 1945 – A Senda dos Covardes / The Navajo Trail; Fumaça de Pistola/ Gunsmoke; O Forasteiro de Santa Fé / Stranger from Santa Fe; A Chama do Oeste / Flame of the West; Sendas Mortíferas / The Lost Trail; Cilada na Fronteira / Frontier Feud. 1946 – Bandidos da Fronteira / Border Bandits; Cangaceiros Ocultos / Drifting Along; A Mina Assombrada / The Haunted Mine; Mina de Gado / Under Arizona Skies; Trapaceiros do Texas / The Gentleman from Texas; Balas Redentoras / Trigger Fingers; Sombras na Planície / Shadows on the Range; Mineiros Contrabandistas / Silver Range. 1947 – O Último Reduto / Raiders of the South; O Vale do Terror / Valley of Fear; Em Busca do Perigo / Trailing Danger; Terra dos Desordeiros / Land of the Lawless; Lei a Tiros / The Law Comes to Gunsight; Lutando como Bravo / Prairie Express; A Voz das Pistolas / Gun Talk. 1948 – A Trilha do Tesouro / Overland Trails; Revelação Salvadora / Crossed Trails; O Terror dos Telégrafos / Frontier Agent; O Cofre Enterrado / Trigger Man; O Terror da Fronteira / Back Trail; O Ás da Pistola / Range Justice; Rancheiro Destemido / The Fighting Ranger; O Delegado Astuto / The Sheriff of Medicine Bow; Justiça a Balaços / Gunning for Justice; Perigo Oculto / Hidden Danger. 1949 – Açambarcadores de Terras / Law of the West; A Última Pista / Trail’s End; Fé Destemida / West of El Dorado; Justiça a Balas / Western Renegades; Stampede. 1950 – Assassinos Mascarados / West of Wyoming; Crime na Fronteira / Over the Border; Pistolas da Noite / Six Gun Mesa; O Rancho do Vale / Law of the Panhandle; Ouro Delator / Outlaw Gold. 1951 – De Tocaia / Colorado Ambush; Salteadores Encobertos / Man from Sonora; A Bala de Ouro / Blazing Bullets; O Vale dos Massacres / Montana Desperado; O Falso Fiscal / Oklahoma Justice; O Fantasma Assobiador / Whistling Hills; O Trio do Crime / Texas Lawmen. 1952 – Povoado Fantasma / Texas City; O Cego das Montanhas / Man from the Black Hills; O Rastro doMorto / Dead Man’s Trail; Pistolas Vingadoras / Canyon Ambush.

Buffalo Bill Jr.

BUFFALO BILL, JR (1896-1961). Nasceu em Clark County, Missouri. Nome verdadeiro: Wilbert Jay Wilsey. No início dos anos vinte participava de wild west shows e começou a fazer, como Buffalo Bill Jr., filmes para a Action Pictures.  Quando veio o cinema falado, Wilsey continuou relegado a fazer westerns para companhias independentes da Poverty Row: 1930 – Bar L. Ranch; O Braço da Lei / South of Sonora; The Cheyenne Kid. 1931- Entre Dois Mundos / Westward Bound; Trails of the Golden West; O Terror do Povo / The Pueblo Terror. 1932 – Riders of Golden Gulch; O Bamba do Texas / The Texan. 1933 – Aventureiro Audaz / The Fighting Cowboy; Trails ofAdventure; The Whirlwind Rider. 1934 – Lightning Bill; O Guarda da Fronteira  / Riding Speed; Combatendo Malfeitores / Rawhide Romance; Pals of the Prairie.

Rod Cameron

CAMERON, ROD  (1910-1983). Nasceu em Calgary, Canadá. Nome verdadeiro:  Nathan Roderick Cox. Nome do seu cavalo: Knight. Iniciou sua carreira no cinema como stuntman e interpretando pequenos papéis na Paramount (entre eles o de Jesse James em Sonho Amigo / The Remarkable Andrew / 1942) bem como servindo de stand in para Fred MacMurray. Em 1943, estrelou 2 seriados da Republic: A Adaga de Salomão / The Secret Service in Darkest Africa e O Dragão Negro / G-Men Vs. The Black Dragon. Quando Johnny MacBrown deixou a Universal, Cameron o substituiu nos westerns B e depois passou para os filmes classe A do estúdio (v. g. A Irresistível Salomé / Salome Where She Danced / 1945; Era Seu Destino / Frontier Gal / 1945; Os Piratas de Monterey / Pirates of Monterey /1947; Expiação / Panhandle / 1948; Debandada / Stampede / 1948, O Cavaleiro Negro / Brimstone / 1949).  Os westerns B foram: 1944  – Duelo Sangrento / Boss of Boomtown; Rivais em Fúria / Trigger Trail; A Seita dos Mascarados / Riders of the Santa Fe; A Última Fronteira / The Old Texas Trail. 1945 – A Ültima Luta / Beyond the Pecos; Os Desprezados / Renegades of the Rio Grande.

Harry Carey

CAREY, HARRY (1878-1947. Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Henry DeWitt Carey. Foi um dos primeiros astros do western na cena muda, popularizando-se como Cheyenne Harry, personagem que interpretou em vários filmes de 1916 a 1936, inclusive em O Último Cartucho / Straight  Shooting / 1916 o primeiro western de longa–metragem de John Ford. Na área do filme classe A destacou-se nos westerns Lei e Ordem / Law and Order / 1932 da Universal e O Homem da Floresta / Man of the Forest e Maldade / The Thundering Herd / 1933 da Paramount. Carey fez 3 seriados para a Mascot: A Legião dos Centauros / The Vanishing Legion / 1931; O Cavalo Infernal / The Devil Horse / 1932; O Último dos Mohicanos / The Last of the Mohicans /1932. Seus westerns Bforam: 1932 – Desonra e Justiça / Without Honor; Diabos da Fronteira / Border Devils; Bandoleiros da Noite / The Night Riders; Lei é Lei / Wagon Trail; Paraíso dos Ladrões / Rustler’s Paradise; Duelo de Valentes / Powdersmoke Range; Desafiando a Lei / The Last of the Clintons. 1936 – Na Pista do Criminoso / Aces Wild; Ghost Town; O Último Bandoleiro / The Last Outlaw; A Marca Sinistra / Wild Mustang. 1938 – A Lei na Terra dos Bandoleiros / The Law West of Tombstone. Nos filmes classe A de vários gêneros, Carey destacou-se como coadjuvante, chegando a receber uma indicação ao Oscar pela sua atuação como o presidente do Senado em A Mulher faz o Homem / Mr. Smith Goes to Washington / 1939 de Frank Capra.

CARPENTER, JOHNNY (1914-2003). Nasceu em Dardanelle, Arkansas. Nome verdadeiro: Jasper Carpenter. Começou a trabalhar em Hollywood nos meados dos anos 40, quase sempre em pequenos papéis de produções B de várias companhias. Em 1951, assumiu um papel principal em Badman’s Gold, produzido pela Jack Schwarz Productions. Entre 1953 a 1956, produziu e estrelou 4 filmes independentemente: 1953 – Son of the Renegade. 1954 – The Lawless Rider.  1955 –Outlaw Treasure / 1955. 1956 – I Killed Wild Bill Hickock /1956. Nos dois últimos filmes sob o nome de John Forbes.

Sunset Carson

CARSON, SUNSET (1922-1990). Nasceu em Gracemont, Oklahoma, mas foi criado em Plainview, Texas. Nome verdadeiro: Michael Harrison. Nome do seu cavalo: Cactus.  Ele foi cowboy antes de ser ator e, em 1944, acabou sendo contratado pela Republic Pictures para atuar em Call of the Rockies e mais 3 filmes estrelados por Smiley Burnette: Bordertown Trail; Firebrands of Arizona e Code of the Prairie. Quando Burnette deixou o estúdio para ser o sidekick de Charles Starrett na série Durango Kid da Columbia, Sunset foi promovido ao status de astro e fez 11 westerns: 1945 – Sheriff of Cimarron; Santa Fe Saddlemates; O Cachimbo da Paz / Oregon Trail; Bandits of theBadlands; Rough Riders of Cheyenne; The Cherokee Flash. 1946 – Days of Buffalo Bill; Red River Renegades; Rio Grande Raiders; Alias Billy the Kid; The El Paso Kid. Em 1946, ele aparece, juntamente com outros astros-cowboys, no filme de Roy Rogers, Os Sinos de Rosarita / The Bells of Rosarita. Em 1948, Carson foi despedido pelo próprio presidente da Republic, Herbert G. Yates, por ter aparecido em uma festa no estúdio embriagado e na companhia de uma menor de idade. Ele ainda fez 5 filmes distribuídos pela Astor: 1948 – Fighting Mustang; Deadline; Sunset Carson Rides Again. 1949 – Rio Grande. 1950 – Battling Marshall.

Lane Chandler

CHANDLER, LANE (1899-1972). Nasceu em South Dakota e depois se mudou para Culbertson, Montana. Nome verdadeiro: Robert Chandler Oakes. Nome do seu cavalo: Raven. Por ter crescido em um rancho de criação de cavalos, foi contratado para fazer figuração ou pequenos papéis em westerns silenciosos da Paramount, passando a ser chamado de Lane Chandler. Em 1927, ganhou seu único papel principal em A Deusa do Espaço / Open Rangecom Betty Bronson e, no ano seguinte, obteve bons papéis ao lado de atrizes como Esther Ralston e Clara Bow e astros como Gary Cooper. Fez também um filme na MGM com Greta Garbo, Mulher Singular / The Single Standard,no qual também estava Johnny Mack Brown; mas a Paramount acabou dispensando-o e ele então se tornou free lancer, protagonizando ou atuando como coadjuvante em westerns para companhias como Big 4 (FirebrandJordan) Round-Up Pictures (Riders of the Rio) e Syndicate Pictures. (Beyond the Law e Under Texas Skies). Em 1931, assinou contrato com o produtor independente Willis Kent, para o qual fez 9 westerns: Ginete Furacão / The Hurricane Horseman, Cheyenne Cyclone, Lutador Invencível / Battling Buckarroo, Guns for Hire, A Quadrilha do Lobo / Lawless Valley, Delegado Furacão / Reckless Rider, Texas Tornado e Wyoming Whirlwind.  Em 1934, Lane foi selecionado para estrelar a série The Phantom Rider, pacote de 6 filmes com distribuição pela Empire Pictures; mas sómente foram feitos The Lone Bandit / 1935 e The Outlaw Tamer / 1935.  Paralelamente, ele iniciou uma longa carreira como bit player ou coadjuvante em westerns B, seriados e filmes classe A de variados gêneros; estrelou um seriado, O Expresso do Oeste / Lightning Express / 1930; e interpretou o papel de Davy Crockett em Heroes of the Alamo da Sunset Productions.

Edmund Cobb

COBB, EDMUND (1892-1974). Nasceu em Albuquerque, New Mexico. Nome verdadeiro: Edmund Fessenden Cobb. Sua carreira cinematográfica estendeu-se por mais de cinquenta anos, de 1912 a 1966. Começou por volta de 1912 em filmes da Biograph e Lubin rodados no Novo México. Em 1915, estava em Hollywood fazendo pequenos papéis, atuando como coadjuvante ou como ator principal em vários filmes principalmente da Essanay. Nos anos 20, fez filmes como coadjuvante ou ator principal em várias companhias, a maioria na Universal. Nos anos 30, foi o astro em Racketeeer Round-Up / 1934 produzido pela Aywon e relançado um ano depois como Gunners and Guns pela Beaumont – mas o primeiro nome nos créditos era o de Black King, “o cavalo com cérebro humano”. No seu longo percurso fílmico, Cobb apareceu em westerns de Charles Starret, Bill Elliott, Johnny Mack Brown. Tim McCoy, Ken Maynard, Buck Jones, Tom Mix, Dick Foran, Roy Rogers, Gene Autry, Sunset Carson, Allan Lane e em seriados estrelados por cowboys: fez 4 com Tom Tyler, 2 com Buck Jones e 1 com Ken Maynard, William Elliott, Johnny MacBrown, Allan Lane, Bob Custer, Tom Keene e Tom Mix.  Foi visto também em filmes classe A de outros gêneros (v. g. Rua Sem Nome. Street With No Name / 1948; Winchester 73 / Winchester 73 / 1950) e B (Série Charlie Chan, Falcon, Ma and Pa Kettle; comédias curtas dos Três Patetas na Columbia). Por curiosidade, era um dos repórteres do Inquirer em Cidadão Kane / Citizen Kane / 1941.

Bill Cody

CODY, BILL (1891-1948). Nasceu em St. Paul, Minnesota. Nome verdadeiro: William Joseph Cody, Sr. Nome de seu cavalo: Chico. Em 1922, iniciou sua carreira no cinema como stuntman até que Jesse Goldburg contratou-o como astro de 9 (menos um) westerns na sua Independent Pictures: Desavenças Perigosas / Dangerous Odds; The Fighting Sheriff; Blood and Steel (neste os astros eram Helen Holmes e William Desmond e Cody teve apenas um pequeno papel); Riders of Mystery; Moccasins; Cold Nerve; Border Justice; Love on the Rio Grande; The Fighting Smile.  Em 1926, ele fez, como ator principal, The Galloping Cowboy e King of The Saddle, produzidos pela Western Star Productions e distribuídos pela Associated Exhibitors. Em 1927, estava em Arizona Whirlwind e TheRidin’ Streak, ambos estrelados por Bob Custer e, como astro, em Born to Battle e Gold from Weepah, produzidos pela Bill Cody Productions.  Cody encerrou sua carreira na cena muda, estrelando 5 filmes para a Universal, que o afastaram temporariamente do gênero western e 1 filme canadense, The Wilderness Patrol. Seu primeiro filme falado foi Under Texas Skies / 1930, estrelado por Bob Custer. No ano seguinte, a Monogram contratou-o para uma série de 8 westerns com o ator infantil Andy Shuford, que era chamada de Bill’ Andy Series: 1931 – Dugan of the Badlands; The Montana Kid; Oklahoma Jim; O Defensor da Justiça / Land of Wanted Men. 1932 – Ghost City, Mason of the Mounted; Law of the North; Pioneiros do Texas / Texas Pioneers. Em 1934, Cody estrelou 3 westernsde orçamento muito baixo para a Aywon Pictures: Border Guns, The Border Menace e Western Racketeeers e, no mesmo ano, O Espião da Fronteira / Frontier Days, produzido por Ray Kirkwood, seguindo-se mais 8 westerns: 1935 – Justiça a Bala / Six Gun Justice; The Reckless Buckaroo: The Cyclone Ranger; O Cavaleiro dos Pampas / The Texas Rambler; Cavaleiro Invisível / The Vanishing Rider; A Roda da Fortuna / Lawless Border. 1936 – Blazing Justice; Emboscada do Terror / Outlaws of the Range. A partir de 1938, Cody foi apenas um bit player em filmes classe A, entre eles No Tempo da Diligência / Stagecoach / 1939 de John Ford. Ele se retirou da tela em 1948.

Spade Cooley

COOLEY, SPADE (1910-1969). Nasceu em Oklahoma. Nome verdadeiro: Donnell Clyde Cooley. Surgiu no mundo artístico durante a Segunda Guerra Mundial com uma banda de western swing.  Anunciando-se como “King of the Western Swing”, Cooley, que tinha sangue Cherokee nas veias, teve uma carreira breve na tela: os 3 westerns B que estrelou em 1950, The Kid From Gower Gulch; Border Outlaws; The Silver Bandit) eram de orçamento muito barato. Antes disso, foi visto como músico em westerns de Roy Rogers e outros cowboys e em Atire a Primeira Pedra / Destry Rides Again / 1949. Infelizmente, Cooley é lembrado como o assassino de sua segunda esposa, Ella Mae Evans, na frente de sua filha de 14 anos, em julho de 1961, crime pelo qual foi condenado à prisão perpétua.

Ray “Crash”  Corrigan

CORRIGAN, RAY “CRASH” (1902-1976). Nasceu em Milwaukee, Wisconsin. Nome verdadeiro: Raymond Bernard. Iniciou sua carreira em Hollywood como preparador físico de astros e stuntman. Muitos de seus primeiros papéis foram com roupas de gorila, como por exemplo em Tarzan, o Filho das Selvas / Tarzan, the Ape Man / 1932 e A Companheira de Tarzan / Tarzan and His Mate / 1934 ou como um “orangopoid” no primeiro seriado de Flash Gordon. Em 1936, ganhou o papel principal nos seriados da Republic, Os Vigilantes da Lei / The Vigilantes Are Coming / 1936 (juntamente com Robert Livingston) e O Império Submarino / The Undersea Kingdom, no qual seu personagem chamava-se Ray “Crash” Corrigan, nome que ele passou a adotar na sua vida artística. Ainda na Republic, Corrigan fez o seriado O Aliado Misterioso / The Painted Stalllion / 1937 e integrou por algum tempo, como Tucson Smith, o trio da série The Three Mesquiteeers. Na Monogram, foi um dos Range Busters da série do mesmo nome. Depois disso, voltou a aparecer com roupas de gorila em A Mulher Fera / Captive Wild Woman / 1943, Nabonga, o Gorila / Nabonga / 1944, Pongo, o Gorila Branco / White Pongo / 1945 etc. ou como uma preguiça prehistórica em A Ilha Desconhecida / Unknown Island / 1948. Série The Three Mesquiteers: 1936 – Pé de Guerra / The Three Mesquiteeers; Ouro Escondido / Ghost Town Gold; Roarin’ Lead; 1937- A Caveira que Assobia/ Riders of the Whistling Skull; Soberanos da Sela / Hit the Saddle; Galopando para a Justiça / Gunsmoke Ranch; Avante, Boiadeiro / Come On Cowboys; Sentinelas do Vale / Range Defenders; Heart of the Rockies; The Trigger Trio; O Grande Rodeio / Wild Horse Rodeo. 1938 – The Purple Vigilantes; Call the Mesquiteers; Outlaws of Sonora; Riders of the Black Hills; Heroes of the Hills; Traição no Deserto / Pals of the Saddle; Bandido Encobertos / Overland Stage Raiders; Forcas e Facas / Santa Fe Stampede; Red River Range; 1939 – The Night Riders; Three Texas Steers; O Bandoleiro Inocente / Wyoming Outlaw; New Frontier. Série The Range Busters: 1940 – The Range Busters;Trailing Double Trouble; West of Pinto Basin; 1941- Trail of the Silver Spurs; The Kid’s Last Ride; Tumbledown Ranch in Arizona; Wrangler’s Roost; Fugitive Valley; Saddle Mountain Roundup; Tonto Basin Outlaws; Underground Rustler. 1942 – Thunder River Feud; Rocky River Renegades; Boot Hill Bandits; Texas Trouble Shooters; A Diligência do Arizona / Arizona Stagecoach. 1943 – Terra dos Perseguidos / Land of Hunted Men; Três Rapazes Destemidos / Cowboy Commandos; Black Market Rustlers; Bullets and Saddles.

Buster Crabbe

CRABBE, BUSTER (1908-1983). Nasceu em Oakland, Califórnia. Nome verdadeiro: Clarence Linden Crabbe. Nome de seu cavalo: Falcon. Duas vezes campeão de natação, ele desempenhou o papel título nos seriados Tarzan, o Destemido / Tarzan, the Fearless (Sol Lesser), Flash Gordon, Red Barry e Buck Rogers (Universal), e seus fãs o apelidaram de “King of the Serials”. Fez muitos filmes de selvas (v. g. como Kaspa em O Homem Leão / King of the Jungle / 1933; Junga em Mistérios da África / Jungle Man / 1941; Thunda no seriado King of the Congo / 1951), mas também estrelou filmes de outros gêneros (v. g. A Conquista da Beleza / The Search for Beauty /1934, fazendo par com Ida Lupino) e participou de 2 westerns Zane Grey estrelados por Randolph Scott, Rixa Antiga / To The Last Man / 1933 e O Homem da Floresta / Man of the Forest / 1933. Em 1935-36, ele fez Nevada / Nevada, A Cerca Inimiga / Drift Fence; Roubada a Tempo / Desert Gold e Paladinos do Arizona / The Arizona Raiders na Paramount. Na PRC, assumiu o papel primeiramente interpretado por Bob Steele em 13 westerns da série Billy the Kid e depois o de Billy Carson em 23 filmes da série do mesmo nome. Trabalhou também ao lado de Johnny Weissmuller em Ferocidade / Swamp Fire / 1946 e Lagoa dos Mortos / Captive Girl / 1950 (série Jungle Jim da Columbia). Crabbe interpretou o papel de Magua em O Filho do Sol / Last of the Redmen / 1947, uma das várias adaptações de “O Útimo dos Mohicanos”, famoso romance de James Fenimore Cooper. No mesmo ano, fez o seriado O Terror dos Mares / The Sea Hound e, em 1950, Pirata dos Setes Mares / Pirates of the Seven Seas, ambos para a Columbia. Billy the Kid: 1942 – O Foragido / Billy the Kid Wanted; Billy the Kid’s Roundup; Billy the Kid Trapped; Billy the Kid’s Smoking Guns; Law and Order; Sheriff of Sage Valley; The Mysterious Rider. 1943 – The Kid Rides Again; Fugitive of the Plains; Western Cyclone; Cattle Stampede; The Renegade; Barreiras de Fogo / Blazing Frontier. Billy Carson: 1943 – Devil Riders. 1944 – Criminosos sem Quartel / Frontier Outlaws; Pistoleiros Profissionais / Thundering Gunslingers; O Vale da Vingança / Valley Of Vengeance; Companheiros de Luta / Fuzzy Settles Down; Toca de Ladrões / Rustlers Hideout; Wild Horse Phantom; Oath of Vengeance; Justiça Implacável / The Drifter. 1945 – O Espírito do Irmão / His Brother’s Ghost; Shadows of Death; Gangsters Den; Dinheiro Roubado/ Stagecoach Outlaws; Bandoleiros / Border Badmen; Fighting Bill Carson; Bandoleiros do Prado / Prairie Rustlers. 1946 – Lightning Raiders; Gentlemen with Guns; Terrors on Horseback; O Fantasma do Vale / Ghost of Hidden Valley; Bandido Esperto / Prarie Badmen; Cavaleiro Destemido / Overland Riders; Outlaws of the Plains.

Ken Curtis

CURTIS, KEN (1916-1991). Nasceu em Lamar, Colorado. Nome verdadeiro: Curtis Wain Gages. Ele é mais conhecido como Festus Hagen, o auxiliar do Delegado Matthew Dillon no seriado de televisão Gunsmoke, mas antes de ser ator, era um cantor com uma bela voz, que veio a ser aproveitada, entre 1945 e 1947, em uma série de 8 westerns musicais da Columbia: Harmonias Rústicas / Rhythm Roundup; Melodias Camponesas / Song of the Prairie / 1945; Luar da Minha Terra / Throw a Saddle on a Star / 1946; A Caipirada se Diverte / That Texas Jamboree / 1946; Nostalgia  Vaqueira / Cowboy Blues / 1946; Ritmo Sertanejo / Singing on the  Trail / 1946; Lone Star Moonlight / 1946 e Over the Santa Fe Trail / 1947. Em 1949, Curtis fez 2 westerns em cores, Riders of the Pony Express (Dist. Screen Craft); Stalllion Canyo (Dist. Astor, e substituiu Tim Spencer no conjunto Sons of the Pioneeers. Como genro de John Ford, trabalhou em vários filmes do diretor (v. g. Rio Bravo / Rio Grande /1950, Depois do Vendaval / The Quiet Man / 1952, Rastros de Ódio / The Searchers), aparecendo também em O Álamo / The Alamo e outros filmes de John Wayne. Em 1951, estrelou o seriado O Rastro do Terror / Don Daredevil Rides Again para a Republic.

Bob Custer

CUSTER, BOB (1898-1972). Nasceu em Frankfort, Kentucky. Nome verdadeiro: Raymond Anthony Glenn. No cinema mudo, usando o nome de Bob Custer, ele foi um dos cowboys da Independent Pictures, distribuídos pela Film Booking Office (FBO). Em 1927, creditado como Raymond Glenn, fez alguns filmes de outros gêneros na Chadwick Pictures, inclusive A Vitória do Bem / The Return of Boston Blackie, no qual fazia o personagem título ao lado do cão Strongheart. Posteriormente, ganhou o papel principal em 8 filmes da Syndicate: O Raio Maldito / The Last Roundup / 1929, Riders of the Rio Grande / 1929, O Treme Treme / Covered Wagon Trail / 1930, O Trem Fantasma / Parting of the Trails / 1903, Under Texas Skies / 1930, Riders of the North / 1931, Son of the Plains / 1931, Law of the Rio Grande / 1931. Seguiram-se 4 filmes da Big 4: 1931 – Headin’ For Trouble; Quick Trigger Lee. 1932 – Mark of the Spur; Scarlet Brand e 3 filmes da Reliable: 1936 – Vingança do Lobo / Vengeance of Rannah; O Vale das Sombras / Ambush Valley. 1937 – Vaqueiros da Fuzarca / Santa Fe Rides. Em 1934, Custer estrelou – ao lado do cavalo Rex e de Rin-Tin-Tin -, O Dominador das Selvas / The Law of the Wild, seriado da Mascot dirigido por B. Reeves Eason e Armand Schaefer. Em 1936, fez na Reliable: O Vale das Sombras / Ambush Valley; Vingança do Lobo / Vengeance of Rannah; Vaqueiro da Fuzarca / Santa Fe Rides.

Eddie Dean

DEAN, EDDIE (1907-1999). Nasceu em Posey, Texas. Nome verdadeiro: Edgar Dean Glosup. Cantor e compositor de música country, surgiu pela primeira vez na tela em Western Jamboree / 1938, estrelado por Gene Autry e, até 1945, apareceu como bit player em muitos westerns principalmente de Autry, Hopalong Cassidy, Tex Ritter, The Three Mesquiteers, Range Busters, Red Barry e no seriado Don Winslow na Marinha / Don Winslow of the Navy / 1942. Em 1945-1948, a PRC introduziu uma novidade, filmes de uma hora de duração em Cinecolor, e escolheu Eddie para ser o astro da série que incluia: 1945 – Song of Old Wyoming. 1946 – Romance of the West; The Caravan Trail; Colorado Serenade; Tumbleweed Trail; Driftin’ River; Stars over Texas; Wild West. 1947 – Wild Country; Range Beyond the Blue; West to Glory; Black Hills; Shadow Valley. 1948 – Check Your Guns; Tornado Range; The Westward Trail; The Hawk of Powder River; Prairie Outlaws; The Tioga Kid.

Eddie Dew

DEW, EDDIE (1909-1972). Nasceu em Sumner, Washington. Nome de seus cavalos: Flash, Copper, White Cloud. Apareceu na tela primeiramente como bit player em filmes classe A (v. g.  Aventuras de Robin Hood / The Adventures of Robin Hood / 1938, O Corcunda de Notre Dame / The Hunchback of Notre Dame / 1939, Cidadão Kane / Citizen Kane / 1941, como um dos repórteres na cabine de projecão); seriados (v. g. O Misterioso Dr. Satan/ Mysterious Dr. Satan / 1940) e séries (v. g. Nas Garras do Falcão / The Falcon Takes Over / 1942) até que a Republic decidiu transformá-lo em astro em uma série no qual interpretaria um novo herói, John Paul Revere. Os primeiros dois filmes da série, A Última Fronteira / Beyond the Last Frontier e Raiders of Sunset Pass, foram um fracasso. Convocado para substituí-lo, Bob Livingstone só fez um filme e a série foi arquivada. Dew foi para a Universal e atuou como amigo do mocinho Rod Cameron em 5 filmes em 1944 e 1945. A Universal lhe deu nova chance de se tornar um astro-cowboy em Sentença que Mata / Trail to Gunsight / 1944, porém, mais uma vez, ele não foi bem recebido pelo público.

Wild Bill Elliott

ELLIOTT, WILD BILL (1904-1965). Nasceu em Pattonsburgh, Missouri. Nome Verdadeiro: Gordon Nance. Nome de seus cavalos: Thunder, Sonny. Ele foi, juntamente com Roy Rogers, Gene Autry e Hopalong Cassidy, um dos cowboys mais famosos do western B. Antes de fazer seu primeiro papel principal no seriado A Invasão dos Peles Vermelhas / The Great Adventures of Wild Bill Hickcock da Columbia, Elliott (usando o nome de Gordon Elliott) passou treze anos, de 1925 a 1938, trabalhando como figurante (v. g. era um dos espectadores da corrida de bigas no Ben-Hur de Ramon Novarro), bit player ou coadjuvante em filmes de longa-metragem, shorts ou seriados de várias companhias. Em seguida, Elliott estrelou 4 westerns na Columbia, dirigidos por Joseph Levering: 1938 – No Velho Arizona / In Early Arizona. 1939 – Fronteiras de Sangue / Frontiers of ’49, Guerrilheiros do Texas Lone Star Pioneers e O Primeiro Rural / The Law Comes to Texas; fez outro seriado, Lutas sem Tréguas / Overland with Kit Carson; e 4 westerns tendo como personagem principal Wild Bill Saunders: 1939 – Ao Amparo do Terror / Taming of the West. 1940 – O Tirano da Fronteira / Pioneers of the Frontier, Justiça Sertaneja / The Man from Tumbleweeds e O Regresso de Wild Bill / The Return of Wild Bill. Em 1941, a Columbia colocou Elliott formando dupla com Tex Ritter em 8 westerns: 1941 – O Bamba do Kansas / King of Dodge City; Justiça da Fronteira / Roaring Frontiers.  1942 – Vigilante do Texas / Lone Star Vigilantes; Balas para Bandidos / Bullets for Bandits; AoNorte das Rochosas / North of the Rockies; O Caminho de Satanás / The Devil’s Trail; Forasteiro Vingador / Prairie Gunsmoke; Vingança do Oeste / Vengeance of the West. No final de 1942, Elliott fez o seriado O Vale dosDesaparecidos / The Valley of Vanishing Men e, em 1943, foi para a Republic: 1943 – Tirania Sertaneja / Calling Wild Bill Elliott; A Caminho do Patíbulo / The Man from Thunder River; O Vale do Caçador / Death Valley Manhunt; O Médico Índio / Wagon Tracks West; Crime Inútil / Overland Mail Robbery. 1944 – O Vale dos Bandidos / Hidden Valley Outlaws; série Red Ryder: Bandoleiros Encobertos / Tucson Raiders; A Faca Traiçoeira / Marshal of Reno; O Valentão de Santo Antonio / The San Antonio Kid; O Gato Selvagem / Cheyenne Wildcat; Vigilantes de Dodge City / Vigilantes of Dodge City; Sheriff of Las Vegas.  1945 – O Roubo da Diligência / The Great Stagecoach Robbery; Prova Fatal / Lone Texas Ranger; O Barba Azul do Oeste / Phantom of the Plains; Acusado Inocente / Marshal of Laredo; Pioneiros do Colorado / Colorado Pioneeers; Povoação Vazia / Wagon Wheels Westward. 1946 – Ouro da Califórnia / California Gold Rush; Demônio Negro / Sun Valley Cyclone; Sacramento, Cidade da Desordem / In Old Sacramento; Luta pelo Ouro / Conquest of Cheyenne; Bandidos do Vale / Sheriff of Redwood Valley  (último Red Ryder). 1947 – Uma Nova Aurora Surgirá / Wyoming; Paixão Sangrenta / The Fabulous Texan. 1948 – Fogo de Emoções / In Old Los Angeles; Legião de Bravos / The Gallant Legion. 1949 – Último Bandido / The Last Bandit; Fogo no InfernoHellfire. 1950 – Ódio Satânico / The Savage Horde; Retribuição a um Bandido / The Showdown. A partir de 1951 Elliott fez westerns na Monogram / Allied Artists: A Luta pela Glória / The Longhorn; A Trilha da Vingança / Kansas Territory; Guerra no Sertão / Fargo; The Maverick. 1953 – O Sabor do Ódio / The Homesteaders; Cidade Rebelde / Rebel City; O Preço da Redenção / Topeka (todos em Sepiatone); A Ronda do Terror / Vigilante Terror. 1954  – Vingança Inexorável / Bitter Creek; Oportunistas em Ação / The Forty Niners e assumiu o papel do Detetive Andy Doyle em 5 dramas de mistério: Fuga Fatal / Dial Red 0 / 1955; Perigo às Cegas / Sudden Danger / 1955; Nas Garras da Morte / Calling Homicide / 1956; Provas Acusadoras / Chain of Evidence / 1957 e Estrangulado / Footsteps in the Night / 1957. Sua marca registrada era o par de pistolas guardadas ao contrário nas suas cartucheiras.

Hopalong Cassidy e Jimmy Ellison

ELLISON, JIMMY “SHAMROCK” (1910- 1993). Nasceu em Guthrie Center, Iwoa, Nome verdadeiro: James Ellison Smith. Após ter atuado no palco, estreou na tela em Play Girl / 1934 da Warner, fez pequenos papéis em outras companhias e, no ano seguinte, iniciou sua carreira no western como Johnny Nelson, o jovem companheiro de Hopalong Cassidy em 8 filmes produzidos pela Paramount:  1935 – Vida e Aventura / Hop- Along Cassidy; Olhos de Águia / The Eagle’s Brood; Sinal de Fogo / Bar 20 Rides Again. 1936 – A Última Testemunha / Call of the Prairie; Três Sobre a Pista / Three on the Trail; Corações Errantes / Heart of the West; Missão Bem Cumprida / Trail Dust.1937 – Herói da Fronteira / Border Land. Em 1936, ele foi Buffalo Bill Cody em Jornadas Heróicas / The Plainsmande Cecil B. DeMille ao lado de Gary Cooper (Wild Bill Hickock) e Jean Arthur (Calamity Jane). Nos anos seguintes, Ellison apareceu em comédias românticas (v. g. Que Papai Não SaibaVivacious Lady / 1938), dramas de horror (v. g. A Morta-Viva / I Walked With a Zombie / 1943) e musicais (v. g. Entre a Loura e a Morena / The Gang’s All Here / 1943) de prestígio na RKO e 20thCentury-Fox, mas nunca conseguiu atingir o status de astro. Em 1948, Ellison fez O Desfiladeiro da Morte / Last of the Wild Horses na Lippert. Em 1950, retornou aos westerns B em uma série de 6 filmes distribuídos pela Lippert Pictures e co-estrelados por Russel Hayden, outro ex-companheiro de Hopalong Cassidy: Hostile Country, Marshall of Heldorado, Colorado Ranger; A Turma de Sempre / West of the Brazos, Crooked River e Fast on the Draw. No mesmo ano, Ellison estrelou I Killed Geronimo, distribuído pela Eagle Lion, com Chief Thundercloud como Geronimo. Na Monogram, foi o parceiro de Johnny MacBrown em 6 westerns: O Falso Fiscal / Oklahoma Justice / 1951; O Fantasma Assobiador / Whistling Hills / 1951; O Trio do Crime / Texas Lawmen / 1951; Povoado Fantasma /1952; O Cego das Montanhas / Man from the Black Hills /1952; O Rastro do Morto/ Dead Man’s Trail / 1952.

Tex Fletcher

FLETCHER, TEX (1910-1987). Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Geremino Bisceglia. Oriundo do rádio, onde ganhou o apelido de “The Lonely Cowboy” por causa das suas canções “de coração-partido”. Em 1938, participou de vários shorts e a recém-fundada Arcadia Pictures contratou-o para fazer uma série de westernsmusicais, que seriam distribuídos pela Grand National. O primeiro deles, Six-Gun Rhythm / 1939, dirigido por Sam Newfield, foi bem recebido mas, antes que outro filme de Fletcher fosse feito, a Grand National faliu.

Dick Foran

FORAN, DICK (1910-1975). Nasceu em Flemington, New Jersey. Mome verdadeiro:  John Nicholas Foran. Nome de seu cavalo Smoke. Dotado de uma bela voz, iniciou sua carreira em em Hollywood, trabalhando com o nome de Nick Foran em filmes como Alegria de Viver / Stand Up and Cheer / 1934 da Fox, estrelado por Shirley Temple. Contratado pela Warner Bros., desempenhou alguns papéis importantes como coadjuvante (v. g. A Floresta Petrificada / The Petrified Forest / 1936, A Legião Negra / The Black Legion / 1936; Quatro Filhas / Four Daughters / 1928) e, entre um e outro filme classe A, foi selecionado pelo estúdio para ser o seu novo cowboy-cantor, encabeçando o elenco de 12 westerns B: 1935 – Luar dos Campos / Moonlight on the Prairie. 1936 – Destino Vingador / Song of the Saddle; Entre Índios e Piratas / Treachery Rides the Range; Missão Secreta / Trailin’ West; A Mala da Califórnia / California Mail. 1937 – Terras de Alvoroço / Guns of the Pecos; Longe da Lei / Land Beyond the Law; Terras Usurpadas / The Cherokee Strip; Blazing Sixes; Empty Holsters; The Devil’s Saddle Legion e Prairie Thunder. Em 1938, a Warner lhe deu o papel principal em um northwestern sobre a Polícia Montada em Technicolor, Coração do Norte / Heart of the North. No início dos anos 40, Foran foi para a Universal, onde trabalhou em filmes de horror (v. g. A Mão da Múmia / The Mummy’s Hand / 1940), musicais (v. g. Private Buckaroo / 1942) e comédias de Abott e Costello  (v. g. Cavaleiros da Galhofa / Ride’Em Cowboy / 1942 na qual, como “Bronco Bob Mitchell”, ele parodiava um herói de western hollywoodiano, que …  tinha medo de cavalos). No mesmo estúdio, estrelou 2 seriados: Os Conquistadores do Oeste / Winners of the West / 1940 e Os Cavaleiros da Morte / Riders of Death Valley / 1941, ambos dirigidos por Ford Beebe e Ray Taylor. Nos anos 40, 50 e 60, Foran ainda obteve alguns papéis de certo relêvo em filmes classe A (v. g. Sargento Quincannon em Sangue de Heróis / Forte Apache / 1948; Frank Jennings em Entre o Crime e a Lei / Al Jennings of Oklahoma / 1951; Jim McGinnis em The Fearmakers / 1958; Adam Stark em Império da Vingança / Taggart / 1964.

Hoot Gibson

GIBSON, HOOT (1892-1960). Nasceu em Tekamah, Nebraska. Nome verdadeiro: Edmund Richard Gibson. Nome de seu cavalo: Goldie. Ele foi um dos grandes cowboys da tela na época do cinema mudo. Fez muitos filmes curtos em 1911 e 1912. Sua carreira foi interrompida em 1917, ao ser convocado para servir o exército na Primeira Guerra Mundial. Em 1919, após seu desligamento, voltou aos filmes e começou fazendo westerns com o então jovem diretor, John Ford na Universal. Em 1921, Ford lhe deu seu primeiro papel principal em Ação Enérgica / Action. Gibson tornou-se imensamente popular durante os anos 20 e um dos astros mais preciosos do estúdio. Ele fez seus primeiros filmes falados na Universal: 1929 – Vaqueiro Errante / The Long Long Trail; Domador de Mulheres / Courtin’ Wildcats. 1930 – O Cavaleiro Ianque / The Mounted Stranger; Uma Noite na Cidade / TrailingTrouble; O Sítio da Morte / Roaring Ranch; Logrando Lobos / Trigger Tricks; Esporas de Ouro / Spurs; Vaqueiro Apaixonado / The Concentratin’ Kid. A Universal cancelou seu contrato abruptamente e ele se comprometeu com a Allied, onde fêz: 1931 – O Capitão Espalha Brasa / Clearing the Range; O Cavalo Selvagem / Wild Horse(relançado como Silver Devil); O Bamba do Rio Verde / Hard Hombre. 1932 – The Local Bad Man; The Gay Buckaroo; Spirit of the West; Comprando Barulho / A Man’s Land; The Cowboy Counselllor; Cavalgada Heróica  / The Boiling Point. 1933 – The Dude Bandit; The Fighting Parson. Seus filmes seguintes foram: 1935 – O Preço doResgate / Sunset Range; Um Capataz de Mão Cheia / Rainbow’s End (First Division); Duelo de Valentes / Powdersmoke Range (ao lado de Harry Carey na RKO); Swifty. 1936 – Lucky Terror; Feud of the West; Frontier Justice; The Riding Avenger, Cavalcade of the West (todos da Diversion); O Último Bandoleiro / The Last Outlaw (ao lado de Harry Carey na RKO); o seriado O Aliado Misterioso / The Painted Stallion / 1937 na Republic. Em 1943, Gibson retornou para a frente das câmeras na Monogram, estrelando primeiramente com Ken Maynard e depois com Bob Steele, 7 westerns da série Trail Blazers: O Mistério do Desfiladeiro / Wild Horse Stampede; Nas Malhas da Lei / The Law Rides Again; Pistolas Chamejantes / Blazing Guns; O Vale da Morte / Death Valley Rangers; Rumo ao Oeste / Westward Bound; Falsários do Oeste / Arizona Whirlwind; Malfeitores / Outlaw Trail; Diligência de Sonora / Sonora Stagecoach. Em seguida, ele fez mais 3 westerns com Bob Steele fora da série Trail Blazers: O Valentão de Utah / The Utah Kid; Paragens Inóspitas / Marked Trails; A Lei da Pistola / Trigger Law. Em 1953, voltou outra vez para a tela em Marshall’s Daughter e, em 1959, apareceu no western classe A, Marcha de Heróis / The Horse Soldiers, dirigido pelo seu velho amigo John Ford (Obs. Ver mais informações sobre Hoot Gibson no meu post de 28 de abril de 2011).

Kirby Grant

GRANT, KIRBY (1911-1985). Nasceu em Butte, Montana. Nome verdadeiro: Kirby Grant Hoon Jr. Ele foi um prodígio no violino quando era criança, mas deixou o estudo da música clássica e formou sua própria banda. Trabalhou como cantor de rádio e fez breves aparições – não creditado ou usando as vêzes o nome de Robert Stanton, em filmes de variados estúdios e gêneros. Seus primeiros westerns foram: 1938 – Ronda de Sangue / Red River Range da série The Three Mesquiteers, estrelada por John Wayne, Ray Corrigan. 1939 – O Vale dos Renegados / Lawless Valley; 1940 – Código de Bala / Bullet Code, ambos tendo como figura principal George O’Brien. Em 1944, foi contratado pela Universal onde fez musicais e comédias e, a partir de 1945, 7 westerns com Fuzzy Knight como companheiro: 1945 – Bad Men of the Border; Code of the Lawless; Trail to Vengeance. 1946 – Tiroteio no Deserto / Gun Town; Bandoleiro do Oeste / Rustlers Roundup; Lawless Breed; Homens sem Lei / Gunman’s Code. Em 1949. Kirby iniciou uma série para a Monogram, na qual interpretava um polícia montada acompanhando sempre por Chinook, the Wonder Dog. Foram 10 filmes ao todo: 1949 – Trail of the Yukon; Caçadores de Lobos / The Wolf Hunters. 1950 – O Lobo Fantasma / Snow Dog; Trágica Advertência / Call of theKlondike. 1951 – Caçadores de Homens / Yukon Manhunt; Northwest Territory. 1952 – Yukon Gold. 1953 – Floresta Misteriosa / Fangs of the Arctic; A Pista do Enforcado / Northern Patrol. 1954 – Garras Assassinas / Yukon Vengeance.

Monte Hale

MONTE HALE (1919 – 2009). Nasceu em Ada, Oklahoma. Nome verdadeiro; Samuel Buren Ely. Nome de seu cavalo: Pardner. Ele cantava no rádio e, contratado pela Republic, atuou como bit player em vários filmes do estúdio, tornando-se finalmente o novo cowboy-cantor do estúdio, onde fez 19 westerns: 1946 – Home on the Range; Man from Rainbow Valley; Out California Way. 1947 – Last Frontier Uprising; Along the Oregon Trail; Under Colorado Skies. 1948 – California Firebrand; The Timber Trail; Son of God’s Country. 1949 – Príncipe das Planícies / Prince of the Plains; Law of the Golden West; Atirar para Matar / Outcasts of the Trail; South of Rio; Sede deVingança / San Antone Ambush; Ranger of the Cherokee Strip; Pioneer Marshall. 1950 – Aviso Denunciador / The Vanishing Westerner; The Old Frontier; Bandoleiros do Missouri / The Missourians.

Russel Hayden

HAYDEN, RUSSELL (1912-1981). Nasceu em Chico, Califórnia. Nome verdadeiro: Hayden Michael Lucid. Trabalhou na Paramount como técnico de laboratório, assistente de câmera e montador e, em meados dos anos 30, foi promovido a gerente na produtora de “Pop”Sherman. Este recrutou Hayden como substituto de James Ellison e ele interpretou Lucky Jenkins em 27 westerns de Hopalong Cassidy: 1937 – À Sombra da Lei / Hills of Old Wyoming; Vingança de Irmão / North of the Rio Grande; O Fim da Quadrilha / Rustlers Valley; O Estouro da Boiada/ Hopalong Rides Again; Laçada do Destino / Texas Trail. 1938 – O Herói do Rancho / Partners of the Plains; A Única Testemunha / Cassidy of the Bar 20; Sob o Céu do Oeste / Pride of the West; Coração do Arizona / Heart of Arizona; Mina Misteriosa / Bar 20 Justice; Felicidade em Brumas / In Old Mexico; A Mestre Rural / The Frontiersman. 1939 – O Tolo Esperto / Sunset Trail; Uma Cartada Afoita / Silver on the Sage; A Sombra do Passado/ Renegade Trail; O Homem Prático / Range War; A Lei dos Pampas / Law of the Pampas. 1940 – Os Caminhos de Santa Fé / Santa Fe Marshall; O Trunfo é Paus / The Showdown; Piratas da Estrada / Hidden Gold; Ferradura Fatal / Stagecoach War; Three Man from Texas; A Caravana Emboscada / Doomed Caravan; O Cartucho Acusador / In Old Colorado; Fronteiras Perigosas / Border Vigilantes; Piratas a Cavalo / Pirates on Horseback; Cidade Sem Justiça / Wide Open Town. Sherman usou Hayden também em filmes da série Zane Grey da Paramount: 1938 – O Cavaleiro Misterioso / The Mysterious Ride. 1939 – Herança do Deserto / Heritage of the Desert.  1940 – Batismo de Fogo / Knights of the Range; Estrela do Ocidente / The Light of the Western Star. Em 1941-1942, Hayden fez 8westerns na Columbia, estrelados por Charles Starrett: 1941 – Real Patrulha Montada / The Royal Mounted Patrol. 1942 – Bandoleiros do Faroeste / Riders of the Badlands; Redenção de um Bandido / West of Tombstone; Bandoleiros das Planícies / Lawless Plaisnmen; Lá no Texas / Down Rio Grande Way; O Rancho Misterioso / Riders of the Northland; A Lei das Colinas / Bad Men of the Hills; Diligência de Deadwood / Overland to Deadwood. Em seguida, a Columbia deu a Hayden a sua própria série, tendo como companheiro Dub Taylor: 1942 – O Prado Solitário / The Lone Prairie; Um Xerife Turuna / A Tornado in the Saddle. 1943 – Cavaleiros da Polícia Montada / Riders of the Nortwest Mounted; A Maldição dos Rancheiros / Saddles and Sagebrush; Espoliadores / Silver City Raiders. O Rural Foragido / The Vigilantes Ride; No Rastro do Asssassino / Wyoming Hurricane; O Último Cavaleiro/ The Last Horseman. Hayden fez ainda 2 westerns na Universal: 1943 – Frontier Law. 1944 – Marshall of Gunsmoke (estrelado por Tex Ritter) e um seriado, A Cidade Perdida / The Lost City of the Jungle / 1946; 2 westerns para a Golden Gate Pictures (Dist. Screen Guild): 1946 – Neath Canadian Skies; North of the Border; 2 westerns para a Bali Pictures (Dist: Screen Guild): 1947 – Where the North Begins; Trail of the Mounties; 1 westernna Republic: 1948 – Amigos da Aventura / Sons of Adventure; 6 westerns distribuídos pela Lippert, tendo como companheiro James Ellison: 1950 – Hostile Country; Marshall of Heldorado, Crooked River, Colorado Ranger, A Turma de Sempre/ West of the Brazos, Fast on the Draw; 2 westerns estrelados por Gene Autry: 1951 – Texas Never Cry; Valley of Fire. Também como coadjuvante fez: 1948 – O Romântico Defensor / Albuquerque da Pine Thomas (Dist. Paramount), estrelado por Randolph Scott; 1949 – Deputy Marshall; Apache Chief da Lippert, estrelados respectivamente por Jon Hall e Alan Curtis.

Tim Holt

HOLT, TIM (1919- 1973). Nasceu em Beverly Hills, Califórnia. Nome verdadeiro: Charles John Holt Jr.  Nome de seu cavalo: Lightning. Nascido e criado em Hollywood, ele era filho de Jack Holt e irmão de Jennifer Holt, uma das principais atrizes dos westerns B. Além dos seus 47 westerns B da RKO, Tim teve papéis importantes em grandes clássicos do cinema: 1939 – como oficial de cavalaria em No Tempo das Diligências / Stagecoach   1943 – como Georgie Minifer em Soberba / The Magnificent Ambersons; 1946 – como Virgil Earp em Paixão dos Fortes / My Darling Clementine; 1948 – como um dos três garimpeiros em O Tesouro de Sierra Madre / The Treasure of Sierra Madre. Seu primeiro filme foi ao lado do pai – aos sete anos de idade – em Fibra de Herói / The Vanishing Pioneeer/ 1928. Na RKO: 1940 – A Jornada da Morte / Wagon Train; Punhos Contra Revólveres / The Fargo Kid. 1941 – Vingança na Fronteira / Along the Rio Grande; Ladrões de Terras / Robbers ofthe Range; Ciclone a Cavalo / Cyclone on Horseback; Ladrões de Ouro / Six Gun Gold; A Senda do Crime / The Bandit Trail; Mina de Dinheiro / Dude Cowboy. 1942 – Galopando ao Vento / Riding the Wind; Paraíso dos Bandoleiros / Land of the Open Range; Afrontando o Perigo / Come on Danger; Cascos Trovejantes / Thundering Hoofs; O Falso Delegado / Bandit Ranger; Piratas do Prados / Pirates of the Prairie. 1943 – Traidores da Lei / Fighting Frontier; Justiça Vingadora / Sagebrush Law; Cavaleiro VIngador / The Avenging Rider; Vingador Mascarado / Red River Robin Hood. 1947 – Morros Trovejantes / Thunder Mountain; Montanhas Perigosas / Under the Tonto Rim; O Cavalo Selvagem / Wild Horse Mesa. 1948 – Herança Fatal / Western Heritage; Armas do Ódio / Guns of Hate; O Valente do Arizona / The Arizona Ranger; O Agente da Morte / Indian Agent; Revólveres Fumegantes / Gun Smugglers. 1949 – Irmãos na Sela / Brothers of the Saddle; Os Salteadores / Rustlers; Diligência Fatídica / Stagecoach Kid; Bandidos Mascarados / Masked Raiders; Renegados do Oeste / The Mysterious Desperado. 1950 – Cavaleiros da Audácia / Riders of the Range; Desfiladeiro Fatal / Dynamite Pass; Aventuras Ciclônicas / Storm OverWyoming; Bandoleiro da Vingança / Rider from Tucson; Tesouro da Fronteira / Border Treasure; A Patrulha do Rio Grande / Rio Grande Patrol; 1951 – A Lei dos Maus / Law of the Badlands; Ginete Audacioso / Saddle Legion; Valentes Destemidos / Gun Play; Roubo no Rancho / Pistol Harvest; Balas da Vingança / Hot Lead; Sabotagem noPrado / Overland Telegraph. 1952 – Guia Rural / Trail Guide; O Agente da Morte / Road Agent; Violência de Bandido / Target; Desert Passage.

George Houston

HOUSTON, GEORGE (1896-1944). Nasceu em Hampton, New Jersey. Nome verdadiro: George Fleming Houston. Após ter trabalhado em algums musicais na Broadway,  foi contratado pela Grand National em 1938, para interpretar o papel de Wild Bill Hickock em Frontier Scout. Huston apareceu (com o nome de George Byron) como um cantor de cabaré em Bloqueio / Blockade / 1938 da Warner e em mais alguns filmes classe A (v. g. como o Grande Marechal George Duroc em O Romance de Madame Walewska / Conquest / 1937; como Schiller em A Grande Valsa / The Great Waltz / 1938; como George Washington em A Flama da Liberdade / The Howards of Virginia / 1940) e, no início de 1941, foi escolhido pela PRC para ser Tom Cameron, “The Lone Rider”, em 11 westerns B: 1941 – Cavaleiro Solitário / The Lone Rider Rides On; O Solitário da Fronteira / The Lone Rider Crosses the Rio; Os Fantasmas do Deserto / The Lone Rider in Ghost Town; The Lone Rider in Frontier Fury; The Lone Rider Ambushed; The Lone Rider Fights Back. 1942 – The Lone Rider and the Bandit; The Lone Rider in Cheyenne; The Lone Rider in Texas Justice; Border Roundup; Outlaws of Boulder Pass.

Jack Hoxie

HOXIE, JACK (1885-1965). Nasceu em Kingfisher, Oklahoma. Nome verdadeiro: John Hartford Hoxie. De 1913 até ganhar seu primeiro papel principal no seriado O Fio do Destino / Lightning Bryce da National Film Corp. ele fez (usando o nome de Hartford Hoxie, depois abreviado para Hart) muitos westerns de dois rolos, alguns com Helen Holmes e a maioria com Marin Sais (com quem se casou), quase todos para a Kalem. Nos anos 1921-22, Hoxie foi se firmando como astro cowboy em westerns produzidos por Ben Wilson e distribuídos pela Arrow Pictures. Posteriormente, comprometeu-se com a Sunset Productions e, em 1923, na Universal ele se tornou o cowboy de prestígio do estúdio depois de Hoot Gibson: 1924 – O Cavaleiro Fantasma / The Phantom Horseman; O Direito Sempre Vence / The Galloping Ace; Bendita Neve / Ridgeway of Montana; O Desconhecido / The Man from Wyoming; Na Trilha do Perigo ou De Volta à Pátria / The Back Trail; Herança de Sangue / Fighting Fury; Pela Honra da Palavra / The Sign of the Cactus. 1925 – Cascos Voadores ou Dever de Consciência / Flying Hoofs; O Laçodo Amor / A Roaring Adventure; Entre a Vida e a Morte / Ridin’ Thunder; Um Rasgo de Valor / Don Daredevil; O Cavaleiro Vermelho / The Red Rider; O Foragido / Western Wallop; Na Pista do Amor / Daring Chances; Vingando o Passado / The White Outlaw; Aparando o Golpe / Bustin’ Tru; Um Romance no Deserto / Hidden Loot; Eu Sou Ele / Two-Fisted Jones. 1926 – O Demônio / The Demon; No Rastro da Vingança / A Six-Shooting Romance; O Delegado da Fronteira / The Border Sheriff; Comprando Barulho / Looking for Trouble; O Paladino da Paz / The Fighting Peacemaker; A Cavalhada Selvagem / The Wild Horse Stampede; Pela Vida de Seu Pai / Red Hot Leather. 1927 – Uma Questão de Opinião / Rough and Ready; The Western Whirlwind; Devoção e Amor / The Rambling Ranger; Pela Lei e Pela Ordem / Grinning Guns / Homens de Ânimo / Men of Daring; Os Três Lutadores / The Fighting Three. Em 1926, interpretou o papel de Buffalo Bill no filme da Metropolitan estrelado por William Boyd, A Última Testemunha / The Last Frontier. Durante os anos 30, Hoxie assinou contrato com a Majestic Pictures e retomou brevemente sua carreira na tela em 6 westerns B, produzidos por Larry Darmour: 1932 – Ouro Maldito / Gold; Justiça de Criminoso / Outlaw Justice; Cavaleiros da Noite / The Law and the Lawless. 1933 – Correio Expresso do Arizona / Via Pony Express; Salteador do Arizona / Gun Law; Ajuste Final / Trouble Busters.

Art Jarrett

JARRETT, ART (1907-1987). Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Arthur L. Jarrett Jr. Cantor e músico de orquestra de dança, fez somente um western B para a Grand National em 1939: Trigger Pals. A companhia faliu, e ele retornou à sua carreira musical.

Herb Jeffries

JEFFRIES, HERB (1913-2014). Nasceu em Detroit, Michigan. Nome verdadeiro: Umberto Alexander Valentino. Cantor e músico de jazz, ele estrelou alguns filmes étnicos destinados às platéias negras. 1937 – Harlem on the Prairie. 1938 – Two-Gun Man from Harlem; O Vaqueiro de Bronze / The Bronze Buckaroo. 1939 – Harlem Rides the Range.

Buck Jones

JONES, BUCK (1891-1942). Nasceu em Vincennes, Indiana. Nome verdadeiro: Charles Frederick Gebhart. Nome de seu cavalo: Silver. Juntamente com Tom Mix e Ken Maynard formou o trio máximo de cowboys da cena muda. Foi com o Ringling Brothers Circus que ele chegou a Hollywood, começando em 1918 como stuntman em westerns de dois rolos da Universal, transferindo-se depois para uma companhia independente, Canyon Pictures, na qual atuou em uma série de filmes de Franklin Farnum. A Fox contratou Buck como dublê e figurante e nessa ocasião ele apareceu em filmes de William Farnum e Tom Mix. O primeiro filme de Buck Jones no papel principal foi Quem Não Arrisca / The Last Straw e, nos próximos anos, fez mais de 60 filmes para a Fox, disputando com Tom Mix o aplauso dos fãs. Buck trabalhou nesta companhia até 1927, quando formou produtora própria, a Buck Jones Productions e fez O Grande Salto / The Big Hop, que resultou em um fracasso de bilheteria. Ele então fundou o Buck Jones Wild West Show and Roundup Days, apresentando-se como grande atração; porém, infelizmente, o espetáculo não se firmou e Buck perdeu muito dinheiro nessa aventura. Em 1930, ele estava com dificuldades financeiras e assinou contrato com a Beverly Productions de Sol Lesser, para fazer filmes que seriam distribuídos pela Columbia. Após uma série de 8 filmes, a Columbia assumiu diretamente a produção. Em 1934, Buck atingiu uma popularidade que suplantava a dos melhores dias do período silencioso e foi para a Universal onde fez 22 filmes e quatro seriados. Ele saiu da Universal em 1937 e se uniu a Coronet Productions, participando de uma série de westerns, distribuídos pela Columbia e produzidos pelos irmãos Maurice e Frank King. Finalmente, Buck formou, com Tim McCoy e Raymond Hatton, o trio de veteranos em 8 westerns da série Rough Riders, produzida por Scott R. Dunlap para a Monogram. Buck Jones morreu em um incêndio, ocorrido em 28 de novembro de 1942, no Melody Lounge no andar térreo do Cocoanut Grove (Obs. Ver mais informações sobre Buck Jones no meu post de 4 de setembro de 2010).1928 – O Grande Salto / The Big Hop. 1930 – A Estância Sinistra / Shadow Ranch; O Cavaleiro Solitário / The Lone Rider; Homens sem Lei / Men Without Law; Senda Sangrenta / The Dawn Trail. 1931 – Vingança do Deserto / Desert Vengeance; O Vingador / The Avenger; O Guardião do Texas / The Texas Ranger; A Fôrça do Dever / The Fighting Sheriff; O Estigma do Acaso / Branded; A Lei da Fronteira / Border Law; Estância em Guerra / Range Feud; No Limite da Justiça / The Deadline. 1932 – O Cavaleiro da Justiça / Ridin’ for Justice; O Guardião da Lei / One Man Law; O Terror dos Bandidos / South of the Rio Grande; O Amigo do Perigo / Hello Trouble; O Filho da Tribo / White Eagle; Honra Pelo Dever / McKenna of the Mounted. 1933 – A Trilha Proibida / Forbidden Trail; Crime de Traição / Treason; O Cavaleiro do Poente / Sundown River; Audácia de Tirano / California Trail; O Vale da Morte / Unknown Valley; O Caçador de Emoções / Thrill Hunter; A Vila dos Fantasmas / Gordon of Ghost City (seriado). 1934 – O Código e um Herói / The Fighting Code; Músculos de Aço / The Fighting Ranger; Farejando a Caça / Man Trailer; Um Roceiro de Sorte / Rocky Rhodes; Quando um Homem Vê Perigo / When a Man Sees Red; O Cavaleiro Vermelho / The Red Rider (seriado). 1935 – Prêmio de Consolação / The Crimson Trail; Esperança que Renasce / Stone of Silver Creek; Dívida de Jogo / Outlawed Guns; Audácia Recompensada / Border Brigands; Lembrança Querida / The Throwback; A Pistola de Punho de Marfim / The Ivory-Handled Gun; Aventureiros Heróicos / Roaring West (seriado). 1936 – O Ocaso do Poder / Sunset of Power; Entrevista Interrompida / Silver Spurs; Luta Inglória / For the Service; O Boiadeiro e o Órfão / The Cowboy and the Kid; Devorador de Quilômetros / Ride’em Cowboy; Semelhança Enganadora / Boss Rider of Gun Creek; O Rancho das Feitiçarias / Empty Saddles; O Cavaleiro Fantasma / The Phantom Rider (seriado). 1937 – Tumultos da Vida / Sand Flow; À Esquerda da Lei / Left Handed Law; Vencendo a Razão / Smoke Tree Range; Ases Negros / Black Aces; Aqui Mando Eu / Law for Tombstone; Castigo Imprevisto / Boss of Lonely Valley; Última Etapa / Sudden Bill Dorn; Abutres dos Negócios / Headin’ East; Ídolos de Barro / Hollywood Roundup. 1938 – Fronteiras Heróicas / California Frontier; O Expresso Postal / The Overland Express; Esperteza de Texano / Law of the Texan; Zombando do Perigo / Stranger from Arizona. 1940 – A Caravana do Oeste / Wagons Westward. 1941 – Série Rough Riders: O Vaqueiro do Arizona / Arizona Bound; O Agente Encoberto / The Gunman from Bodie; Ouro Fatal / Forbidden Trails; Águia Branca / White Eagle (seriado); Os Cavaleiros da Morte / Riders of Death Valley (seriado). 1942 – Além da Fronteira / Below the Border; O Mistério da Cidade Fantasma / Ghost Town Law; Rumo ao Texas / Down Texas Way; Centauros Vingadores / Riders of the West; À Margem da Lei / West of the Law; Amanhecer na Fronteira / Dawn on the Great Divide.

Tom Keene

KEENE, TOM (1896 – 1963). Nasceu em Rochester, Nova York. Nome verdadeiro: George Duryea.  Nome do seu cavalo: Rusty, the Wonder Horse. Oriundo dos palcos, estreou na tela (como George Duryea) em 1928 no filme de Cecil B. DeMille Mulher Sem Deus / The Godless Girl 1929, trabalhou para várias companhias em filmes classe A (v. g. Ouro Redentor / Tide of Empire / 1929 de Allan Dwan) e, logo após ter feito The Dude Wrangler para a World Wide, foi (com o nome de Tom Keene) contratado pela RKO: 1930 – Pardon my Gun. 1931: A Trilha do Sol Nascente / Sundown Trail; Freighters of Destiny. 1932 – Partners; Arrebentando Selas / Saddle Buster; O Vale dos Fantasmas / Ghost Valley; Entre Ladrões de Gado / Beyond the Rockies; O Terror das Planícies  / Come on Danger; Renegados do Oeste / Renegades of the West. 1933 – O Rio Escarlate / Scarlet River; O Filho da Fronteira / Son of the Border; The Cheyenne Kid; Cross Fire. Paralelamente aos seus westerns B, Keene fez filmes classe A (v. g. Na Pista do Criminoso / Sunset Pass / 1933, de Henry Hathaway, para a Paramount; O Pão Nosso / Our Daily Bread / 1934, de King Vidor, para a Viking Productions (Dist. United Artists). Após comparecer ao lado de Buster Crabbe em dois westerns da Paramount, Roubada a Tempo / Desert Gold e A Cerca Inimiga / Drift Fence, Keene assinou contrato com a Crescent: 1936 – The Glory Trail; A Tentadora / Rebellion; 1937 – Battle of Greed; Rainha da Louisiana / Old Louisiana; Under Strange Flags; The Law Commands; Drums of Destiny; Raw Timber. No final de 1937, Keene foi para a Monogram: 1937 – Os Destemidos / God’s Country and the Man; Na Encruzilhada / Where Trails Divide; Romance na Serra / Romance of the Rockies. 1938 – Riscos da Fronteira / The Painted Trail.  1941- Wanderers of the West; Dynamite Canyon; The Driftin’ Kid; Riding the Sunset; Lone Star Law Men. 1942 – Western Mail; Arizona Roundup; No Fim da Picada / Where Trails End. Depois disso, Keene mudou seu nome para Richard Powers e se tornou um ator para pequenos papéis, aparecendo à vezes em bons filmes como Rancor / Crossfire / 1947 ou Expresso para Berlin / Berlin Express / 1948. Em 1950, estrelou um seriado: A Quadrilha do Diabo / Desperadoes of the West na Republic.

Paul Kelly

KELLY, PAUL (1899 – 1956). Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Paul Michael Kelly.Começou sua carreira em 1911 como ator infantil no teatro e em filmes mudos da Vitagraph. Como adulto, alternou seu trabalho no palco e na tela, onde atuou quase sempre como coadjuvante em filmes classe A para várias companhias. Sua contribuição para os westerns B ocorreu quando a Fox o colocou como astro de dois filmes: 1936 – O Dever Acima de Tudo  / The Country Beyond e Falso Vaqueiro / It Happened Out West. Kelly estrelou também um seriado, Código Secreto / The Secret Code em 1942, no qual interpetava o papel do mocinho, O Comando Negro.

John Kimbrough

KIMBROUGH, JOHN (1918-2006).  Nasceu em Haskell, Texas. Nome verdadeiro: John Alec Kimbrough. Depois que a Republic promoveu como astro o atleta Sammy Baugh no seu seriado Contra a Quinta Coluna / King of Texas Rangers / 1941, a 20thCentury-Fox decidiu promover este outro atleta, colocando-o em dois westerns B: 1942 – Vaqueiro Solitário / Lone Star Ranger e Sundown Jim.

John ” Dusty “King

KING, JOHN “DUSTY” (1909-1987). Nasceu em Cincinnati, Ohio. Nome verdadeiro:  Miller McLeod Everson. Começou no rádio como locutor e cantor. Era vocalista da orquestra de Ben Barnie, quando foi contratado pela Universal, onde esteve quase sempre como coadjuvante em filmes de vários gêneros e dois seriados: Aventuras de Frank, o Gladiador / The Adventures of Frank Merriwell / e Az Drummond / Ace Drummond  / 1936. Em 1940, assinou contrato com a Monogram, para atuar como o cowboy cantor na série Range Busters. 1940 – The Range Busters; Trailing Double Trouble; West of Pinto Basin. 1941 –Trail of the Silver Spur; The Kid’s Last Ride; Tumbledown Ranch in Arizona; Wranglers Roost; Fugitive Valley; Saddle Mountain Roundup; Tonto Basin Outlaws; Underground Rustlers. 1942 – Thunder River Feud Rocky River Renegades; Boot Hill Bandits; Texas Trouble Shooters; Arizona Stage Coach; Cavaleiros da Pátria / Texas to Bataan; Trail Riders. 1943 – A Voz da Cova / Two Fisted Justice; O Mistério do Rancho / Haunted Ranch.

Fred Kohler Jr.

KOHLER JR., FRED (1911-1993). Nasceu em Los Angeles, Califórnia. FIlho de Fred Kohler, ator conhecido dos anos 20 / 30, fez quase sempre pequenos papéis ou atuou como coadjuvante em filmes de vários gêneros e estrelou dois westerns B para Commodore Pictures: 1935 – Ambição de Ouro / The Pecos Kid; O Filho do Deserto / Toll of the Desert. Kohler pai e Kohler filho apareceram juntos em Em O Vale dos Renegados / Lawless Valley / 1938, produzido pela RKO Radio e estrelado por George O’Brien, Jr .

Allan Rocky Lane

LANE, ALLAN ROCKY (1909-1973). Nasceu em Mishakawa, Indiana. Nome verdadeiro; Harry Leonard Albershardt. Nome de seu cavalo: Black Jack.  Grande atleta na Universidade, foi “descoberto”por um caçador de talentos e assinou contrato com a Fox, onde estreou no cinema em Braços Vazios / Not Quite Decent / 1929, e fez mais alguns filmes. No início dos anos 30, transferiu-se para a Warner Bros. e, após alguns papéis pequenos, resolveu voltar para a Fox (agora chamada 20thCentury-Fox), assumindo funções de coadjuvante (v.g. Pequena Clandestina / Stowaway / 1936 com Shirley Temple; Charlie Chan nos Jogos Olímpicos / Charlie Chan at the Olympics / 1936). Ele obteve seu primeiro papel principal na Republic em The Duke Comes Back / 1937 e depois, na RKO, ganhou outros  (v. g. Penhor de Honra / Panama Lady / 1939 com Lucille Ball) e participou de umwestern ao lado de Harry Carey e Tim Holt: A Lei na Terra dos Bandoleiros / The Law West of Tombstone. Na Republic fez 4 seriados: 1940 – O Rei da Polícia Montada / King of the Royal Mounted. 1942 – Polícia Montadacontra a Sabotagem / King of the Mounties; A Tribo Misteriosa / Dare Devils of the West.  1944 – A Mulher Tigre /Tiger Woman. Trabalhou também em alguns filmes de outros gêneros e iniciou sua própria série de westerns, sendo 7 deles como Red Ryder: 1944 – À Procura do Assassino / Silver City Kid; Vaqueiro Solitário / Stagecoach to Monterey; Sheriff of Sundow. 1945 – The Topeka Terror; Salteadores do Texas / Corpus Christi Bandits; Trail of KitCarson; Série Red Ryder: 1946 – Rota de Criminosos / Santa Fe Uprising; Diligência de Bandidos / Stagecoach toDenver. 1947 – Motim em Nevada / Vigilantes of Boomtown; Várzeas em Chamas / Homesteaders of Paradise Valley; Cachimbo da Paz / Oregon Trail Scouts; Quadrilha do Vale / Rustlers of Devil’s Canyon; Cartas Marcadas / Marshall of Cripple Creek (fim da série Red Ryder); Fronteira Indômita / The Wild Frontier; O Fantasma doDesfiladeiro / Bandits of Dark Canyon. 1948 – Terra do Terror / Oklahoma Badlands; Fronteiras sem Lei / The Bold Frontiersman; Vingança Tenebrosa / Carson City Raiders; Estalagem Misteriosa / Marshall of Amarillo; Armadilha de Morte / Desperadoes of Dodge City; Cilada Fatal / The Denver Kid; Delegado Sagaz / Sundown in Santa Fe; Vingança de Índio / Renegades of Sonora. 1949 – Intrépido Xerife / Sheriff of Wichita; O Vale do Terror / Death Valley Gunfighter; Traição na Fronteira / Frontier Investigator; Bandido do Wyoming / The Wyoming Bandit; Piratas da Estrada / Bandit King of Texas; Nas Malhas da Justiça / Navajo Trail Raiders; Misterioso Desaparecido / Powder River Rustlers. 1950 – A Cobiça do Ouro / Gunmen of Abilene; O Terror do Arizona / Code of the Silver Sage;Os Três Mascarados / Salt Lake Raiders; O Segredo das Cartas / Covered Wagon Raid; Vigilante Justiceiro / Vigilante Hideout; O Protetor da Diligência / Frisco Tornado; O Rancho da Discórdia / Rustlers on Horseback. 1951 – Caminhante Solitário / Rough Riders of Durango; Quatreiros Noturnos / Night Riders of Montana; O FalsoBandoleiro / Wells Fargo Gunmaster; Covil de Ladrões / Fort Dodge Stampede; Abutres Noturnos / Desert of Lost Men. 1952 – Tesouro Fatal / Captive of Billy the Kid; Homens do Mal / Leadville Gunslinger; Golpe de Audácia / Black Hills Ambush; Povoado Assombrado / Thundering Caravans; Vingança Implacável / Desperadoes Outpost. 1953 – Caçada Sinistra / Marshall of Cedar Rock; Terra de Malfeitores / Savage Frontier; Aventuras no Oeste / Bandits of the West; Na Pista dos Criminosos / El Paso Stampede. Lane apareceu ainda  – com outros astros-cowboys – em Os Sinos de Rosarita / The Bells of Rosarita / 1945, western estrelado por Roy Rogers.

Lash La Rue

LA RUE, LASH (1917–1996). Nasceu em Gretna, Louisiana. Nome verdadeiro: Alfred LaRue. Começou a atuar em filmes em 1945, como Alfred LaRue, em um seriado da Universal, A Chave Mestra / The Master Key. A PRC selecionou-o para fazer o papel de um fora-da-lei, The Cheyenne Kid, em um western Eddie Dean, Song of OldWyoming, ele aprovou e, no ano seguinte, apareceu em mais dois filmes de Dean: The Caravan Trail e Wild West, este, tal como os dois primeiros, filmados em Cinecolor. Em 1947, ganhou sua própria série, contituída por 8 westerns: 1947 – Law of the Lash; Border Feud; Pioneer Justice; Ghost Town Renegades; Stage to Mesa City; Return of the Lash; The Fighting Vigilantes; Cheyenne Takes Over. Em 1948, a série continuou, agora sob o auspício da Western Adventure Productions de Ron Ormand com distribuição pela Screen Cuild: 1948 – Dead Man’s Gold; Mark of the Lash; Frontier Revenge. 1949 – Outlaw Country; Son of Billy the Kid; Son of a Badman. 1950 – King of the Bullwhip; The Dalton’s Women. 1951 – The Thundering Trail; The Vanishing Outpost. 1952 – The Black Lash; The Frontier Phantom.

Rex Lease (com as duas pistolas)

LEASE, REX (1903- 1968).  Nasceu em Central City, West Virginia. Nome verdadeiro: Rex Lloyd Lease. No cinema mudo e sonoro ele trabalhou para várias companhias modestas, interpretando pequenos papéis e às vezes liderando o elenco (v. g. do seriado O Piloto Misterioso / The Mystery Pilot / 1926). Entre 1930 e 1936, estrelou 8 westerns para os estúdios Tiffany, World Wide e, principalmente, Superior: 1930 – The Utah Kid. 1931 – In Old Cheyenne. 1935 – Rodeio Infernal / The Cowboy and the Bandit; Cyclone of the Saddle; Companheiros de Luta / Pals of the Range; O Crime da Mina / Fighting Caballero; The Ghost Rider; Lutador do Oeste / Rough Riding Ranger bem como dois seriados: 1931 – The Sign of the Wolf da Metropolitan. 1936 – A Flecha Sagrada / Custer’s Last Stand da Stage and Screen. Rex destacou-se -ainda em Law of the Range e Cavaleiros das Trevas / Riders of the Dark(westerns de Tim McCoy, ambos de 1928, para a MGM); Justiça a Tiros / Fast Bullets e Tiroteio Infernal / Ridin’ On(westerns de Tom Tyler, ambos de 1936, para a Reliable); Cavalcade of the West (western de Hoot Gibson de 1936 para a Diversion Picture); A Mina de Prata / The Silver Tray (western com Rin-Tin-Tin de 1937 para a Reliable); e como Pecos Kid em Lightnin’ Bill Carson (western de Tim Mc Coy de 1936 para a Puritan).

Bob Livingstone

LIVINGSTON, BOB (1904-1988). Irmão de Jack Randall, também cowboy do western B. Nasceu em Quincey, Illinois. Nome verdadeiro: Robert Edward Randall. Entrou para o cinema ainda no período silencioso, trabalhando como bit player para vários estúdios. Em 1933, foi contratado pela MGM, onde continuou atuando em pequenos papéis.  Em 1936, a Republic o colocou como o mascarado The Eagle no seriado Os Vigilantes da Lei  / The Vigilantes Are Coming e como o Zorro em A Marca do ZorroThe Bold Caballero. Ainda na Republic, ele foi o Stony Broke original em 29 westerns da série The Three Mesquiteeers (papel depois interpretado por John Wayne em 8 filmes) e o Lone Ranger no seriado A Volta do Cavaleiro Fantasma / The Lone Ranger Rides Again, tendo a seu lado o Chief Thundercloud como Tonto. Em 1941, Livingston deixou a Republic para assumir (em substituição a George Houston) o papel principal em 6 westerns da série The Lone Rider.  Em 1944, ele retornou à Republic, onde interpretou o papel de John Paul Revere na série de Eddie Dew, que só teve dois filmes; no mesmo ano, ele fez ainda dois westerns nesse estúdio. Série The Three Mesquiteers: Pé de Guerra / The Three Mesquiteers; Ouro Escondido / Ghost Town Gold; Roarin ‘ Lead. 1937 – A Caveira Que Assobia / Riders of the Whistling Skull; Soberanos da Sela / Hit de Saddle; Galopando para a Justiça / Gunsmoke Ranch; Avante, Boiadeiro/ Come On Cowboys; Sentinelas do Vale / Range Defenders; Heart of the Rockies; O Grande Rodeio / Wild Horse Rodeo. 1938 – The Purple Vigilantes; Call the Mesquiteers; Outlaws of Sonora; Riders of the Black Hills; Heroes of the Hills. 1939 – The Kansas Terrors; Cowboys from Texas. 1940 – Heroes of the Saddle; Pioneeers of the West; Covered Wagon Days; Rocky Mountain Rangers; Oklahoma Renegades; O Filho do Delegado / Under Texas Skies; Defensores Indomáveis / The Trail Blazers; O Cavalo Justiceiro / Lone Star Raiders. 1941 – Pioneiros das Planícies / Prairie Pioneers; Amigos Até a Morte / Pals of the Pecos; O Traidor da Tribo / Saddlemates; Espoliadores de Sonora / Gangs of Sonora. Série Lone Rider: 1942 – Overland Stagecoach. 1943 – Wild Horse Rustlers; Death Rides the Plains;Wolves of the Range; Law of the Saddle; Raiders of Red Gap. Série John Paul Revere: 1944 – Pride of the Plains; Beneath Western Skies; The Laramie Trail; A Grande Bonanza / The Big Bonanza. No restante dos anos 40 e anos 50, ele continuou trabalhando como coadjuvante ou bit player, principalmente nos westerns de Gene Autry, Tim Holt, Roy Rogers.

Jack Luden

LUDEN, JACK (1902-1951). Nasceu em Reading, Pennsylvania. Nome verdadeiro: Jacob Benson Luden.  Sua história é muito triste. Filho de família rica, optou por uma carreira de ator. Em 1925, obteve uma vaga na Paramount Pictures’ School of Acting em Long Island, Nova York que, no ano seguinte, o encaminhou para Hollywood. Ele ganhou um papel importante em Desafio à Mocidade / Fascinating Youth. Emprestado para a FBO, assumiu o papel principal ao lado de Evelyn Brent em A Taça Sinistra / The Jade Cup / 1926 e participou de 12 comédias curtas. De volta à Paramount, atuou com destaque ao lado de Gary Cooper em A Última Prisioneira / The Last Outlaw. Infelizmente, Luden adquiriu o hábito da heroína e, desfeito seu contrato com a Paramount, foi preso várias vêzes por furto em lojas, para sustentar seu vício. Mesmo assim, conseguiu recomeçar sua carreira no cinema na unidade de Larry Darmour na Columbia, onde – interpretando o personagem Breezy – fez 4 westerns B em 1938: A Caravana do Progesso / Rolling Caravans; A Corrida do Triunfo / Stagecoach Days; Salteadores da Fronteira / Pioneer Trail; Phantom Gold. Despedido da Columbia, ele encerrou sua trajetória artística fazendo aparições não creditadas em filmes de várias companhias. Preso por passar cheques sem fundo, foi enviado para a penitenciária de San Quentin, e faleceu nove meses depois, de um ataque do coração, aos 49 anos de idade.

Tim McCoy

MCCOY, TIM (1891-1978). Nasceu em Saginaw, Michigan. Nome verdadeiro:  Timothy John Fitzgerald McCoy. Nome do seu cavalo: Starlight, Midnight. Ele foi um dos astros do western nos anos 20 e 30, compondo como Tom Mix, Buck Jones, Ken Maynard e Hoot Gibson o quinteto de ouro do gênero nessa época. Em 1923, iniciou-se no cinema como consultor técnico do filme Os Bandeirantes / The Covered Wagon. Após ter feito alguns papéis como coadjuvante na Paramount (v. g. Almas Bravias / The Thundering Herd / 1925; Alma Cabocla / The Vanishing American / 1926) obteve seu primeiro papel principal em Surpresas de um Beijo / War Paint / 1926, produzido pela MGM, seguindo-se neste estúdio até o fim da década outros westerns classe A bem como filmes policiais e de aventura. Em 1930, estrelou na Universal o seriado Os Índios do Oeste / The Indians Are Coming e em 1931 o drama de ação O Herói das Chamas / Heroes of the Flame. Neste mesmo ano, ele iniciou uma série de westerns na Columbia e subsequentemente outra série na Puritan. Na Columbia: 1931 – A Trilha da Morte / The One Way Trail; Shotgun Pass; Desforra do Fugitivo / The Fighting Marshal. 1932 – A Lei do Revólver / The Fighting Fool; O Cavaleiro do Texas / Texas Cyclone; O Cavaleiro Ciclone / The Riding Tornado; A Lei da Coragem / Two Fisted Law; Desafiando a Morte / Daring Danger; O Cerco da Morte / Cornered; Código do Oeste / The Western Code; Triunfo Justiceiro / Fighting for Justice; O Fim da Trilha / End of the Trail. 1933 – O Mistério do Banco / Man of Action; Inimigos Leais / Silent Men; Companheiros Errantes / The Whirlwind; Forasteiro Solitário / Rusty Rides Alone. 1934 – Justiça Implacável / Beyond the Law; O Forasteiro / The Prescott Kid; O Cavaleiro do Far-West / The Westerner. 1935 – Atirador Justiceiro / Square Shooter; A Lei do Terror / Law Beyond the Range; Vingança de Sangue / The Revenge Rider; Sangue na Neve / Fighting Shadows; Justiça Soberana / Justice of the Range; Vingança a Galope / Riding Wild. Na Puritan: 1935 – O Falso Delegado / The Outlaw Deputy; Duelo Sangrento / The Man from Guntown; Homem Sem Medo / Bulldog Courage. 1936 – Roarin’ Guns; Border Caballero; Lightnin’ Bill Carson; Aces and Eights; The Lion’s Den; Ghost Patrol; The Traitor. McCoy deixou de fazer filmes por um período para se apresentar no. Ringling Brothers-Barnum and Bailey Circus  e depois organizou seu próprio Wild West Show mas, precisando de dinheiro, retornou à tela em 4 filmes da Monogram, 8 na Victory e 7 na PRC. Na Monogram: 1938 – Visões da Planície / West of Rainbow’s End; Código de Honra / Code of the Rangers; Justiça Aberrante / Two Gun Justice; O Fantasma da Planície / Phantom Ranger. Na Victory: 1938 – Lightnin’ Bill Carson Rides Again; Six Gun Trail. 1939 – Code of the Cactus; Texas Wildcats; Outlaw’s Paradise; The Fighting Renegade; Straight ShooterTrigger Fingers. Na PRC: 1940 – Texas Renegades; Paladinos da Fronteira / Frontier Crusader; Gun Code; A Quadrilha do Arizona / Arizona Gangbusters; Cavaleiros do Perigo / Riders of Black Mountain. Em 1941, juntamente com Buck Jones e Raymond Hatton, TimMcCoy estrelou a série Rough Riders: 1941 – O Vaqueiro do Arizona / Arizona Bound; O Agente Encoberto / The Gunman from Bodie; Ouro Fatal / Forbidden Trails. 1942 – Além da Fronteira / Below the Border; O Mistério da Cidade Fantasma / Ghost Town Law; Rumo ao Texas / Down Texas Way; Centauros Vingadores / Riders of the West; À Margem da Lei / West of the Law (Obs. Ver mais informações sobre Tim Mc Coy no meu post de 17 de novembro de 2011).

Ken Maynard

MAYNARD, KEN (1895- 1973). Nasceu em Vevay, Indiana. Nome verdadeiro: Kenneth Olin Maynard. Nome do seu cavalo: Tarzan. Ele foi um dos cowboys do cinema mais populares dos anos 20 e início dos anos 30, colocando-se logo abaixo de Tom Mix e Buck Jones como um dos três maiores astros do gênero naquela época. Começou diante das câmeras como stuntman em 1923 e, no ano seguinte, teve a sua grande chance na tela, personificando um dos mais célebres cavaleiros da História dos Estados Unidos, Paul Revere, em Janice Meredith / Janice Meredith, superprodução da Cosmopolitan, estrelada por Marion Davies.  Depois disso, foi procurado por um produtor independente, Clifford S. Elfelt, cujos filmes eram distribuídos pela Davis Distributing Division, e fez para ele 5 westerns: 1924 – O Prêmio Tentador / $50.000 Reward. 1925 – O Demônio do Galope / The Demon Rider; Coragem de Lutador / Fighting Courage. 1926 – O Rancho dos Fantasmas / Haunted Range; Sonhando Acordado / The Grey Vulture. Em um intervalo dessa série, Maynard foi contratado pela Associated Exhibitors, para fazer Estrela doNorte / North Star / 1926, co-estrelado pelo cão Strongheart. No mesmo ano, Maynard ingressou na First National onde fez 18 westerns: 1926 – Cavaleiro Incógnito / The Unknown Cavalier; O Destemido / Senor Daredevil. 1927 – Selvas e Conquistas / The Overland Stage; Terrores da Fronteira / Somewhere in Sonora; Terra de Ninguém/ The Land Beyond the Law; A Sela do Diabo / The Devil’s Saddle; A Horda Vermelha / The Red Raiders; O Evangelho de Fogo / Gun Gospel. 1928 – Trato é Trato / The Wagon Show; O Vale da Aventura / The Canyon Adventure; O Cavaleiro da Esperança / The Upland Rider; Tirando a Limpo / Code of the Scarlet; A Gloriosa Jornada/ The Glorious Trail; A Cidade Fantasma / The Phantom City. 1929 – À Rédea Solta / Cheyenne; Legião Suspeita / The Lawless Legion; A Mala da Califórnia / The California Mail; Cavaleiro Real / The Royal Ride. Terminado o compromisso com a First National, Maynard fez 8 westerns para a Universal: 1929 – Os Cargueiros do Deserto / The Wagon Master; O Prêmio do Amor / Senor Americano. 1930 – Parada do Oeste / Parade of the West; A Sela da Sorte / Lucy Larkin; A Legião de Heróis / The Fighting Legion; Missão de Vingança / Mountain Justice; Audaz Cavaleiro / Song of the Caballero; Amizade Redentora / Sons of the Saddle. Quando deixou o estúdio de Carl Laemle, em 1930, Maynard assinou contrato com a Tiffany, cujo gerente de produção era Samuel Bischoff. Em 1932, Bischoff organizou a KBS Productions, que distribuía seus filmes pela World Wide. Na Tiffany – World Wide, Maynard fez 19 filmes: 1929 – Luta de Vingança / Fighting Thru. 1931 – Sombras da Morte / The Two Gun Man; Ódio e Vingança / Alias the Badman; O Terror do Arizona / The Arizona Terror; A Lei das Montanhas / Range Law; Homens Marcados / Branded Men; O Crime do Renegado / The Pocatello Kid. 1932 – Emboscada Fatal / The Sunset Trail; Um Texano Valente / Texas Gunfighter; Corisco do Inferno / Hell Fire Austin; Herói da Fronteira / Whistlin’ Dan; Rancho Dinamite / Dynanite Ranch; Tarzan, o Cavalo Selvagem / Come On Tarzan; Entre Lutadores / Betweeen Fighting Men; O Bandido do Cavalo  Branco / Fargo Express; Fantasma do Desfiladeiro / Tombstone Canyon. 1933 – O Defensor da Lei / Drum Taps; O Terror do Oeste / The Phantom Thunderbolt; Vingador Silencioso/ The Lone Avenger. De volta à Universal, Maynard ganhou sua própria unidade de produção (Ken Maynard Productions) e o controle criativo de seus filmes. Ele fez ao todo 8 filmes: Vencedor Modesto / King of the Arena; OEnvergonhado / The Fiddling Buckarro; Luta de Astúcia / Trail Drive; O Segredo das Selvas / Strawberry Roan; O Passo Fatal / Gun Justice. 1934 – Rodas do Destino / Wheels of Destiny; Dívida de Honra / Honor of the Range; Desafiando o Perigo / Smoking Guns. Desligado da Universal, Maynard foi parar na Mascot Pictures de Nat Levine, onde fez o seriado A Montanha Misteriosa / Mystery Mountain / 1934 e Santa Fé ou Conquistando Corações / In Old Santa Fe / 1934. Nos filmes que fez subsquentemente para a Columbia, Grand National, Colony e Monogram, Maynard não foi mais o mesmo mocinho; muitas das cenas movimentadas desses westerns eram tomadas de arquivo de antigas produções. Na Columbia: 1935 – Em Caminho do Oeste / Western Frontier; Coragem do Sertão / Western Courage; Salteadores do Deserto / Lawlesss Riders; Apuros de Herdeiro / Heir to Trouble. 1936 – Ladrão de Gado / The Cattle Thief; Águas Vingadoras / Avenging Waters; Heróis da Serra / Heroes of the Range; O Xerife Fugitivo / The Fugitive Sheriff. Na Grand National: 1937 – Destino Traçado / Boots of Destiny; Procurando Confusão/ Trailing Trouble. 1938 – Cavaleiro Furacão / Whirlwind Horseman; Xerife Mata Seis / Six Shootin’ Sheriff.  Na Colony: 1939 – Flaming Lead. 1940 – O Relâmpago das Campinas / Death Rides the Range; Fazenda Assombrada / Phantom Rancher; O Relâmpago das Botas / Lightning Strikes West. Na Monogram, Maynard formou um trio com Hoot Gibson e Bob Basker (depois susbtituído por Bob Steele) na Série Trail Blazers: 1943 – O MIstério do Desfiladeiro / Wild Horse Stampede; Nas Malhas da Lei / The Law Rides Again; Pistolas Flamejantes / Blazing Guns; Vale da Morte / Death Valley Rangers. 1944 – Rumo ao Oeste / Westward Bound; Falsários do Oeste / Arizona Whirlwind. Posgteriormente, Maynard integrou outro trio, desta vez com Eddie Dean e Max Terhune em um único filme para a Maddox Production: 1944 (lançado em 1947): Balas e Violões / Harmony Trail (Obs. Ver mais informações sobre Ken Maynard no meu post de 30 de janeiro de 2011).

Kermit Maynard

MAYNARD, KERMIT (1897-1971). Nasceu em Vevay, Indiana. Nome verdadeiro: Kermit Roosevel Maynard. Era muito parecido com seu irmão, Ken Maynard e excelente cavaleiro como ele. Em 1927, estrelou (com o nome de Tex Maynard) 6 westerns, produzidos pela Trem Carr Pictures e distribuídos pela Rayart: Prince of the Plains; Ridin’Luck; Gun-Hand Garrison; A Wanderder of the West; Wild Born; The Drifting Kid. Quando chegou o cinema falado, Kermit trabalhou como stuntman e dublê de astros cowboys no início dos anos 30 (v. g. Tom Tyler, George O’Brien e inclusive seu irmão Ken). Contratado pela Ambassador Pictures, fundada pelo produtor independente Maurice Conn, ele estrelou uma série de 18 westerns , sendo  10 sobre a Polícia Montada do Canadá: 1934 – Herói da Polícia Montada / The Fighting Trooper. 1935 – Fronteiras do Norte / Northern Frontier; Correio da Selva / Wilderness Mail; O Bando Sinistro / Code of the Mounted; O Triunfo da Lei ou A Lei Triunfa / The Red Blood of Courage; Caverna dos Fantasmas / Trails of the Wild; Justiça Sangrenta / His Fighting Blood; Justiça na Floresta / Timber War. 1936 – Audácia de Valentes / Song of the Trail; Wildcat Trooper; 1937 – Valley of Terror; Whistling Bullets; The Fighting Texan; Galloping Dynamite; Assalto Audaz / Rough Ridin’ Rhythm; Roaring Six Guns. Após seu ultimo filme para a Ambassador, Kermit passou a ser apenas stuntman ou fazer pequenos papéis em filmes classe A ou B de vários gêneros para diversas companhias até 1962. Em 1950, apareceu como convidado, juntamente com outros cowboys, no western B no filme de Roy Rogers, Cowboys em Desfile / Trail of Robin Hood.

Tom Mix

MIX, TOM (1880-1940). Nasceu em Mix Run, Pennsylvania. Nome Verdadeiro: Thomas Hezikiah Mix. Nome do seu cavalo: Old Blue, Tony, Tony Jr. (mas na cenas arriscadas usava dublês como Buster, Argie ou Satan. William S. Hart deu certa estatura e realismo ao western. Tom Mix introduziu o senso do espetáculo e, como personalidade, ultrapassou-o. Foi certamente o cowboy mais famoso do cinema. Ele começou a fazer westerns de um ou mais rolos na Selig e, em 1917, transferiu-se para Fox, onde foram produzidos seus melhores filmes mudos: 1917- O Caçador Solitário / The Lone Cowboy; Caipiras e Caiporas / Hearts and Saddles; Um Vaqueiro Romano / A Roman Cowboy; O Moço Bonito / Six Cilinder Love: Astrolábio do Rancho / A Soft Tenderfoot; Justa Retribuição / Durand of te Bad Lands; Os Dois Rivais / Tom and Jerry. 1918 – Caprichos de Cupido / Cupid’s Roundup; Ajustando Contas / SixShooter Andy; Sangue de Gaucho / Western Blood; A Filha da Neve / Ace High; Amor de Gaucho / Mr. Logan; Fama e Fortuna / Fame and Fortune. 1919 – Patrulhando / Treat’ em Rough; Religião à Força / Hell-Roarin Reform; Sangue de Fidalgo / Fighting for Gold; O Império da Lei / The Coming of the Law; Nos Desertos do Gelo / The Wilderness Trail; Romance do Sertão / Rough-Riding Romance; Vertigem da Velocidade / The Speed Maniac; Ódio Feudal / The Feud. 1920 – O Ciclone / The Cyclone; O Destemido ou O Arriscado Diabólico / The Daredevil; Amor e Justiça / Desert Love; O Terror / The Terror; As Três Moedas de Ouro / Three Gold Coins; O Indomado / The Untamed; O Texano / The Texan; Romance das Planícies / Prairie Trail. 1921 – O Demônio da Estrada / The Road Demon; Aventuras do Far-West / Hands Off; Romeu Cavaleiro / A Ridin’ Romeo; Lutador dos Campos / Big Town Roundup; No Seu Elemento / After Your Own Heart; Cavaleiros da Noite / The Night Horsemen; De Vaqueiro a General / The Rough Diamond; A Voz do Sangue / Trailin’. 1922 – Pelas Alturas / Sky High; Viagem à Eternidade ou O Envenenado/ Chasing the Moon; O Aventureiro / Up and Going; Vicissitudes de um Forasteiro / The Fighting Streak; O Repentino / For Big Stakes; Tony / Just Tony; A Prova de Fogo / Do and Dare; O Filho do Sultão / Tom Mix in Arábia; A Volta do Vqueiro / Catch My Smoke. 1923 – Mania Romântica / Romance Land; Descendo Abismos / Three Jumps Ahead; Tesouro Fatal / Stepping Fast; O Sangue Corre nas Veias / Soft-Boiled; Estrela Simbólica / The Lone Star Ranger; Um Romeu a Galope / Mile-a-Minute Romeo; Jornada da Morte / North of Hudson Bay; Sentinela das Matas/ Eyes of the Forest. 1924 – Renegado a Muque / Ladies to Board; Uma Aventura Galante / The Trouble Shooter; Mensagem Que Salva / The Heart Buster; O Filho do Valentão  / The Last of the Duanes; Upa. Upa, Tony! / Oh, You Tony!; Colmilhos / Teeth; O Temido / The Deadwood Coach. 1925 – O Bandido Mascarado / Dick Turpin; O Passo da Morte / Riders of the Purple Sage; A Trilha da Vingança / The Rainbow Trail; Don Juan de Sevilha / The Lucky Horseshoe; Murmúrio Eterno / The Everlasting Whisper; Bandoleiro por Esporte / The Best Bad Man. 1926 – Herdeiro Perdido / The Yankeee Senor ou Conquering Blood; De Peito a Peito / My Own Pal; O Campineiro / Tony Runs Wild; Médico Endiabrado, Professor de Energia ou Oh, Doutor! / Hard-Boiled; Ouro Sem Dono / No Man’s Gold; A Grande Emboscada / The Great K and a Train Robbery; O Herói Desconhecido / The Canyon of Light. 1927 – A Última Trilha / The Last Trail; Sustentando a Nota / The Bronch Twister; A Malta do Rio Vermelho / Outlaws of Red River; O Ás do Circo / The Circus Ace; O Rio das Surpresas / Tumbling River; O Vale da Prata / Silver Valley; O Gato do Arizona / The Arizona Wildcat. 1928 – Dinheiro de Arrelia / Daredevil’s Reward; Cavaleiro das Planícies / A Horseman of the Plains; Alô Cheyenne / Hello Cheyenne; Dinheiro é Sangue / Painted Post. Ao terminar o contrato com a Fox, Mix fez 5 filmes para a FBO, a companhia de Joseph P. Kennedy:  O Filho do Oeste Dourado / Son of the Golden West; O Rei Cowboy / King Cowboy. 1929 – Um  Contra Todos / Outlawed; O Peregrino das Montanhas  / The Drifter; O Roubo do Diamante / The Big Diamond Robbery. Com o advento do cinema sonoro a FBO reorganizou-se como RKO e excluiu os faroestes de sua programação. Em 1929, Mix retirou-se da tela e passou a se apresentar no Sells and Floto Circus.  Em 1932, a Universal ofereceu um alto salário para ele atuar em uma série de westernse ele fez 9 filmes para esta companhia: 1932: A Volta de Tom / Destry Rides Again; Mina do Deserto / The Rider of Death Valley; Meu Amigo, O Rei / My Pal, the King; O Malfeitor do Texas / The Texas Badman. 1933 – O Quarto Cavaleiro / The Fourth Horseman; A Trilha do Terror / Terror Trail; Ouro Oculto / Hidden Gold; Perigo Delicioso / Flaming Guns; Mascarado Magnânimo / Rustlers Roundup.  Em 1934, Mix montou seu próprio circo e, em 1935, fez sua última aparição no cinema no seriado da Mascot: O Cavaleiro Alado / The Miracle Rider (Obs. Ver mais informações sobre Tom Mix no meu post de 30 de junho de 2011).

Denis Moore

MOORE, DENNIS (1908- 1964). Nasceu em Forth Worth, Texas. Nome verdadeiro: Dennis Meadows. Sua carreira no cinema teve início nos anos 30, com este nome em filmes de John Wayne, Gene Autry, Johnny Mac Brown, Jack Perrin e outros cowboys. Por volta de 1936, adotou o nome artístico de Dennis Moore, ao assinar um breve contrato com a Warner. De meados dos anos 30 ao início dos anos 40, interpretou pequenos papéis ou atuou como coadjuvante em grandes e / ou modestos estúdios (v. g. westerns com Tim Holt na RKO e com Buster Crabbe no trio Frontier Marshals na PRC). Mais frequentente empregado pela Monogram, Dennis pôde ser visto em westerns de Jack Randall e dos Rough Riders, nos filmes de aviação de Tailspin Tommy, nas comédias com os East Side Kids e nos filmes de Frankie Darro / Manton Moreland. Em 1939, Dennis teve o papel principal em um western colorido, Man from Tascosa, produzido pela Cinecolor e distribuído pela Monogram e estrelou dois filmes com Rin-Tin-Tin, produzidos pela Metropolitan: Fangs of the Wild e A Lei do Lobo / Law of the Wolf. Outras atuações importantes de Dennis foram nos 6 últimos westerns da série Lone Rider ao lado de George Houston e Al St. John: 1941 – The Lone Rider Fights Back. 1942 – The Lone Rider and the Bandit; The Lone Rider in Cheyenne; Texas Justice; Border Roundup; Outlaws of Boulder Pass e substituindo John “Dusty” King nos últimos 4 westerns B da série Range Busters: 1943 – Terra dos Perseguidos / Land of Hunted Men; Três Rapazes Destemidos / Cowboy Commandos; Black Market Rustlers; Bullets and Saddles. Dennis participou de vários seriados: 1944 – Salteadores do Ouro / Raiders of Ghost City. 1945 – A Chave Mestra / The Master Key; Marte Invade a Terra / The Purple Monster Strikes; 1946 – O Misterioso Mr. M / The Mysterious Mr. M. 1956 – No Tempo dos Pioneiros (TV) / Blazing the Overland Trail; Prisioneiros das Selvas / Perils of the Wilderness.

Wayne Morris

MORRIS, WAYNE (1914-1954). Nasceu em Los Angeles, Califórnia. Nome verdadeiro: Bert De Wayne Morris Jr. Aprovado em um teste na Warner, foi contratado e começou a interpretar pequenos papéis até ser escolhido para o papel título de Talhado para Campeão / Kid Galahad / 1937, seguindo- se outros papéis de menor ou maior relêvo nesse mesmo estúdio. Após seu retorno da Segunda Guerra Mundial, quando serviu como aviador, Morris recebeu alguns bons papéis na Fox (O Vale do Destino / Deep Valley / 1947), Warner (Inferno ou Glória / The Younger Brothers / 1949); Columbia (O Roubo das Diligências / Stage to Tucson / 1950) e finalmente na Monogram, onde estrelou 7 westerns B: 1951 – Vingança Que se Desvanece / Sierra Passage. 1952 – Naufrágos do Deserto / Desert Pursuit. 1953 – Enredo Sinistro / Star of Texas; O Alvo Humano / The Marksman; Missão Cumprida/ The Fighting Lawman; Texano Temerário / Texas Badman. 1954 – Duelo de Assassinos / The Desperado; Pistoleiro por Equívoco / Two Guns and a Badge. Em 1954, ele retornou à Warner, para assumir o segundo papel principal ao lado de Randolph Scott em Alma de Renegado / Riding Shtogun e em 1957 estava com destaque no elenco de Glória feita de Sangue / Paths of Glory de Stanley Kubrick.

James Newill (com a arma)

NEWILL, JAMES (1911-1975). Nasceu em Pittsburgh, Pennsylvania. Nome verdadeiro: James Morris Newill. Cantor de rádio e de várias orquestras estreou no cinema em Domando Hollywood / Something to Sing About, o filme que James Cagney fez na Grand National / 1937. Contratado pela Criterion Pictures, foi escolhido para estrelar a série de 8 northernwesterns sobre a Polícia Real do Canadá, no papel do Sargento Renfrew . Os dois primeiro filmes foram distribuídos pela Grand National e os demais pela Monogram: 1937- Guarda de Honra / Renfrew of the Royal Mounted; 1938 – On the Great White Trail. 1939 – Crashing Thru; Fighting Mad; Yukon Flight. 1940 – Danger Ahead; Murder on the Yukon; Sky Bandits. Quando a série terminou, Newill foi para a PRC, para fazer a série Texas Rangers. Juntamente com Guy Wilkerson e Dave O’Brien ele participou de 14 filmes até que o estúdio o substituiu por Tex Ritter: PRC: 1942 – The Rangers Take Over. 1943 – Bad Men of Thunder Gap; West of Texas ou Shootin’ Irons; Border Buckaroos; Fighting Valley; Trail of Terror; A Volta dos Justiceiros / The Return of the Rangers; Boss of Rawhide. 1944 – Gunsmoke Mesa; Outlaw Roundup; Armas da Lei / Guns of the Law; The Pinto Bandit; Spook Town; A Marca de Satanás / Brand of the Devil.

Dave “Tex” O’ Brien

O’BRIEN, DAVE “TEX”  (1912-1969). Nasceu em Big Spring. Texas. Nome verdadeiro: David Poole Fronabarger. Ficou muito conhecido do público dos anos 40 como o herói  (e à vêzes também diretor e roteirista sob o nome de David Barclay) das Pete Smith Specialties, série de shorts da MGM. Dave estreou no cinema em 1930 como um piloto em A Patrulha da Madrugada / The Dawn Patrol e foi evoluindo de pequenos papéis até obter seu primeiro papel importante no seriado da Weiss Productions, O Tesouro Oculto / Black Coin / 1936 ao lado de Ralph Graves e Ruth Mix. Dave atuou ao lado de James Newill na Série Renfrey: 1937 – Guarda de Honra / Renfrey of the Royal Mounted. 1938 – On the Great White Trail. 1939 – Crashing Thru; Fighting Mad; Yukon Flight. 1940 – Danger Ahead; Murder on the Yukon; Sky Bandits e, nos anos seguintes, formou um trio com Newill (depois substituido por Tex Ritter) e Guy Wilkerson na Série Texas Rangers:  1942 – The Rangers Take Over.  1943 – Bad Men of Thunder Gap; West of Texas ou Shootin’ Irons; Border Buckaroos; Fighting Valley; Trail of Terror; A Volta dos Justiceiros / The Return of the Rangers; Boss of Rawhide. 1944 – Gunsmoke Mesa; Outlaw Roundup; Armas da Lei / Guns of the Law; The Pinto Bandit; Spook Town; A Marca de Satanás / Brand of the Devil; Gangsters of the Frontier; Dead or Alive; The Whispering Skull. 1945 – Marked for Murder; Enemy of the Law; Three in the Saddle; Frontier Fugitives;Flaming Bullets. Ainda nos anos 40, Dave participou de 5 filmes da série Billy the Kid: o primeiro, Billy em Santa Fe / Billy the Kid in Santa Fe / 1941, como coadjuvante, ao lado do trio Bob Steele, Al St. John e Rex Lease e, nos outros 4 – O Foragido / Billy the Kid Wanted / 1941; Billy the Kid Smoking Guns / 1942, Law and Order / 1942 e Sheriff of Sage Valley / 1942 – compondo a trinca com Buster Crabbe e Al St. John. Em 1942, Dave estrelou o seriado da Columbia, O Capitão Meia-Noite / Captain Midnight. Por curiosidade, vale  mencionar dois filmes dele da Cowgirl Series com Dorothy Page e Vince Barnett, produzida pela Coronado Films e distribuída pela Grand National: The Singing Cowgirl / 1938 e Water Rustlers / 1929.

George O’Brien

O’BRIEN, GEORGE (1899-1985). Nasceu em San Francisco, Califórnia. Nome do seu cavalo: Mike. Excelente atleta no âmbito universitário, chegou em Hollywood no início dos anos 20 e trabalhou como assistente de câmera, stuntman e bit player antes de se notabilizar como o principal ator de clássicos da cena muda como O Cavalo de Ferro / The Iron Horse / 1924 de John Ford, Aurora / Moonrise / 1927 de F. W. Murnau e A Arca de Noé / Noah’s Ark / 1928 de Michael Curtiz. Quando chegou o cinema sonoro, O’Brien se tornou um astro do western B primeiramente na Fox e, a partir de Rasgando Horizontes, na RKO: 1930 – Lenda do Vale / The Lone Star Ranger; Romance das Selvas / Rough Romance; Na Ronda do Faroeste / Last of the Duanes. 1931 – A Cilada / Fair Warning;O Temerário / A Holy Terror; O Passo da Morte / Riders of the Purple Sage. 1932 – A Trilha do Arco Íris / Rainbow Trail; Idílio na Fronteira / The Gay Caballero; Pagando com a Vida / Mystery Ranch; Destino Rubro / The Golden West. 1933 – Na Cova dos Ladrões / Robbers Roost; Justa Recompensa / Smoke Lightning; Matar para Viver / Life in the Raw; O Caminho da Fortuna / The Last Trail. 1934 – O Último Favor / Frontier Marshall; O Vaqueiro Milionário/ The Dude Ranger. 1935 – Quando um Homem é um Homem / When a Man’s a Man; O Vaqueiro Almofadinha / The Cowboy Millionaire; A Mina Roubada / Thunder MountainA Lei no País das Neves / 1936 – O’Malley of the Mounted; Patrulhando a Fronteira / The Border Patrolma; Rasgando Horizontes / Daniel Boone. 1937 – Campeão de Luvas Brancas / Park Avenue Logger; O Cowboy de Hollywood / Hollywood Cowboy. 1938 – No Fim Deu Certo / Gun Law; G-Man da Fronteira / Border G-Man; Vingança Fatal / The Painted Desert; No Campo Inimigo / The Renegade Ranger; O Vale dos Renegados / Lawless Valley. 1939 – A Legião do Arizona / Arizona Legion; Cofre do Barulho / Trouble in Sundown; Rancheiros e Piratas / Racketeers of the Range; Sangue Indomável / Timber Stampede; Ordem a Fogo / Marshall of Mesa City; Valentia de Gringo / The Fighting Gringo. 1940 – A Legião dos Renegados / Legion of the Lawless; Código de Bala / Bullet Code; A Lei dos Prados / Prairie Law; Impondo a Lei / Stage to Chino; Tripla Justiça / Triple Justice. O’Brien contracenou com John Wayne em Sangue de Heróis / Fort Apache /1948 e A Legião Invencível / She Wore a Yellow Ribbon/ 1949. Em 1951, apareceu em um western cômico ao lado dos Três Patetas, Gold Raiders. Em 1964, retornou à tela para um pequeno papel em O Crepúsculo de uma Raça / Cheyenne Autumn.

Jack Perrin

PERRIN, JACK (1896-1967). Nasceu em Three Rivers, Michigan. Nome verdadeiro: Lyman Wakefield Perrin. Nome do seu cavalo: Starlight, The Wonder Horse. Começou sua carreira cinematográfica em pequenos papéis nas comédias de Mack Sennett e evoluiu para ser um dos astros do seriado mudo durante os anos 20: O Homem Leão / The Lion Man (Universal, 1919); O Marujo Valente / The Fighting Skippper (Arrow, 1923); O Mistério das Montanhas / Santa Fe Trail (Arrow, 1923); Emoções Sangrentas / Riders of the Plains (Arrow, 1924); O Oeste Bravio ou O Tesouro do Passado / The Vanishing West (Mascot, 1928); A Caixa Sagrada / The Jade Box (Universal, 1930). Nos anos 20, Perrin fez filmes de vários gêneros na Universal, destacando-se os 3 westerns com Hoot Gibson: A Análise da Paixão / The Fighting Heart; Arrojada Aventura / The Four-Bit Man; O Valete de Copa / The Jack of all Trade, todos de 1919; os 10 westerns de dois rolos com Louise Lorraine: The Trigger Trail; The Midnight Riders; The Knockout Man; Double Crossed; The Guilty Trial; The Outlaw; Stand Up and Fight; Fighting Blood; Valley of the Rogues; The Danger Man, todos de 1921. Merece destaque também os 14 westerns produzidos por Harry S. Webb e distribuídos pela Anchor ou pela Rayart: 1924 – Coyotte Fangs; Ridin’ West. 1925 – Desert Madness; Canyon Rustlers; Winning a Woman; Double-Fisted; Border Vengeance; The Knockout Kid; Starlight, the Untamed; Dangerous Fists; Cactus Trails. 1926 – The Thundebolt Strikes; The Man from Oklahoma. 1927 – Thunderbolt Tracks e uma série de 5 westerns curtos com o gorducho Benny Corbett intitulada Bud’n’Ben Westerns, distribuída pela Reliable: 1932 – Forty-Five Caliber Echo. 1933 – Girl Trouble. 1934 – Arizona Nights; Rainbow Riders; Ridin’ Gents. Nos anos 30, ele fez westerns para várias companhias: 1929 – Overland Bound(Rayton) 1930 – Beyond the Rio Grande (Big 4); Ridin’Law (Big 4); Phantom of the Desert (Syndicate); The Apache Kid’s Escape (Robert J. Horner). 1931 – Wild West Whoopee (Cosmos; The Kid from Arizona (Cosmos); O Segredo do Xerife / The Sheriff’s Secret (Cosmos); Lariats and Sixshooters (Cosmos). 1934 – O Assalto à Diligência / Rawhide Mail (Reliable); Emboscada Sangrenta / The Cactus Kid (Reliable); Loser’s End (Reliable). 1935 – North ofArizona (Reliable); Texas Jack (Reliable); Patrulhando a Fronteira / Wolf Riders (Reliable). 1936 – Enfrentando aMorte / Gun Grit (Atlantic); Lutando na Fronteira / Hair Trigger Casey (Atlantic); Desert Justice (Atlantic); Segredo do Salteador / Wildcat Saunders (Atlantic). Perrin atuou ainda no papel principal de Jaws of Justice para a Sol Lesser Productions (Dist: Principal, 1933) sob o nome de Richard Terry e, como coadjuvante, sob o nome de Jack Gable, em Estância dos Mistérios / Mystery Ranch / 1934. Seu último papel de destaque foi como Davy Crockett no seriado da Republic, O Aliado Misterioso / The Painted Stallion / 1937 ao lado de Hoot Gibson e Ray Corrigan. Depois desta participação, fez breves aparições em filmes A e B de vários gêneros, até se aposentar em 1960.

Lee Powell

POWELL, LEE (1908-1944). Nasceu em Long Beach, Califórnia.  Nome verdadeiro: Lee Berrian Powell. Aparceu pela primeira vez na tela, sem ser creditado, em Sob Duas Bandeiras / Under Two Flags / 1936 e conquistou a fama interpretando, Allen King, o suspeito que vem a ser o Lone Ranger no seriado da Republic, O GuardaVingador / The Lone Ranger / 1938. No ano seguinte, distinguiu-se em outra fita-em-série da Republic, Demônios em Luta / The Fighting Devil Dogs, formando dupla com Bruce Bennett (usando o nome de Herman Brix), ambos como dois tenentes do Corpo de Fuzileiros Navais em luta contra o vilão mascarado Lightning. Ele participou ainda do seriado da Universal, Flash Gordon Conquista o Universo / Flash Gordon Conquers the Universe / 1940 no papel do Capitão Roka. Na área do western B, Powell fez um western para Grand National, Triggger Pals / 1939, formando um trio com o crooner Art Jarrett e Al St. John e 6 westerns compondo uma trinca com Art Davis e Bill “Cowboy Rambler” Boyd na Série Frontier Marshal da PRC: 1942 – Texas Manhunt; Raiders of the West; Rolling Down the Great Divide; Tumbleweed Trail; Prairie Pals; Along the Sundown Trail.

John Preston

PRESTON, JOHN (1905-1953). Nasceu em San Antonio, Texas. Nome verdadeiro: Andew Jackson Rylee. Em 1935, Robert Emmett Tansey, escreveu, produziu e dirigiu 2 northernwesterns, produzidos pela Empire Pictures e distribuídos pela Stage & Screen, tendo como personagem central, o sargento Bruce Morton da Real Polícia Montada do Canadá, interpretado por um ator pouco conhecido chamado John Preston: 1934 – Courage of the North. 1935 – Timber Terrors. O sargento Morton tinha dois companheiros de quatro patas, Dynamite, The Wonder Horse e Captain, King of the Dogs, anunciados com destaque no cartazes de promoção dos filmes.

Jack Randall

RANDALL, JACK (1906-1945). Nasceu em San Fernando, California. Nome verdadeiro: Addison Byron Owen Randall. Irmão de outro cowboy, Bob Livingston, ele começou no cinema como coadjuvante na RKO e depois  fez 22 filmes para a Monogram entre 1937 e 1940. Era também cantor e seus filmes refletem sua habilidade como stuntman. Em 1942, alistou-se  no Army Air Corps  e chegou ao posto de capitão, antes de ser desligado em 1945. Retornando ao seu trabalho na tela e enquanto estava filmando na Universal o seriado A MIna Secreta / The Royal Mounted Rides Again, sofreu uma queda fatal de um cavalo. 1937 – Ao Romper da Aurora  / Riders of the Dawn; Estrelas do ArizonaStars Over ArizonaO Vale do Perigo / Danger Valley. 1938 –Onde se Encontra o Perigo / Where the West Begins; Terra de ValentesLand of Fighting Men; Pista de FogoGunsmoke Trail; Terra de GigantesMan’s Country; Mexicali Kid; Gun Packer;  Wild Horse Canyon. 1939 – Drifting Westward; Trigger Smith;  Across the Plains; Oklahoma Terror; Overland Mail. 1940 – Pioneer Days; The Cheyenne Kid; Covered Wagon Trails; Land of the Six Guns; The Kid from Santa Fe; Riders from Nowhere; Wild Horse Range.

Duncan Renaldo

RENALDO, DUNCAN (1904-1980). Nasceu em Oancea, Rumênia.  Nome verdadeiro: Vasile Dumitru Cugheanos. Nome de seu valo: Diablo. Não conseguindo ganhar a vida como retratista, resolveu ser ator e conseguiu um contrato com a MGM em 1928, onde atuou em dois filmes de prestígio A Ponte de San Luis Rey / The Bridge of San Luis Rey  / 1929 (Dir: Charles Brabin) e Trader Horn, Mercador das Selvas / Trader Horn / 1931 (Dir: W. S. Van Dyke). Em janeiro de 1933, Renaldo foi condenado a dois anos de prisão por declarar falsa cidadania americana, falsificar passaporte e cometer perjúrio, mas foi enventualmente perdoado pelo Presidente Franklin D. Roosevelt e voltou ao cinema. Ele obteve papéis proeminentes na Republic (v. g. como Zamorro, líder dos bandidos no seriado O Aliado Misterioso / The Painted Stalllion / 1937 ou como Juan Vasquez, o fiel criado do Zorro (John Carrol) em A Volta do Cavaleiro Solitário / The Lone Rider Rides Again / 1939) até que Herbert J . Yates o colocou na série The Three Mesquiteeers: 1939 – Os Terrores de Kansas / The Kansas Terrors; Cowboys do Texas / Cowboysfrom Texas. 1940 – Heróis do Sertão / Heroes of the Saddle; Pioneeers of the West; A Mina de Prata / Covered Wagon Days; Cavaleiros das Montanhas Rochosas / Rocky Mountain Rangers; Os Renegados de Oklahoma / Oklahoma Renegades. Nos anos 40, Renaldo apareceu em papéis de destaque nos seriados Contra a 5a Coluna / King of the Texas Rangers / 1941 ao lado de “Slingin’ Sammy” Baugh e A Adaga de Salomão / Secret Service in Darkest Africa / 1943 ao lado de Rod Cameron e em papéis menores em outros seriados e filmes classe A (v. g. Por Quem os Sinos Dobram / For Whom the Bell Tolls / 1943). Transferindo-se para a Monogram, Renaldo interpretou o o papel de Cisco Kid em 3 filmes antes de ser substituído por Gilbert Roland: 1945 – A Volta de Cisco Kid / The Cisco Kid Returns; The Cisco Kid in Old New Mexico; A Canção da Fronteira / South of the Rio Grande. Três anos depois, a United Artists reavivou a série Cisco Kid e, mais uma vez, Renaldo foi Cisco (com Leo Carillo como Pancho) em 5 filmes: 1949 – The Valiant Hombre; The Gay Amigo; The Daring Caballero; Satan’s Cradle. 1950 – Girl from San Lorenzo.

Tex Ritter

RITTER, TEX  (1905-1974). Nasceu em Murvaul, Texas. Nome verdadeiro: Woodward Maurice Ritter. Nome de seu cavalo: White Flash. Cantor de música country no rádio, trabalhou na Broadway e, em 1936, mudou-se para Los Angeles e, contratado pelo produtor Edward Finney, iniciou sua carreira cinematográfica em 12 westerns B para a Grand National: 1936 – Canto Serrano / Song of the Gringo; Rumo ao Rio Grande / Headin’ for the RioGrande. 1937 – Dias do Arizona / Arizona Days; Barulho no Texas / Trouble in Texas; Acertando o Caminho / Hittin’ the Trail; Canta, Cowboy, Canta / Sing, Cowboy, Sing; Cavaleiros dos Montes / Riders of the Rockies; Cavaleiros do Mistério / The Mystery of the Hooded Horseman. 1938 – Tex Rides with the Boy Scouts; Frontier Town; Rollin’ Plains; Utah Trail. Em 1938, quando Finney deixou a Grand National, Ritter acompanhou-o e os dois fizeram 20 filmes na Monogram: 1938 – Starlight Over Texas; Where the Buffalo Roam. 1939 – Song of the Buckaroo; Sundown on the Prairie; Rollin’ Westward; The Man from Texas; Down the Wyoming Trail; Riders of the Frontier; Westbound Stage. 1940 – Rhythm of the Rio Grande; Pals of the Silver Sage; The Cowboy from Sundown; The Golden Trail; Rainbow Over the Range; Roll, Wagons, Roll; Arizona Frontier; Take Me Back to Oklahoma; Rollin’ Home to Texas. 1941 – Ridin’ the Cherokeee Trail; The Pioneers. Em 1941, Ritter comprometeu-se com a Columbia e formou uma dupla com Wild Bill Elliott em 8 westerns: 1941 – O Bamba do Kansas / King of Dodge City; Roaring Frontiers. 1942 – Vigilantes do Texas / Lone Star Vigilantes; Bullets for Bandits; Ao Norte das Rochosas / North of the Rockies; Caminho de Satanás / The Devil’s Trail; Forasteiro Vingador / Prairie Gunsmoke; Vingança do Oeste / Vengeance of the West. Em seguida, Ritter foi para a Universal onde dividiu o estrelato com Johnny Mack Brown em 7 westerns(Série The Border Rangers) e com Russell Hayden em 1, e estrelou alguns sozinho:  1942 – Homens Heróicos / Deep in the Heart of Texas; Corações Palpitantes / Little Joe the Wrangler; Vingança Sangrenta / The Old Chisholm Trail. 1943 – A Senda da Morte / Tenting Tonight on the Old Camp Ground: O Preço da Perfídia / Cheyenne Roundup; Cavaleiros Foragidos / Raiders of San Joaquin; Trilha Solitária / The Lone Star Trail; Frutos do Mal / Arizona Trail. 1944 – O Rancho Fatídico / Marshall of Gunsmoke; Vingança Vencedora / Oklahoma Raiders.  Em 1944,  tornou-se um um membro do trio de Texas Rangers na PRC, fazendo 8 westerns nesta série: Gangsters of the Frontier; Dead or Alive; The Whispering Skull. 1945 – Marked for   Murder; Enemy of the Law; Three in the Saddle; Frontier Fugitives; Flaming Bullets. Ao concluir sua participação na série The Texas Rangers, Ritter concentrou-se na sua carreira musical. Ninguém se esquece dele cantando a balada “Do not forsake me oh my darling” em Matar ou Morrer / High Noon / 1952 de Fred Zinnemann.

Roy Rogers

ROGERS, ROY (1911-1998). Nasceu em Cincinatti, Ohio. Nome verdadeiro: Leonard Franklin Slye. Nome de seu cavalo: Trigger, “the Smartest Horse in the Movies”. Antes de Gene Autry deixar definitivamente a Republic, o estúdio já havia descoberto e preparado um outro cowboy. Seu nome era Leonard Slye, mas o público o conheceu como Roy Rogers, “The King of Cowboys”. Desde jovem, Slye aprendeu a cantar e tocar guitarra. Em 1934, juntamente com Bob Nolan, Hugh Farr e Tom Spencer, ele formou um grupo de música country chamado The Sons of the Pioneers, depois acrescido por outros cantores e músicos. Como membro do Sons of the Pioneeers ou sozinho (sob o nome de Dick Weston) apareceu em westerns de Gene Autry, Dick Foran, The Three Mesquiteers e outras produções, uma delas O Último Romântico / Rhythm on the Range / 1936, estrelada por Bing Crosby. Em 1938, Herbert J. Yates, deu à Leonard o papel principal em uma série de westerns B, que se estenderia até 1951: 1938 – Sob as Estrelas do Oeste / Under Western Skies; Billy the Kid Returns; Volte para o Rancho / Come on Rangers; Shine on Harvest Moon. 1939 – Cavaleiros Intrépidos / Rough Riders Roundup; Correio da Fronteira / Frontier Pony Express; Bandoleiro de Uniforme / Southward Ho!; Traição Infame / In Old Caliente; O Cowboy de Wall Street / Wall Street Cowboy; O Bamba do Arizona / The Arizona Kid; Legenda do Vale da Morte / Saga of Death Valley; Dias de Jesse James / Days of Jesse James. 1940 – O Jovem Buffalo Bill / Young Buffalo Bill; Cidade Sinistra / The Carson City Kid; O Cowboy e a Dama / The Ranger and the Lady; A Lei da Fuga / Colorado; Sede deOuro / Young Bill Hickock; Legião da Fronteira / The Border Legion. 1941 – Robin Hood do Oeste / Robin Hood of the Pecos; In Old Cheyenne; Sheriff of Tombstone; Nevada City; Bad Man of Deadwood; Jesse James at Bay; Red River Valley. 1942 – Vaqueiro Errante / The Man from Cheyenne; Exploradores do Oeste / South of Santa Fe; Sunset on the Desert; Romance on the Range; The Sons of the Pioneers; Sunset Serenade; Heart of the Golden West; A Marcha dos Bandoleiros / Ridin’ Down the Canyon. 1943 – A Leoa do Oeste / Idaho; Missão Perigosa / King of the Cowboys; Aposta Afortunada / Song of Texas; Caminho Trágico / Silver Spurs; Man from Music Mountain.  1944 – Hands Across the Border; Pulseira Misteriosa / Cowboy and the Senorita; Rosa do Texas / Yellow Rose of Texas; Acidente Afortunado / Song of Nevada; San Fernando Valley; Luzes de Santa Fé / Lights of Old Santa Fe. 1945 – Utah; Os Sinos de Rosarita / Bells of Rosarita; O Homem de Oklahoma / The Man from Oklahoma; A Dama do Eldorado / Sunset in El Dorado; Não me Encerrem / Don’t Fence Me In; Senda Romântica / Along the Navajo Trail. 1946 – A Canção do Arizona / Song of Arizona; Arco Iris do Texas / Rainbow Over Texas; Meu Amigo Trigger / My Pal Trigger; Sob os Céus de Nevada / Under Nevada Skies; Luar do Sertão Texano / Roll on Texas Moon; Terras do Oklahoma / Home in Oklahoma; Delegado de Saias / Heldorado. 1947 – A Barca do Jogo / Apache Rose; Sinos de San Agelo / Bells of San Angelo; Primavera nas Serras / Springtime in the Sierras; Na Velha Senda / On the OldSpanish Trail. 1948 – Aconteceu no Sertão / The Gay Ranchero; Balas Traiçoeiras / Under California Stars; Amigo Fiel / Eyes of Texas; Luar de Nevada / Nighttime in Nevada; Sineta de Prata / Grand Canyon Trail; Fronteira Distante / The Far Frontier. 1949 – Mistério do Lago / Susanna Pass; Trilha do Perigo / Down Dakota Way; Cavalgada de Ouro / The Golden Stallion. 1950 – Médico da Roça / Bells of Coronado; Crepúsculo da Serra / Twilight in the Sierras; Vida de Circo / Trigger Jr.; Comoção na Fronteira / Sunset in the West; Barragem Maldita / North of the Great Divide; Cowboys em Desfile / Trail of the Robin Hood. 1951 – Foguete Misterioso / Spoilers of the Plains; Acusação Injusta / Heart of the Rockies; O Paladino do Oeste / In Old Amarillo; Ao Sul de Caliente / South ofCaliente; Reduto de Assassinos / Pals of the Golden West. Rogers atuou ainda em duas comédias country dos Weaver Brothers (Onde o Ouro não é Lei / Jeepers Creepers / 1940 e O Juiz de Arkansas / Arkansas Judge / 1941), como convidado em musicais estranhos aos gênero faroeste (A Ilha dos Sonhos / Lake Placid Serenade, Brasil / Brazil e Um Sonho em Hollywood / Hollywood Canteen (todos de 1944) e ganhou um papel de codjuvante destacado em Comando Negro / Dark Command / 1940 de Raoul Walsh ao lado de John Wayne, Claire Trevor e Walter Pidgeon. O famoso cowboy apareceu brevemente em duas comédias de Bob Hope: O Filho do TremeTreme / The Son of Paleface em 1952 e Valentão é Apelido / Alias Jesse James em 1959 (Obs. Ver mais informações no meu post de 8 de dezembro de 2012).

Gilbert Roland

ROLAND, GILBERT (1905-1994). Nasceu em Chihuaha, México. Nome verdadeiro: Luis Antonio Damaso de Alonso. Queria ser toureiro, mas quando a família se mudou para os Estados Unidos, ele se interessou por cinema ao participar como figurante de O Corcunda de Notre Dame / The Hunchback of Notre Dame / 1923. Após alguns pequenos papéis, foi Armand Duval em A Dama das Camélias / Camille / 1926 ao lado de Norma Talmadge, com quem manteve um romance. Na fase sonora, até a Segunda Guerra Mundial, Roland estrelou versões em espanhol de filmes americanos e foi coajuvante em produções de prestígio como Uma Loura Para Três / She Done Him Wrong / 1933 com Mae West; Juarez / Juarez / 1939 ao lado de Paul Muni e Bette Davis; O Gavião do Mar / The Sea Hawk / 1940 com Errol Flynn. Após o fim do conflito, chamou a atenção dos críticos por atuações em Resgate de Sangue / We Were Strangers / 1949 de John Huston; Almas em Fúria / The Furies / 1950 de Anthony Mann; Paixão de Toureiro / The Bullfighter and the Lady / 1951 de Budd Boetticher, Assim Estava Escrito / The Bad and the Beautiful  / 1952 de Vincente Minnelli; Borrasca / Thunder Bay / 1953 de Anthony Mann e Crepúsculo de uma Raça / Cheyenne Autumn / 1964 de John Ford. Porém os fãs dos filmes de faroeste lembram-se mais dele como Cisco Kid, personagem que interpretou em 6 westerns da Monogram: 1946 – Justiceiro Romântico / The GayCavalier; O Bandido e a Dama / Beauty and the Bandit. 1947 – O Bandido e o Anjo / Riding the California Trail; Robin Hood de Monterey / Robin Hood of Monterey; O Rei dos Bandidos / King of the Bandits.

Cesar Romero (à direita)

ROMERO, CESAR (1907-1994). Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Cesar Julio Romero Jr. Iniciou sua carreira no cinema na década de trinta e, no seu decorrer, teve bons papéis como coadjuvante em filmes classe A (Antonio Galvan em Mulher Satânica / Devil is a Woman / 1935 de Josef von Sternberg; o líder rebelde Khoda Khan em A Queridinha do Vovô / We Willie Winkie / 1937 de John Ford; Doc Holiday em A Lei da Fronteira / Frontier Marshall / 1939 de Allan Dawan; Hernán Cortez em O Capitão de Castela / Captain from Castille / 1947 de Henry King) e atuou em comédias musicais ao lado de Carmen Miranda (e Betty Grable) em Aconteceu em Havana / Weekend in Havana / 1941 e de novo com Carmen (e Alice Faye) em Minha Secretária Brasileira / Springtime in the Rockies / 1942. Sua contribuição para o western B foi ter estrelado 6 filmes da série Cisco Kid: 1939 – Coração de Bandido / The Cisco Kid and the Lady. 1940 – Viva Cisco Kid / Viva Cisco Kid; Bandoleiro da Sorte/ Lucky Cisco Kid; Bandoleiro Jovial / The Gay Caballero. 1941 – Um Audaz Aventureiro / Romance on the Rio Grande; Balas e Beijos / Ride on Vaquero.

Buddy Roosevelt

ROOSEVELT, BUDDY (1898-1973). Nasceu em Meeker, Colorado. Nome verdadeiro: Kenneth Stanhope Sanderson. Atleta e cowboy, ele arrumou emprego no cinema como stuntman com o produtor Thomas Ince, dublando William S. Hart em clássicos como As Portas do Inferno / Hell’s Hinges / 1916. Serviu na Primeira Gierra Mundial e, ao retornar após o armistício, dublou Rudolph Valentino em Paixão de Bárbaro / The Sheik / 1921 e William Desmond no seriado Feras do Paraíso / Beasts of Paradise / 1923. Em 1924, assinou contrato com Lester F. Scott Jr. (Dist: Weiss Brothers-Artclass), para o qual fez 25 westerns com o nome artístico de Buddy Roosevelt: 1924 – Rough Riding; Battling Buddy; Biff Band Buddy; Walloping Wallace; Rip Roarin’ Roberts; Cyclone Buddy;1925 – Gold and Grit; Fast Fightin’; Reckless Courage; The Galloping Jinx; Action Galore; Thundering Through; A Fazenda Mal Assombrada / Hoodoo Ranch; Tangled Herds. 1926 – The Twin Triggers; Ridin’ Rivals; Easy Going; The Dangerous Dub; The Ramblin’ Galoot; The Bandit Buster. 1927 – Between Dangers; The Fightin’ Comeback; Code of the Cow Country; The Phantom Buster; Ride’em High; 1928 – The Cowboy Cavalier. Em 1928, Roosevelt transferiu-se para a Trem Carr Pictures (Dist. Rayart), onde fez 5 westerns: Painted Trail; Trailin’Back; Trail Riders; The Devil’s Towers; Mystery Valley. Ele fez ainda uma série de 3 westerns para o produtor-diretor Jack Irwin:  1931 – Lightnin’ Smith Returns; The Ridin’ Kid; Valley of Bad Men e mais 4 westerns para o produtor-diretor Victor Adamson (Dist: Superior Talking Pictures): 1933 – Lightning Range; O Terror do Canyon / Circle Canyon. 1934 – Capataz Abarbado / Boss Cowboy; Terror do Texas / Range Riders. Após esta série, Roosevelt perdeu a condição de astro na companhias da Poverty Row, mas continuou interpretando papéis minúsculos em muitos filmes classe A e B até se aposentar em 1962.

Reb Russell

RUSSELL, REB  (1905-1978). Nasceu em Paola, Kansas. Nome verdadeiro: Lafayette H. Russel. Nome de seu cavalo: Rebel, “The Marvel Horse”. Foi um grande atleta universitário e, em 1932, foi recrutado pela Universal para fazer pequenas intervenções em A Eterna Tentação / The All American. Entre 1932 e 1933, Russell foi jogador profissional de futebol americano nos Giants de Nova York e depois no Philadelphia Eagles. Ele retornou a Hollywood para co-estrelar (com Marion Shilling), a produção de Sol Lesser, Fighting to Live, antes de assinar contrato com o produtor Willis Kent, para ser o astro cowboy de 9 westerns B, distribuídos pela Superior Talking Pictures: 1934 – Fighting Through; Audácia de Bandido / The Man from Hell; O Rebelde / Fighting Thru. 1935 – Outlaw Rule; Range Warfare; Arizona Badman; Atirador Invencível / Blazing Guns; Vingança na Fronteira / Border Vengeance; Cheyenne Tornado; Rápido no Gatilho / Lightning Triggers.

Fred Scott

SCOTT, FRED (1902-1991). Nasceu em Fresno, Califórnia. Nome verdadeiro: Fred Leedom Scott. Nome do seu cavalo: White Knight. Estudou canto quando criança e trabalhou como cowboy em uma fazenda de criação de gado. Mais tarde, atuou no vaudeville e, em 1926, estreou na tela em um pequeno papel no filme Noiva daTempestade / Bride of the Storm, cuja estrela era Dolores Costello. Em seguida, Scott chamou atenção como um Texas Ranger cantor em Rio Rita / Rio Rita da RKO; estrelou dois filmes ao lado de Helen Twelvetrees, Despertar da Vida / The Grand Parade e A Grande Atração / Swing High, produzidos pela Pathé Exchange; apareceu em mais alguns filmes (v. g. cantando em O Último Bandoleiro / The Last Outlaw / 1936, cujo astro era Harry Carey ou simplesmente como um guarda no seriado Flash Gordon / Flash Gordon / 1936); e finalmente, estrelou 5 westerns B da Spectrum (recebendo o apelido de “The Silvery Voice Buckaroo”): 1936 – A Caixa do Tesouro / Romance Rides the Range. 1937 – The Singing Buckaroo; O Xerife Valente / The Fighting Deputy; Luar na Serra / Moonlight on the Range; O Valente da Zona / The Roamig Cowboy; 1 western B produzido pela Callaghan-Buell Productions: 1938 – Lutador Destemido / Melody of the Plains; 3 westerns B produzidos pela Stan Laurel Productions: 1938 – The Rangers’ Roundup; Knight of the Plains; Songs and Bullets; 3 westerns B produzidos pela C. C. Burr Productions: 1939 – Code of the Fearless; In Old Montana; Two Gun Troubador. 1940 – Ridin’ the Trail; 1 western B para a PRC: 1942 – Rodeo Rhythm.

David Sharpe

SHARPE, DAVID (1910-1980). Nasceu em St. Louis, Missouri. Nome verdadeiro: David Hardin Sharpe. Apelidado de “Crown Prince of Daredevils”, foi juntamente com Yakima Canutt, um dos maiores stuntmen de Hollywood de todos os tempos. Iniciou-se no cinema, sem ser creditado, como stuntman em clássicos da cena muda (v. g. RobinHood / Robin Hood / 1922; Scaramouche / Scaramouche / 1923) e depois como ator infantil nas comédias da série The Boy Friends de Hal Roach, seguindo-se pequenos papéis ou trabalhos como stuntmen em inúmeros filmes de vários gêneros até 1978. Nos seriados, teve maior destaque em A Volta de Dick Tracy / Dick Tracy Returns / 1938 como o agente Ron Merton e em Demônios do Círculo Vermelho / Daredevils of the Red Circle / 1939 como Bert Knowles, formando com Bruce Bennett (Herman Brix) e Charles Quigley o trio de mocinhos. Entre 1939 e 1942, Sharpe exerceu a função de “ramrod” (coordenador dos stuntmen) na Republic. Em  1941, a Monogram reuniu Sharpe com Chief Thundercloud e Leroy Mason no western B, The Silver Stalllion e, no ano seguinte, ele substituiu Ray “Crash” Corrigan na série Range Busters: 1942 – Cavaleiros da Pátria / Texas to Bataan; Trail Riders.  1943 – A Voz da Cova / Two-Fisted Justice; Mistério do Rancho / Haunted Ranch. Sharpe interpretou o papel de Ulrich, capanga do vilão, em Os Sinos de Santo Angelo / Bells of San Angelo / 1947 de Roy Rogers.

Carl Shrum

SHRUM, CARL (1910-1996). Nasceu em Mountain Home, Arkansas. Nome verdadeiro: Calvin James. Era membro do grupo musical de seu irmão Walt, The Colorado Hillbillies, quando eles fizeram sua estréia no filme de Gene Autry, The Old Barn Dance / 1938. Shrum apareceu em vários westerns B da Republic  (principalmente nos de Dave O’Brien e Charles Starrett) com o seu próprio grupo (The Rhythm Rangers) e, em 1944, fez dois filmes para a Three Crown Productions: Swing Cowboy Swing (ou Bad Man from Big Ben); Trouble at Melody Mesa, lançados somente em 1949 pela Astor.

Charles Starrett

STARRETT, CHARLES (1903-1986). Nasceu em Athol, Massachusetts. Nome verdadeiro: Charles Robert Starrett. Nome do seu cavalo: Raider. Ele estrelou mais westerns B do que qualquer outro cowboy herói do gênero. Fez 133 westerns entre 1935 e 1952, todos para a Columbia Pictures. Ficou mais conhecido como o vingador mascarado Durango Kid, papel que interpretou em 64 filmes. Excelente jogador de futebol americano quando estudava no Darthmouth College, Starrett apareceu, juntamente com Bob Allen, em O Campeonato do Amor / TheQuaterback / 1926, filme estrelado por Richard Dix e Esther Ralston.  Starrett estudou Arte Dramática e estava se apresentando na Broadway quando um caçador de talentos o levou para o cinema. Ele estreou na tela em Fast and Loose / 1930 ao lado de Miriam Hopkins e Carole Lombard.  Nos próximo quatro anos ele atuou como coajuvante, e às vêzes com ator principal, em filmes de pequenas e grandes companhias, destacando-se suas intervenções em A Máscara de Fu Manchú / Mask of Fu Manchu / 1932 da Cosmopolitan-MGM e em Noivado de Guerra / So Red the Rose / 1935 da Paramount. Em 1935, quando Tim McCoy deixou a Columbia, o estúdio contratou Starrett para substituí-lo. Ele interpretou Durango Kid pela primeira vez no filme do mesmo nome; porém a série só deslanchou cinco anos depois com The Return of the Durango Kid. Westerns B na Columbia: 1935 – O Galante Defensor / Gallant Defender; Undercover Men. 1936 – Vingador Misterioso / The Mysterious Avenger; A Patrulha Secreta / Secret Patrol; Código da Montanha  / Code of the Range; O Astro Cowboy / The Cowboy Star; Cavalos em Disparada / Stampede; Música da Serra / Dodge City Trail. 1937 – Mão Vingadora / Trapped; Justiça a Revólver / Two Gun Law; Xerife às Direitas / Two Fisted Sheriff; A Quadrilha Sinistra / One Man Justice; Desmascarando um Impostor / The Old Wyoming Trail; Sangue de Bandeirante / Outlaws of the Prairie; Crime Frustrado / West Bound Mail. 1938 – Irmão Contra Irmão / Cattle Raiders; Trovadores da Justiça / Call of theRockies; A Lei da Planície / Law of the Plains; Aventuras Rancheiras / West of Cheyenne; Bandoleiros do Arizona / South of Arizona; Aventura no Colorado / The Colorado Trail; A Cova dos Acusados / West of the Santa Fe; O Rancho da Morte / Rio Grande. 1939 – The Thundering West; Vaqueiros VS. Pastores / Texas Stampede; Ao Norte de Yukon / North of the Yukon; Salteadores da Serra / Spoilers of the Range; Caravanas Heróicas / Western Caravans; The Man from Sundown; A Volta do Rural / Riders of Black River; Sentinela Avançada / Outpost of the Mounties; Forasteiro Valente / The Stranger from Texas. 1940 – O Código da Traição / Two Fisted Rangers; Bandoleiros da Serra / Bullets for Rustlers; O Crime do Capataz / Blazing Six Shooters; A Estrada Trágica / Texas Stagecoach; O Cavaleiro de Durango / The Durango Kid; Fazendas Roubadas / West of Abilene; Testamento de Ódio / Thundering Frontier.  1941 – Encontro Fatal / The Pinto Kid; Dinamite e Jogadores / Outlaws of the Panhandle; O Médico da Vila / The Medico of Painted Springs; Trovoada na Campina / Benfeitor Mascarado / Thunder Over the Prairie; O Forasteiro da Planície / Prairie Stranger; Real Patrulha Montada / The Royal Mounted Patrol; Bandoleiros do Faroeste / Riders of the Badlands. 1942 – Redenção de um Bandido / West of Tombstone; Bandoleiros das Planícies / Lawless Plainsmen; Lá no Texas / Down Rio Grande Way; O Rancho Misterioso / Riders of the Northland; A Lei das Colinas / Bad Men of the Hills; Diligência de Deadwood / Overland to Deadwood; Cavaleiro de Nevada / Riding Through Nevada; Pardon My Gun. 1943 – Vaqueiro Intrépido / The Fighting Buckaroo; A Lei do Noroeste / Law of theNorthwest; A Marca do Assassino / Frontier Fury; Malfeitor Mascarado / Robin Hood of the Range; Bandidos Contra Heróis / Hail to the Rangers; Vaqueiros das Nuvens / Cowboy in the Clouds. 1944 – Cantina dos Vaqueiros / Cowboy Canteen; Heróis Sem Nome / Sundown Valley; Oeste Contra Leste / Riding West; Emboscada do Vale / Cowboy from Lonesome River; Em Defesa de Seu Direito / Cyclone Prairie Rangers; A Lei da Sela / Saddle Leather Law. 1945 –Justiça a Murros / Rough Ridin’ Justice. Série Durango Kid: A Volta de Durango Kid / Return of the Durango Kid; Ladrões do Prado / Rustlers of the Badlands; Desbravadores do Oeste / Blazing the Western Trail; Renegados dosMontes / Outlaws of the Rockies; Terra Sem Lei / Lawless Empire; Terra de Ninguém / Texas Panhandle; Armas da Justiça / Both Barrels Blazing. 1946 – Transgressores da Lei / Frontier Gun Law; Valentia Rural / Roaring Rangers; Injusta Acusação / Gunning for Vengeance; Trovão a Cavalo / Galloping Thunder; Valentia de Forasteiro / Two Fisted Stranger; Fantasma do Deserto / The Desert Horseman; Mascarado da Justiça / Heading West; A Cicatriz Acusadora / Land Rush; O Terror da Serra / Terror Trail; Alma de Aventureiro / The Fighting Frontiersman. 1947 – A Via dos Celerados / South of the Chisholm Trail; Texano Solitário / The Lone Hand Texan; Máscara do Terror / West of Dodge City; Justiça Sangrenta / Law of the Canyon; Bandoleiros dos Prados / Prairie Raiders; Forasteiro Intrépido / The Strange from Ponca City; Em Defesa da Lei / Riders of the Lone Star; Vaqueiro Vingador / Buckaroo from Powder River; O Tesouro Escondido / Last Days of Boot Hill. 1948 – A Lei da Força / Six Gun Law; O Vale dos Fantasmas / Phantom Valley; Gancho de Aço / West of Sonora; Cavaleiros da Lei / Whirlwind Raiders; Invasão Sangrenta / Blazing Across the Pecos; Pista Sangrenta / Trail to Laredo; O Desfiladeiro da Morte / El Dorado Pass; Rápido no Gatilho / Quick on the Trigger. 1949 – Desafio da Serra / Challenge of the Range; A Pista do Renegado /Laramie; A Vereda da Morte / South of Death Valley; Bandidos do Eldorado / Bandits of El Dorado; Renegados do Deserto / Renegades of the Sage; Senda de Fogo / The Blazing Trail; Vigilantes do Deserto / Desert Vigilante; Cavaleiro das Serras / Horsemen of the Sierras. 1950 – Rio Perdido / Trail of the Rustlers; O Exilado do Planalto / Outcasts of Black Mesa; O Dínamo do Texas / Texas Dynamo; A Caverna do Diabo / Streets of Ghost Town; Terra dos Bandidos /Across the Badlands; O Anel da Traição / Raiders of Tomahawk Creek; Campeão dos Desamparados / Lightning Guns; Avançada de Fogo / Frontier Outpost. 1951 – O Valente da Montanha / Prairie Roundup; Defensor dos Desamparados / Ridin’ the Outlaw Trail; Avalanche de Sangue / Fort Savage Raiders; Os Tenebrosos / Snake River Desperadoes; Armadilha Sinistra / Bonanza Town; Fúria Ciclônica / Cyclone Fury; Contrabandistas da Fronteira / The Kid from Amarillo; Sinal de Traição / Pecos River. 1952 – O Barranco da Morte / Smoky Canyon; O Gavião do Rio Bravo / The Hawk of Wild River; Ferradura Acusadora / Laramie Mountains; O Protetor dos Fracos / The Rough, Tough West; O Gancho da Morte / Junction City; Depoimento Acusador / The Kid from Broken Gun.

Bob Steele

STEELE, BOB  (1907-1988). Nasceu em Portland, Oregon. Nome verdadeiro: Robert Adrian Bradbury. Nome do seu cavalo: Brownie. Nasceu no âmbito de uma família do vaudeville que, no final dos anos dez, se instalou em Hollywood, onde seu pai, Robert Bradbury, arranjou emprego primeiro como ator e depois como diretor. Em 1920, Robert Bradbury dirigiu Bob e seu irmão gêmeo Bill (William Curtis Bradbury) no seriado com 15 episódios de um rolo. The Adventures of Bob and Bill. Em 1927, Steele estrelou seu primeiro western, São de Corpo e Alma / The Mojave Kid para a FBO e fez mais 12 westerns para esta companhia: 1927 – O Filho do Bandido / The Bandit’s Son. 1928 – No Momento Propício / Driftin’ Sands; O Cavaleiro Renegado / The Riding Renegade; O Dia de Sorte / Breed of the Sunsets; Homem de Sorte / Man in the Rough; A Estrela da Coragem / Trail of Courage; Audaz por Amor / Lightning Speed; O Destemido / Captain Careless; Feito para o Perigo / Headin’ for Danger. 1929 – Cavaleiros da Lei / Come and Get It; Admirável Vagabundo / The Amazing Vagabond; Sorrindo à Morte / Laughing at Death. No final dos anos 20, Steele fez 8 westerns para a Syndicate: 1929 – O Terror dos Pampas / The Invaders; The Cowboy and the Outlaw; A Ferro e Fogo / A Texas Cowboy. 1930 – Breezy Bill; A Quadrilha do Diabo / The Man from Nowhere. A Fera Humana ou Foragido da Justiça / The Hunted Men; Western Honor; Demônio a Cavalo / Oklahoma Sheriff. Seguiram-se 8 westerns para a Tiffany: A Vingança do Pastor / Near the Rainbow’s End; Vaqueiro Ciclone / Oklahoma Cyclone; Homens do Deserto / Land of Missing Men; Carne de Corvo / Headin’ North. 1931 – No Caminho da Morte / Sunrise Trail; Dinheiro Sangrento / The Ridin’ Fool; Vaqueiro Conquistador / The Nevada Buckaroo; Armadilha Fatal / Near the Trail’s End e 6 westerns para a Sono-Art Worldwide e mais 1 para Tiffany-World Wide: 1932 – South of Santa Fe; Law of the West; Riders of the Desert; Audácia de Bandido / Man from Hell’s Edges; Son of Oklahoma; O Vale do Tesouro / Hidden Valley; Texas Buddies. Ainda em 1932, Steele iniciou uma série de 7 westerns para a Monogram: 1932 – Salteador Mascarado / Young Blood; Punhos de Aço /The Fighting Champ. 1933 – Chumbo e Aço / Breed of the Border; Em Busca do Assassino / Trailin’ North; UmRomance de Circo / The Gallant Fool; Romeu Destemido / Galloping Romeo; A Mão da Justiça / The Rangers Code. Em 1933, foi o aviador Fred Cromwell, o mocinho do seriado da Mascot A Flotilha Misteriosa / The MysterySquadron. Em 1934, transferiu-se para a Supreme onde fez 32 westerns que, a partir de 1937, foram distribuídos pela Republic: 1934 – Valentia de Cowboy / A Demon for Trouble; A Marca do Ódio / The Brand of Hate. 1935 – Alias John Law; Coração de Fera / Big Calibre; Sangue de Herói / Kid Courageous; No Man’s Range; Quadrilha Sinistra / The Rider of the Law; Ligeiro no Gatilho / Smokey Smith; O Desfiladeiro do Terror / Tombstone Terror; Justiça do Faroeste / Western Justice. 1936 – The Kid Ranger; Last of the Warrens; A Senda do Terror / Trail of Terror; The Law Rides; O Sinete do Crime / Brand of the Outlaws; Cavalry; Sundown Saunders. 1937 – The Gun Ranger; Lightnin’ Crandall; The Trusted Outlaw; Gun Lords of Stirrup Basin; Border Phantom; Doomed at Sundown; The Red Rope; Arizona Gunfighter; Ridin’ the Lone Trail; The Colorado Kid. 1938 – Paroled to Die; Thunder in the Desert; The Feud Maker; Desert Patrol; Durango Valley Raiders. Em 1939, Steele passou a trabalhar na Metropolitan Pictures, para a qual fez 8 westerns: 1939 – Feud of the Range; Trilha de Fogo / Smoky Trails; Mesquite Buckaroo; Cavaleiros do Oeste / Riders of the Sage; The Pal from Texas; El Diablo Rides. 1940 – Bestas Selvagens / Wild Horse Valley; Pinto Canyon. Seus próximos compromissos foram com a PRC, onde fez 6 westernscom o personagem Billy the Kid: 1940 – Billy, o Foragido / Billy the Kid Outlawed; Billy no Texas / Billy the Kid in Texas; Billy e a Justiça / Billy the Kid’s Gun Justice; O Matador / Billy the Kid’s Range War; Billy Bom Camarada / Billy de the Kid’s Fighting Pals. 1941 – Billy em Santa Fe / Billy the Kid in Santa Fe, com a Republic, onde assumiu o papel de Tucson Smith na série The Three Mesquiteeers: 1940 – Defensores Indomáveis / The Trail Blazers; O Cavaleiro Justiceiro / Lone Star Raiders; Pioneiros das Planícies / Prairie Pioneers; Amigos Até a Morte / Pals of the Pecos; O Traidor da Tribo / Saddlemates; Espoliadores de Sonora / Gangs of Sonora; Rastros de Sangue / Outlaws of the Cherokee Trail; Torpeza Humana / Gauchos of El Dorado; West of Cimarron. 1942 – O Código do Cangaceiro / Code of the Outlaw; Salteadores dos Pampas / Raiders of the Range; Avareza Desenfreada / Westward Ho!; Abutres das Planícies / The Phantom Plainsmen; Um Parecido Fatal / Shadows of the Sage; Vale dos Perseguidos / Valley of Hunted Men. 1943 – A Vereda Solitária / Thundering Trails; O Caminho Bloqueado / The Blocked Trail; Santa Fe Scouts; Riders of the Rio Grande e com a Monogram em 8 westerns da série Trail Blazers: O Vale da Morte / Death Valley Rangers.  1944 – Rumo ao Oeste / Westward Bound; Falsários do Oeste / Arizona Whirlwind; Os Malfeitores / Outlaw Trail; Diligência de Sonora / Sonora Stagecoach; O Valentão de Utah / The Utah Kid; Paragens Inóspitas / Marked Trails; A Lei da Pistola / Trigger Law. Os westerns B restantes de Steele como astro foram: 2 westernscoloridos para a Action Pictures:  1945 – Terra de Sangue / Wildfire; A Senda do Terror / Northwdest Trail e 4 westerns para a PRC: Navajo Kid / The Navajo Kid. 1946 – Alma de Policial / Six Gun Man; Emboscada / Ambush Trail; Cidade do Barulho / Thunder Town. Em 1946, Steele atuou como coadjuvante em um western da série Red Ryder / Bill Elliott: Bandidos do Vale / Sheriff of Redwood Valley. No decorrer de sua carreira, ele fez outros papéis secundários (v. g. Guadalupe Kid em Duelo de Valentes / Powdersmoke Range / 1935; como Curley Jackson em Carícia Fatal / Of Mice and Man / 1939, como Lash Canino em À Beira do Abismo / The Big Sleep / 1946) ou pequenas intervenções até se aposentar em 1974.

Conway Tearle

TEARLE, CONWAY 91878-1935). Nasceu em Nova York. Nome verdadeiro: Frederick Conway Levy. Quase no final de sua longa carreira, primeiramente como um dos galãs de prestígio da cena muda e depois como ator característico  (v. g. como Escalus, o Príncipe de Verona em Romeu e Julieta / Romeo and Juliet /1936), ele estrelou 4 westerns B para a Beaumont Pictures: 1935 – The Judgement BookTrail’s End. 1936 – Desert Guns; Senor Jim.

Tom Tyler

TYLER. TOM (1903-1954). Nasceu em Port Henry, Nova York. Nome verdadeiro: Vincent Markowski. Nome de seu cavalo: Ace, Baron. Entrou para a indústria do cinema em 1924 como aderecista e figurante. Em 1925, foi contratado pela FBO  para a qual fez 29 westerns 1925 – Let’s Go Gallagher; Wyoming Wildcat; The CowboyMusketeeer; Born to Battle. 1926 – The Arizona Streak; Wild to Go; The Masquerade Bandit; The Cowboy Cop; Tom and His Pals; Out of the West; Red Hot Hoofs; Lightning Lariats. 1927 – The Sonora Kid; Cyclone of the Range; Splitting the Breeze; Tom’s Gang; Galanteador e Valente / The Flying U Ranch; Ódio de Muitos Anos / The Cherokee Kid; The Desert Pirate. 1928 – When the Law Rides; Uma Lição nos Tratantes / Phantom of the Range; Astúcia Contra Lei / The Texas Tornado; Cavaleiro da Vingança / The Avenging Rider; O Tirano da Sierra Madre / Tyrant of Red Gulch. 1929 – Trail of the Horse Thieves; Gun Law; Idaho Red; O Braço Protetor / Pride of the Pawnee. Seguiram-se 11 westerns para a Syndicate: 1929 – A Coruja Negra / Law of the Plains; O Gigante da Floresta / The Man from Nevada; O Fantasma da Floresta / The Phantom Rider; Céu de Fogo / ‘Neath Western Skies; O Bandido Misterioso / The Lone Horseman; Desafiando a Morte / Pioneeers of the West. 1930 –A Emboscada Vermelha / The Canyon of Missing Men; Deserto Sangrento / Call of the Desert. 1931 – West of Cheyenne; Rider of the Plains; God’sCountry and the Man. No próximo passo de sua carreira Tyler fez 8 westerns para a Monogram: 1931 – O Caminho da Violência / Partners of the Trail; Honesto Salteador / Man from Death Valley; Two-Fisted Justice; Galloping Thru. 1932 – Single-Handed Sanders; The Man from New Mexico; Vanishing Men; Honor of the Mounted, 4 westerns para a Fueller/ Monarch: 1932 -The Forty-Niners. 1933 – When a Man Rides Alone; Deadwood Pass; War on the Range, 18westerns para a Reliable: 1934 – Estância dos Mistérios / Mystery Ranch; Amor e Dever / Fighting Hero; O Terror das Planícies / Terror of the Plains. 1935 – Bandido Invencível / Unconquered Bandit; O Cavaleiro da Lei / Tracy Rides; A Bala de Prata / The Silver Bullet; Ridin’ Thru; Nascido para a Luta / Born to Battle; Caminhos Perigosos / Coyote Trails; Punhos de Ferro / The Laramie Kid; Emboscada Sinistra / Rio Rattler; O Desfiladeiro Perdido / Silent Valley; A Marca do Crime / Trigger Tom. 1936 – Justiça a Tiros / Fast Bullets; Tiroteio Infernal / Ridin’On; Justiça entre Balas / Roamin’ Wild; A Quadrilha da Morte / Pinto Rustlers; Rumo a Santa Fé / Santa Fe Bound, 8 westerns para a Victory Pictures: 1936 – Valente e Destemido / Rip Roarin’ Buckaroo; O Tesouro Oculto / The Phantom of the Range. 1937 – Pontaria Fatal / Cheyenne Rides Again; Feud of the Trail; Montanha Misteriosa / Mystery Range; Orphan of the Pecos; Brothers of the West; Lost Ranch, 13 westerns da série Three Mesquiteeers para a Republic: 1941 – Rastros de Sangue / Outlaws of the Cherokee Trail; Torpeza Humana / Gauchos of El Dorado; West of Cimarron; O Código do Cangaceiro / Code of the Outlaw; Salteadores dos Pampas / Raiders of the Range; Avareza Desenfreada / Westward Ho; Abutres das Planícies / The Phantom   Plainsmen; Um Parecido Fatal / Shadows of the Sage; Vale dos Perseguidos / Valley of Hunted Men. 1943 – A Vereda Solitária / Thundering Trails; The Blocked Trail; Santa Fe Scouts; Riders of the Rio Grande.  Em 1945, Tyler participou do western musical, Aconteceu no Texas/ Sing Me a Song of Texas. Ele fez também os seguintes seriados: O Fantasma do Oeste / Phantom of the West / 1930 (Mascot); Aventuras de Buffalo Bill / Battling With Buffalo Bill / 1931; O Mistério das Selvas / Jungle Mystery/ 1932, Aventuras do Sargento Clancy / Clancy of the Mounted / 1933 (Universal); O Homem de Aço / Adventures of Captain Marvel / 1941(Republic) e O Fantasma Voador / The Phantom / 1943 (Columbia). Além do deu trabalho como astro cowboy, Tyler foi visto em papéis secundários ou pequenas aparições em muitos filmes classe A (v. g. No Tempo das Diligências / Stagecoach / 1939; … E O Vento Levou / Gone With the Wind / 1939; Ao Rufar dos Tambores / Drums Along the Mohawk / 1939; As Vinhas da Ira / The Grapes of Wrath / 1940; O Galante Aventureiro / The Westerner / 1940; Rio Vermelho / Red River / 1948; Sansão e Dalila / Samson and Delilah / 1949; A Mão da Múmia / The Mummy’s Hand / 1941, no qual ele era a múmia Kharis).

Jimmy Wakely

WAKELY, JIMMY (1914-1982). Nasceu em Mineola, Arkansas. Nome verdadeiro: James Clarence Wakeley. Nome do seu cavalo:  Sunset. Vocalista de música country, atuava no rádio no grupo The Jimmy Wakely Trio, formado por ele, Johnny Bond e Scotty Harell. Wakely estreou no cinema como o seu trio em um filme de Roy Rogers, A Saga do Vale da Morte / The Sage of Death Valley / 1939 e eles continuaram aparecendo em westerns de Gene Autry (Republic), Don “Red” Barry (Republic), Johnny Mack Brown, Tex Ritter (Universal), Charles Starrett (Columbia), William Boyd (Paramount). Wakely apareceu também em alguns filmes fora do âmbito do western (v. g. I’m from Arkansas / 1944 da PRC). Em 1944, a Monogram contratou-o para estrelar 28 westerns: 1944 – A Canção do Rancheiro / Song of the Range. 1945 – Springtime in Texas; Saddle Serenade; Cavaleiros do Amanhecer / Riders of the Dawn; Lonesome Trail. 1946 – Vaqueiro Esperto / Moon Over Montana; O Ladrão Ludibriado / West of the Alamo; Rumo ao México / Trail to Mexico; Song of the Sierras. 1947 – Rainbow Over the Rockies; Six Gun Serenade; Song of the Wasteland; Ridin’ Down the Trail. 1948 – Song of the Drifter; Oklahoma Blues; The Rangers Ride; Range Renegades; Cowboy Cavalier; Partners of the Sunset; Silver Trails; Outlaw Brand; Courtin’ Trouble.1949 – Gun Runner; Coração de Vaqueiro / Gun Law Justice; Across the Rio Grande; Brand of Fear; Almas Indomáveis / Roaring Westward; Lawless Code.

Wally Wales

WALES, WALLY (1895-1980). Nasceu em Sheridan, Wyoming. Nome verdadeiro:  Floyd Taliaferro Alderson. Nome do seu cavalo: Silver King. Criado em um rancho, iniciou sua carreira no cinema como ator em 1921 em dois westerns da Clifford Smith Productions, Western Hearts e Crossing Trails, usando no primeiro filme o nome de Floyd Taliaferro. Em seguida, fez para a Action Pictures (distribuídos principalmente pela Weiss e pela Pathé): 1925 – Tearing Loose; The Hurricane Horseman; Galloping On; The Roaring Rider; The Fighting Cheat; Vanishing Hoofs. 1926 – Ridin’ Rivals; Double Daring; Twisted Triggers; Ace of Action. 1927 – The Cyclone Cowboy; Tearin’ into Trouble, The Meddlin’ Stranger; Skedaddle Gold; White Pebbles; Soda Water Cowboy; The Desert of the Lost; Pals of the West. 1928 – Desperate Courage; Saddle Mates; The Flyin’ Buckaroo. Após 1 western para a Presidio (Dist. Rayart), Overland Bound / 1929 e 1 seriado de ficção científica para a Ben Wilson Productions (Dist. Hollywood Pictures Corporation), The Voice from the Sky / 1930, Wales fez 9 westerns para a Big Four, sendo dois como coadjuvante: 1930 – Bar-L Ranch; Canyon Hawks e 7 como astro: Trails of Danger; Breed of the West. 1931 – Red Fork Range; Hell’s Valley; Riders of the Cactus; Flying Lariats; So This is Arizona. Em 1934, fez 1 western, The Adventures of Texas Jack, para a Security, 1 western, Potluck Pards, para B&B Productions e 8 westerns para a Imperial: Arizona Cyclone; Carrying the Mail; Desert Man; The Lone Rider; Pals of the West; The Sundown Trail; West of the Law, todos dirigidos por Robert Emmett (Tansey). Nos meados dos anos trinta, os dias de cowboy herói de Wally estavam contados. Ele mudou de nome novamente, desta vez para Hal Taliaferro, e se tornou um coadjuvante em inúmeros westerns e seriados, a maioria para a Republic, Universal e Columbia, até se retirar da tela em 1952. Talvez seu papel mais importante nesse período tenha sido o de Jim Bowie no seriado O Aliado MIsterioso / The Painted Stalllion / 1937 ao lado de Ray Corrigan, Hoot Gibson, Davy Crockett (Jack Perrin),  Sammy McKim (o menino Kit Carson), Duncan Renaldo (Zamorro, líder dos bandidos) e Julia Thayer, a índia misteriosa que sempre avisa os americanos do perigo, arremessando flechas sibilantes.

James Warren

WARREN, JAMES (1913-2001). Nasceu em Marietta, Ohio. Nome verdadeiro: James Pringle Witlig. “Descoberto” por um caçador de talentos da MGM, apareceu em vários filmes do estúdio, começando como um técnico do FBI em O Silêncio é de Ouro / Don’t Talk, um short MGM Special de 1940. Quando o contrato com a MGM terminou, Warren se transferiu para a RKO onde, além de interpretar pequenos papéis em filmes de vários gêneros, estrelou um trio de westerns B: 1945 – Terra Perdida / Wanderer of the Wasteland. 1946 – O Passo da Morte / Sunset Pass. 1947 – Terra Sangrenta / Code of the West. Posteriormente, ele apareceu brevemente em filmes da 20thCentury-Fox (v. g. Horas Intermináveis / Fourteen Hours / 1952; Missão Perigosa em Trieste / Diplomatic Courier / 1952) e contracenou com Gloria Swanson em Three for Bedroom C / 1952.

John Wayne

WAYNE, JOHN (1907-1979). Nasceu em Winterset, Iwoa. Nome verdadeiro: Suas primeiras aparições na tela foram como um jogador de futebol americano em Mocidade Esportiva / Brown of Harvard / 1926 e como um guarda em O Cavaleiro dos Amores / Bardelys the Magnificent / 1926. Trabalhou como figurante em outros filmes, inclusive alguns de John Ford, até conquistar seu primeiro papel principal em A Grande Jornada / The Big Trail (Fox, 1930).  Depois disso, coadjuvou Buck Jones em Estância em Guerra / Range Feud / 1931 e TimMcCoy em Cavaleiro do Texas / Texas Cyclone  / 1932 e Lei da Coragem / Two-Fisted Law / 1932, todos produzidos pela Colúmbia; estrelou 3 seriados para Nat Levine / Mascot: 1932 – A Águia de Prata / The Shadow of the Eagle; O Trem Ciclônico / The Hurricane Express. 1933 – Os Três Mosqueteiros / The Three Musketeers; e, finalmente,  estrelou a sua primeira série de westerns B na Warner : 1932 – Pena de Talião / Ride Him Cowboy; A Grande Estirada / The Big Stampede; Ouro Mal Assombrado / Haunted Gold. 1933 – Na Trilha do Telégrafo / The TelegraphTrail; Na Terra de Ninguém / Somewhere in Sonora; No Vale da Aventura / The Man from Monterey. Seu compromissso seguinte foi com o produtor Paul Malvern em 16 Lone Star westerns, distribuídos pela Monogram: Na Pista do Traidor / Riders of Destiny; Justiça Selvagem / Sagebrush Trail. 1934 – Sorte de Verdade / The Lucky Texan; Armando o Laço / West of the Divide; A Lei do Gatilho / Blue Steel; O Torneio da Morte / The Man from Utah; A Ferro e Fogo / Randy Rides Alone; Sombra de Sangue / The Star Packer; Para Lá da Estrada / The Trail Beyond; Fronteiras sem Lei / Lawless Frontier; Sob o Sol do Arizona / ‘Neath Arizona Skies. 1935 – Terror no Texas / Texas Terror; Rainbow Valley; Uma Trilha no Deserto / The Desert Trail; A Difícil Vingança / The Dawn Rider; O Vale do Paraíso / Paradise Canyon.  Subsequentemente, Wayne fez mais 8 westerns para o produtor Paul Malvern, agora trabalhando com a Republic: Da Derrota à Vitória / Westward Ho; Terras Virgens / The New Frontier; País sem Leis / Lawless Range. 1936 – O Regimento Sinistro / The Oregon Trail; Ordem a Bala / The Lawless Nineties; O Rei do Rio Pecos / King of the Pecos; Limpando a Zona / The Lonely Trail; Tenacidade / Winds of the Wasteland. Em 1936-37, Wayne fez também 6 filmes alheios ao gênero western na Universal: 1936 – Sentinelas do Mar / The Sea Spoilers; Conflitos / Conflict. 1937 – Pequeno Inferno / California Straight Ahead; Em Plena Batalha / I Cover theWar; Ídolo da Torcida / Idol of the Crowds; Aventuras Marítimas / Adventure’s End. Após estrelar com Marsha Hunt e Johnny Mack Brown o western Trunfos na Mesa / Born To The West (Paramount, 1937), Wayne assumiu o papel de Stony Brooke em 8 westerns da série The Three Mesquiteers da Republic: Traição no Deserto / Pals of the Saddle; Bandidos Encobertos / Overland Stage Raiders; Forcas e Facas / Santa Fe Stampede; Ronda de Sangue / Red River Range. 1939 – Os Três Mascarados / The Night Riders; Três Cavaleiros do Texas / Three Texas Steers; Bandoleiro Inocente / Wyoming Outlaw; Nova Fronteira / The New Frontier. Com seu sucesso em No Tempo das Diligências / Stagecoach / 1939 de John Ford, Wayne foi promovido para filmes classe A, tornando-se um dos grandes astros de Hollywood, até 1976, quando se retirou da tela.

Ted Wells

WELLS, TED (1899-1945). Nasceu em Justice, Texas. Nome veradeiro: John Oscar Wells. Campeão de rodeio, foi contratado pela Universal em 1921. Seus fimes mais importantes no cinema silencioso foram os que fez sob a direção de William Wyler: 1927 – Reto como o Dever / Straight Shootin’; Pó do Deserto / Desert Dust. 1928 – AProva de Coragem / Thunder Riders; sob a direção de Ray Taylor:  1928 – The Clean-Up Man; Greased Lightning; O Vale Encarnado / The Crimson Canyon. 1929 – Belezas e Balas / Beauty and Bullets, The Border Wildcat; O Demônio da Sela / The Ridin’ Demon; sob a direção de Robert J. Horner: 1928 – Rédeas do Arizona / Arizona Speed;Pelas; Pelas Planícies / Across the Plains; Where the West Begins; The Thrill Chaser; Forbidden Trails (em todos, com exceção de Forbidden Trails, usando o nome de Pawnee Bill Jr.); e sob direção de Josef Levigard: 1929 – Cilada Noturna / Grit Wins; Vaqueiro Improvisado / Born to the Saddle; O Herói Risonho / The Smiling Terror. Quando veio o cinema falado, a carreira de Wells declinou, e ele se afastou da tela. Retornou em 1935, para fazer 2 westerns B bem modestos, um para a Aywon (The Phantom Cowboy) e outro para American (Defying the Law). Desde então, coube-lhe apenas papéis minúsculos em westerns de Johnny Mack, Buck Jones, William Boyd, Gene Autry, Bill Elliott, Allan Lane, Roy Rogers, Charles Starrett e outros cowboys  bem como em seriados (v. g. Volta de Dick Tracy / Dick Tracy Returns / 1938; A Volta do Cavaleiro Fantasma / The Lone Ranger Rides Again / 1939; Os Tambores de Fu Manchu / Drums of Fu Manchu).

Guinn “Big Boy” Williams

WILLIAMS, GUINN “BIG BOY” (1899-1962). Nasceu em Decatur, Texas. Nome verdadeiro: Guinn Terrell Williams Jr. Estreou no cinema em 3 filmes de Will Rogers (Goldwyn Pictures): Quase um Marido / Almost a Husband / 1919; Vagabundo Regenerado / Jubilo / 1919 e Cupid the Cowpuncher / 1920. Em seguida trabalhou principalmente para a Charles R. Seeling Productions / Dist. Aywon: 1921 – The Jack Rider; The Vengeance Trail; Western Firebrands. 1922 – Across the Border; Passando Por Cima da Lei / Rounding Up the Law; The Cowboy King.1923 – Cylone Jones; Riders at Night; End of the Rope; $1000 Reward. 1924 – The Avenger; The Eagle’s Claw. 1925 –A Rosa do Deserto / Rose of the Desert; Série com o cão Wolfheart: Fangs of Wolfheart; A Vingança de Wolfheart / Wolfheart’s Revenge; O Ladrão de Minério / Bad Man from Bodie; Sporting West; A Coragem de Wolfheart / Courage of Wolfheart; The Big Stunt; para a Frederick Herbst Productiosns / Dist: Di Lorenzo: 1922 – The Trail of Hate; Blaze Away; The Freshie; para a Robertson-Cole / Dist. Aywon:  1925 – Red Blood and Blue; Sporting West; Whistling Jim; Riders of the Sand Storm. Fez também alguns shorts para Hal Roach  / Dist. Pathé:  1922 –The Ropin’s Fool. 1923 – Uncensored Movies (ambos com Will Rogers) e, em 1925, dividiu o estrelato com Rex, the Wonder Horse em Tufão Negro / Black Cyclone. Entre 1926 e 1930 atuou como coadjuvante em uma variedade de filmes classe B e A de várias companhias e em 1934, após ter participado do seriado A Flotilha Misteriosa / The Mystery Squadron / 1933, da Mascot, estrelou 5 westerns B para a Beacon: 1934 – Emboscada Perigosa / Cowboy Holiday; Texas em Revolta / Thunder Over Texas. 1935 – A Lei da  Bala / Law of the 45’s; Big Boy Rides Again; Trilhas Perigosas / Danger Trails; Fogo a Fogo / Gun Play.  Depois de integrar o elenco de mais um seriado, Os Vigilantes da Lei / The Vigilantes Are Coming / 1936, continuou sua carreira como coadjuvante, destacando-se como companheiro de Errol Flynn em 3 westerns da Warner: Uma Cidade que Surge / Dodge City / 1939, Caravana do Ouro / Virginia City / 1940, A Estrada de Santa Fe / Santa Fe Trail / 1940.  Em 1941 fez seu último seriado, Os Cavaleiros da Morte / Riders of Death Valley / 1941 e, em 1962, seu derradeiro filme: o western Os Comacheros / The Comancheros.

Whip Wilson

WILSON, WHIP (1911- 1964). Nasceu em Granito City, Illinois, Nome verdadeiro:  Roland Charles Meyers. Nome de seu cavalo: Silver Bullet, depois abreviado para Bullet e mais tarde mudado para Rocket. Ele era cantor antes de ir para Hollywood e, embora cantasse em alguns filmes, nunca foi considerado um “cowboy cantor”. Scott R. Dunlap, executivo da Monogram estava procurando alguém para substituir Buck Jones que havia falecido no incêndio de uma boate em 1942, e parece que viu em Wilson lembrava de Buck, e o contratou para estrelar uma série de westerns. Ao mesmo tempo, Lash LaRue estava fazendo sucesso com o seu chicote em seus westerns da PRC, e assim, Dunlap decidiu por um chicote nas mãos de Wilson e torná-lo uma combinação de Buck Jones com Lash La Rue. Para dar experiência a Wilson, Dunlap colocou-o em um western de Jimmy Wakely, Silver Trail e, no ano seguinte, Wilson ganhou a sua própria série, na qual foi secundado pelo comediante Andy Clyde, depois susbtituído por Fuzzy Knight e posteriormente por Jim Bannon: 1949 – Punho Vingador / Crashing Thru; A Marca do Chicote / Shadows of the West; Vingando o Irmão / Haunted Trails; Cavaleiros do Anoitecer / Riders of the Dusk; Ouro Desaparecido / Range Land. 1950 – Chicote Traiçoeiro / Fence Riders; O Grande Embuste / Gunslingers; Cumplicidade / Arizona Territory; Contrabando de Prata / Silver Raiders; Cherokee Uprising; O Último Cartucho / Outlaws of Texas. 1951 – Pistolas dos Prados / Abilene Trail; Caçadores de Recompensas / Wanted Dead or Alive; O Chicote de Prata / Canyon Raiders; Facínoras de Nevada / Nevada Badmen;  Emboscada do Estafeta / Stagecoach Driver; Jogadores sem Lei / Lawless Cowboys; Stage to Blue River. 1952 – Cavaleiros da Noite / Night Raiders; Pistoleiros da Estrada / The Gunman; Montana Incident; Lutador Audaz / Wyoming Roundup.  Wilson só trabalhou em mais um filme, quando foi contratado para fazer as cenas de chicote em Homem Até o Fim / The Kentuckian / 1955.

VICTOR FLEMING

Ele era um cineasta de personalidade forte, mas não deixou uma visão pessoal do mundo ou a marca de um estilo inconfundível nos seus filmes. Embora não fôsse um simples técnico e gozasse de certa autonomia criativa, funcionou sempre como um artesão competente e confiável dentro do sistema de estúdio, assinando algumas obras de prestígio para a MGM nos mais variados gêneros. Era conhecido no estúdio como “Mr. Fix-It”, pois tinha uma habilidade incrível para solucionar qualquer problema de produção.

Victor Fleming

Victor Lonzo Fleming (1889-1949), filho de William Richard Lonzo e Eva (cujo sobrenome de nascença era Hartman), nasceu em uma tenda de campanha no Banbury Ranch, onde moravam os operários das instalações de poços de água na região como seu pai. O rancho ficava perto de onde é hoje La Cañada Flintridge, cidade do condado de Los Angeles, situada a noroeste de Pasadena.

O pai de Victor morreu quando ele tinha quatro anos de idade. Sua mãe casou-se de novo, desta vez com um fazendeiro próspero, Victor saiu do colégio aos quatorze anos de idade e se tornou sucessivamente: mecânico de automóveis, motorista de taxi e, finalmente, chofer particular de um milionário. Nesta ocasião, conheceu o diretor de cinema pioneiro Allan Dawn.

Victor Fleming e os Oscars de … E O Vento Levou

Dwan teve um problema no carro que havia comprado e nenhum mecânico de Santa Barbara conseguia consertá-lo. Marshall Neilan (futuro diretor favorito de Mary Pickford), que trabalhava sob as ordens de Dwan na American Film Manufacturing Company (conhecida como Flying A por causa de seu logotipo) lhe disse que conhecia um chofer de uma família rica, que sabia tudo sobre automóveis. Quando encontraram Fleming na mansão onde trabalhava, ele estava atirando com uma pistola em um alvo na garagem. Sem olhar para Dwan e Neilan, ele disse: “Uma de suas válvulas está emperrada”. Enquanto Fleming estava consertando o carro, Dwan circulou pela garagem e viu em um canto um punhado de equipamentos fotográficos e máquinas fotográficas. “Você se interessa por fotografia?, ele disse. Fleming respondeu que sim e mostrou algumas fotos bonitas que havia tirado. Dawn lhe perguntou se gostaria de entrar para a indústria de cinema e ser um fotógrafo. Fleming respondeu “Bem, sua proposta parece boa, mas eu tenho que comer – vocês pagam para isso?” Dwan disse sim e o convite foi aceito.

Porém o primeiro trabalho regular de Fleming na Flying A foi simplesmente o de conduzir o elenco e os técnicos de carro para a locação. Depois, Roy Overbaugh, o diretor de fotografia da companhia, colocou-o no laboratório de revelação de filmes, do qual ele foi promovido para assistente do cameraman. Em 1915, quando Dwan foi para a Fine Arts Film Company  (Prod.) / Triangle Film Corporation  (Dist.) levou Fleming consigo e os dois trabalharam juntos em vários filmes de Douglas Fairbanks. Em fevereiro de 1917, Fairbanks anunciou a formação da Douglas Fairbanks Pictures Corporation (cujos filmes seriam distribuídos pela Famous Players Lasky – Artcraft Film Corporation) e contratou Fleming como cameraman. Após ter terminado mais um filme de Fairbanks, Querendo Agarrar a Lua / Reaching for the Moon /1917 (Dir: John Emerson), Fleming foi convocado pelo Exército e prestou serviço no Serviço Fotográfico do Signal Corps durante a Primeira Guerra Mundial. Após o armistício, ele foi escolhido para acompanhar como cameraman o Presidente Wilson na Conferência da Paz na Europa.

Quando foi dispensado do Signal Corps, Fleming assumiu a direção de fotografia  do primeiro filme de Fairbanks da United Artists, S. M. o Ianque / His Majesty the American / 1919 (Dir: Joseph Henabery). No mesmo ano, estreou como diretor com O Supersticioso / When The Clouds Roll By, mistura de comédia, fantasia e aventura bem divertida e tecnicamente inovadora, sobre a então corrente obsessão pela psicanálise. Na trama, Fairbanks é Daniel Boone Brown, modesto empregado de uma firma de investimentos que sofre de superstições autodestrutivas e vem a ser vítima das experiências psiquiátricas-neurológicas de um charlatão sinistro, Dr. Ulrich Metz (Herbert Grimwood), na verdade um louco foragido do asilo. No percurso da intriga, Daniel liberta-se da superstição, pratica atos de coragem durante uma enchente, desmascara um bandido ex-admirador de uma linda garota (Kathleen Clifford), por quem se apaixona.

Fleming dirigiu também a terceira produção de Fairbanks da United Artists, Ousadia Hereditária / The Mollycoddle / 1920, outra boa mistura de comédia, fantasia e aventura, que apresentava o ator como Richard Marshall V, rapaz nascido no Arizona, mas que usava bengala, monóculo e piteira em contraste marcante com a longa linhagem de seus bravos antepassados pioneiros, um típico “Mollycoddle”  (Sujeito Mimado), como  diziam. Ao retornar de Monte Carlo para sua terra natal, ele é confundido como agente do serviço secreto por contrabandistas, liderados por Henry Van Holkar (Wallace Beery) e, no decorrer dos acontecimentos, demonstra sua valentia, conquistando o coração de Virginia Hale (Ruth Renick), a verdadeira agente, que estava atrás de Val Holkar. Não é preciso lembrar que tanto em O Superticioso quanto em Ousadia Hereditária Fairbanks tem oportunidade de demonstrar sua admirável qualidade atlética.

John Emerson e Anita Loos à esq., Fleming sentado, Basil Sydney e May Collins à direita na filmagem de O Valente Americano

A carreira de Fleming continuou com três filmes para a Emerson-Loos Productions, companhia fundada pelos roteiristas John Emerson e Anita Loos, que também haviam trabalhado para Fairbanks (Emerson inclusive como diretor): 1921 – Medicina Amorosa / Mama’s Affair com Constance Talmadge, Emancipação da Mulher / Woman’s Place com Constance Talmadge. 1922 – O Valente Americano / Red Hot Romance com Basil Sydney, May Collins e 17 filmes para a Paramount: 1922 – The Lane That Had no Turning com Agnes Ayres, Quem Agrada, Triunfa / Anna Ascends com Alice Brady, Robert Ellis 1923 – Escrava e Soberana / Dark Secrets com Dorothy Dalton, Robert Ellis, A Lei dos Livres / The Law of the Lawless com Dorothy Dalton, Richard Dix, Ódios e Afeições / To The Last Man com Lois Wilson e Richard Dix, Cidades e Serras / The Call of the Canyon com Lois Wilson, Richard Dix e Noah Beery (estes dois westerns com Lois Wilson e Richard Dix, adaptações de histórias de Zane Grey, foram um grande sucesso). 1924 – O Código dos Homens do Mar / Code of the Sea com Rod La Rocque, Jacqueline Logan. Mãos Magnânimas / Empty Hands com Norma Shearer, Jack Holt. 1925 – A Carga da Caravela do Mal / The Devil’s Cargo com Wallace Beery, Pauline Starke, A Destemida Diana / Adventure com Pauline Starke, Tom Moore e Wallace Beery, Grande é o Poder do Amor / A Son of His Father com Bessie Love, Warner Baxter, Maldição Gloriosa ou Lord Jim / Lord Jim com Percy Marmont, Shirley Mason e Noah Beery. 1926 – Justiça dos Homens, Justiça de Deus / The Blind Goddess com Jack Holt, Ernest Torrence e Esther Ralston, Provocação de Amor / Mantrap com Clara Bow, Ernest Torrence e Percy Marmont. 1927 – Os Libertadores ou Irmãos na Luta, Irmãos no Amor / The Rough Riders com Noah Beery, Charles Farrell, George Bancroft e Mary Astor, Hula / Hula com Clara Bow, Clive Brook, A Tentação da Carne / The Way of All Flesh com Emil Jannings, Belle Bennett. Por sua interpretação neste filme e em A Última Ordem / The Last Command de Josef von Sternberg, Jannings ganhou o Oscar de Melhor Ator.

Gary Cooper e Lupe Velez em A Canção do Lobo

Gary Cooper e Mary Brian em Agora ou Nunca

 

Antes de fazer seus três filmes derradeiros na Paramount em 1929 – Rosa da Irlanda ou Rosa Irlandesa / Abie’s Irish Rose com Charles “Buddy” Rogers, Nancy Carroll, A Canção do Lobo / Wolf Song com Gary Cooper, Lupe Velez e Louis Wolheim e Agora ou Nunca / The Virginian com Gary Cooper, Walter Huston, Mary Brian e Richard Arlen -, Fleming foi emprestado para Samuel Goldwyn, assumindo a direção de O Despertar do Amor ou O Despertar de uma Mulher / The Awakening com Vilma Banky e Walter Byron. Em A Canção do Lobo e Agora ou Nunca, seu primeiro filme falado, Fleming criou a personalidade cinematográfica de Gary Cooper e o ajudou a se tornar um astro.

David O. Selznick, então produtor da Paramount, queria reunir Fleming e Cooper novamente, mas Fleming preferiu aceitar a oferta da Fox, onde fez em 1930 Argila Humana / Common Clay com Constance Bennett, Lew Ayres e Renegados / Renegades com Warner Baxter, Myrna Loy, Noah Beery e Bela Lugosi. Este ano de trabalho na Fox ajudou Fleming a consolidar seu domínio sobre a tecnologia do som e a restabelecer sua amizade com Douglas Fairbanks, dirigindo com ele um travelogue cômico de longa-metragem intitulado Around the World in Eighty Minutes with Douglas Fairbanks / 1931, que consistia em cenas filmadas no Havaí, Japão, Hong Kong, China, Filipinas, Cambodja, Tailândia e India. Cenas adicionais foram filmadas no estúdio de Fairbanks em West Hollywood, incluindo animação (o camondongo Mickey dançando ao som de uma música tailandesa) e efeitos visuais, (entre eles  Fairbanks no tapete voador de O Ladrão de Bagdad / The Thief  of Bagdad / 1924, que ele utiliza como um deus ex machina da narrativa para transportá-lo de volta a Hollywood no final dos 80 minutos de sua aventura através do mund). Além de Fleming, a equipe contava com o treinador de Fairbanks, Chuck Lewis, com o diretor de fotografia Henry Sharp e com o roteirista Robert E. Sherwood. Os atores Sessue Hayakawa e Sojin (o príncipe mongol de O Ladrão de Bagdad) encontravam-se com os viajantes no Japão.

Em outubro de 1931, Fleming  recebeu proposta para se tornar um diretor da MGM, iniciando-se assim uma aliança diretor-estúdio e uma parceria roteirista-diretor (Fleming-John L. Mahin), que se estenderia para a maioria dos filmes sonoros de Fleming. Entre 1932 e 1943 Fleming fez filmes de qualidade artística variada, assinalados a seguir os melhores em negrito: 1932 – … E O Mundo Marcha / The Wet Parade com Dorothy Jordan, Lewis Stone, Robert Young, Lewis Stone; Terra de Paixão / Red Dust com Clark Gable, Jean Harlow, Mary Astor, Gene Raymond. 1933 – A Irmã Branca / The White Sister com Helen Hayes, Clark Gable, Lewis Stone, Edward Arnold.  Mademoiselle Dinamite / Bombshell com Jean Harlow, Lee Tracy, Franchot Tone, Pat O’Brien. 1934 – A Ilha do Tesouro / Treasure Island com Wallace Beery, Jackie Cooper, Nigel Bruce, Lionel Barrymore, Lewis Stone. 1935 – Tentação dos Outros / Reckless com Jean Harlow, William Powell, Franchot Tone. 1937 – Marujo Intrépido / Captain Courageous com Spencer Tracy, Lionel Barrymore, Freddie Bartholomew, Melvyn Douglas, Mickey Rooney. 1938 – Piloto de Provas / Test Pilot com Clark Gable, Myrna Loy, Spencer Tracy, Lionel Barrymore. 1939 – O Mägico de Oz / The Wizard of Oz com Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Billie Burke, Margaret Hamilton.  . … E O Vento Levou / Gone With the Windcom Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Thomas Mitchel, Hattie McDaniell. 1941 – O Médico e o Monstro / Dr. Jekyll and Mr. Hyde. Com Spencer Tracy, Ingrid Bergman, Lana Turner, Donald Crisp, Ian Hunter 1954 – Bôemios Errantes / Tortilla Flat com Spencer Tracy, Hedy Lamarr, John Garfield, Frank Morgan, Akim Tamiroff. 1942 – Dois no Céu / A Guy Named Joe / 1943 com Spencer Tracy, Irene Dunne, Van Johnson, Lionel Barrymore.

Jean Harlow e Clark Cable em Terra de paixão

Fleming dirige Terra de Paixão

Terra de Paixão é um melodrama romântico pre-code, misturado com exotismo colonial e comédia, cuja ação transcorre em uma plantação de borracha na Indochina. Dennis Carson (Clark Gable), dono de um seringal, envolve-se amorosamente com uma prostituta exuberante, Vantine (Jean Harlow) e depois com Barbara Willis, esposa sofisticada de Gary Willis (Gene Raymond), engenheiro que trabalha para ele. Convocado para substituir Jacques Feyder, Fleming explorou muito bem a sexualidade insolente de Harlow e a virilidade de Gable, mas quem transmitiu mais sensualidade foi Mary Astor. O filme consolidou a ascenção de Clark Gable para o estrelato.

Jean Harlow e Lee Tracy em Mademoiselle Dinamite

Mademoiselle Dinamite é uma sátira do sistema hollywoodiano, excessivamente falada, mas muito divertida, com alguns inside jokes memoráveis e um compasso ultra acelerado. O filme focaliza uma estrela de cinema, Lola Burns (Jean Harlow), que sonha em mudar de vida. Explorada por sua família, que dilapida seu patrimônio e por um assessor de imprensa superzeloso E. J. “Space Halon (Lee Tracy), que alimenta os jornais com falsos escândalos, para manter sua cliente sempre em evidência,  Lola deseja ter uma existência normal. Quando pretende se casar com um playboy (Franchot Tone) – que odeia cinema, e portanto não a conhecia -, Halon, secretamente apaixonado por ela, dá um jeito de frustrar seu projeto matrimonial e trazê-la de volta para a Usina de Sonhos.

Jackie Cooper e Wallace Beery e m A Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro é um clássico do cinema de aventura, sem dúvida a melhor adaptação do romance de Robert Louis Stevenson, por sua fidelidade à trama e ao espírito da obra literária, pelos valores de produção e sobretudo pela interpretação truculenta de Wallace Beery como Long John Silver, um vilão com o qual a gente acaba simpatizando. A câmera procura explorar bastante o personagem e as tomadas em que aparece se alongam demasiadamente prejudicando um pouco a cadência do espetáculo, mas não o impede de ser atraente.

Spencer Tracy e Freddie Bartholomew em Marujo Intrépido

Marujo Intrépido é um esplêndida história de iniciação, baseada no livro de Rudyard Kipling, soberbamente encenada por Fleming. O jovem Harvey Cheyne Jr. (Freddie Bartholomew), filho mimado insuportável de um milionário viúvo (Melvyn Douglas) cai no mar durante um cruzeiro com o pai, é recolhido por um barco de pesca, faz amizade com um pescador português chamado Manuel (Spencer Tracy) e, em contato com este homem humilde e a tripulação, recebe lições de vida, mudando sua  maneira de ser. Spencer Tracy esmerou-se na sua composição do pescador Manuel (chegando até a cantar duas cantigas de marinheiro) e arrebatou o Oscar de Melhor Ator. tendo também havido indicação para Melhor Filme e Melhor Roteiro. Fleming mostra muito bem o cotidiano de um barco de pesca e capta belos e empolgantes instantâneos das cenas marítimas.

Spencer Tracy em O Médico e o Monstro

Ingrid Bergman, Spencer Tracy e Lana Turner posam para uma foto de publicidade de O Médico e o Monstro Monstro

O Médico e o Monstro é uma adaptação do romance de Robert Louis Stevenson menos delirante e criativa do que a realizada por Rouben Mamoulian e focalizando mais o aspecto psicológico do que o físico. A transformação do médico quando ele ingere a droga que o transformará em um monstro é um sonho freudiano. Entre seus méritos merecem destaque a fotografia (Joseph Ruttenberg indicado ao Oscar), principalmente a iluminação das cenas noturnas nas ruas de Londres; a interpretação de Tracy como Dr. Jekyll e das duas atrizes que contracenam com ele (louvando-se a idéia da inversão do duplo papel feminino: Lana Turner como Beatrix, a noiva rica e nobre do Dr. Jekyll e Ingrid Bergman como Ivy, a jovem garçonete); e a força emocional que o diretor dá ao relato.

Fleming dirige O Mágico de Oz

Cena de O Mägico de Oz

Fleming dirige Clark Gable e Vivien Leigh em … E O Vento Levou

Clark Gable e Vivien Leigh em … E O Vento Levou

O Mágico de Oz e … E O Vento Levou, como se sabe, não são totalmente de Fleming, mas foi ele que realizou a maior parte destas duas produções dispendiosas e ultra complicadas, enfrentando todas as dificuldades com sua energia e seu profissionalismo. Fleming  inclusive acumulou  a direção de … E O Vento Levou com a supervisão da montagem de O Mágico de Oz e é preciso lembrar também seu trabalho não creditado no socorro a várias filmagens em 1938: retakes de Fibra de Campeão / The Crowd Roars /1938; substituição de Jack Conway, que caiu doente em A Grande Valsa / The Great Waltz e, em 1940: retakes de Com os Braços Abertos / Boys Town / 1940. Embora seis diretores tivessem trabalhado em  … E O Vento Levou, Fleming foi o único creditado, porque assim constava no seu contrato. Entretanto, muita gente em Holywood achou que foi uma injustiça ele ter recebido o crédito sozinho, assim como o Oscar de Melhor Diretor.

Henry Fonda e  Janet Gaynor  em Amor Singelo

Em 1935, Fleming realizou um filme para a Fox, Amor Singelo / The Farmer Takes a Wife, não por ter sido emprestado pela MGM, mas como free lancer. Tal como fez com Gary Cooper e Clark Gable, ele ajudou o ator Henry Fonda (no início de sua carreira no cinema) a mostrar o seu charme para a câmera. Os outros filmes de Fleming para a MGM nos anos quarenta (Boêmios Errantes / Tortilla Flat / 1942, Dois no Ceú / A Guy Named Joe / 1943, Aventura / Aventura / 1945) são entediantes e Joana D’Arc / Joan of Arc  / 1948, que ele fez para a Sierra Pictures (cujos sócios  principais eram Walter Wanger, Fleming e Ingrid Bergman), nas palavras do próprio diretor, foi um desastre – embora tivesse recebido sete indicações para o Oscar e conquistado duas: Melhor Figurino e Fotografia em cores.

Ingrid Bergman em Joana D’Arc

Logo após a estréia de Joana D’Arc, Fleming morreu a caminho do hospital, vitimado por um ataque cardíaco. Apesar de ter sido um conquistador de belas estrelas (sua lista de amantes é  impressionantel), muitos anos depois de um breve casamento aos vinte anos com uma menina de dezesseis, Clara West Strouse, ele contraiu matrimônio em 1933 com Lucille Rosson. O casal teve duas filhas, e permaneceu em tranquilidade doméstica até o falecimento dele, aos 59 anos, em 1949. Mesmo quando Fleming teve seu caso amoroso com Ingrid Bergman, a única mulher que mereceu sua atenção depois de casado.