Arquivo mensais:março 2019

CHICO BÓIA

Depois de Charles Chaplin, ele era o comediante predileto de todo mundo. No Brasil, desfrutava de uma imensa popularidade. Nos Estados Unidos chamavam-no de Fatty, desde seus tempos de colégio. Aqui, deram-lhe o apelido de Chico Bóia. Roscoe Arbuckle não foi apenas um grande comediante, mas também um habilidoso diretor de comédias que treinou Buster Keaton na arte de fazer filmes  – e Keaton se tornou um dos maiores diretores de comédias de todos os tempos.

Roscoe “Fatty”Arbuckle, o Chico Bóia

Roscoe Conkling Arbuckle (1887-1933), nasceu  em Smith Center, Kansas , filho de Mary E. “Mollie” Gordon e William Goodrich Arbuckle. Quando Roscoe estava quase com dois anos de idade, sua família mudou-se para Santa Ana, Califórnia. O menino tinha uma voz de cantor maravilhosa e era extremamente ágil. Aos oito anos de idade, com o incentivo de sua mãe, atuou pela primeira em um palco na Companhia Frank Bacon, quando esta se apresentou em Santa Ana. Roscoe gostou de representar e continuou no tablado até a morte de sua mãe em 1899, quando ele tinha doze anos de idade. Seu pai, que sempre o tratara severamente, recusou-se a sustentá-lo, e Roscoe foi trabalhar em um hotel, prestando serviços ocasionais.

Fatty cercado de belezas

O rapaz tinha o hábito de cantar enquanto trabalhava e foi ouvido por um hóspede, que era  cantor profissional. O hóspede convidou-o para atuar em um espetáculo de calouros, que consistia no seguinte: o público julgava as performances batendo palmas  ou vaiando e, neste caso, o calouro era expulso do palco por alguém que saia dos bastidores do teatro, segurando um cajado. Roscoe cantou, dançou, e fez algumas palhaçadas, mas não conseguiu impressionar a platéia. Ele viu a pessoa com o cajado sair dos bastidores e, para evitá-lo, deu uma cambalhota no poço da orquestra em óbvio pânico. A platéia veio abaixo, e ele não somente ganhou a competição, como iniciou uma carreira no vaudeville.

Em 1904, Sid Grauman convidou-o para cantar no seu novo Unique Theater em San Francisco, começando uma longa amizade entre os dois. Arbuckle então juntou-se ao Pantages Theatre Group em tournéepela Costa Oeste dos Estados Unidos e, em 1906, trabalhou no Orpheum Theater em Portland, Oregon, com uma trupe de vaudeville organizada por Leon Errol, tornando-se a principal atração do espetáculo.

Minta Durfee e Fatty

Em 6 de agosto de 1908, casou-se com Minta Durfee – sua companheira em inúmeras comédias no cinema – e ingressou na companhia de vaudeville Morosco Burbank Stock. Em julho de 1909, iniciou sua carreira cinematográfica na Selig Polyscope Company, aparecendo em Ben’s Kid.

Depois de surgir em mais três comédias de um rolo e/ou split reel (aproximadamente metade de um rolo), produzidas pela Selig Polyscope, Arbuckle foi para a Keystone Film Company, onde ascendeu a astro e diretor. Entre 1913 a 1916, atuou nas comédias da Keystone e em uma da Nestor, Almost a Rescue / 1913. Em 1914, a Paramount Pictures lhe fez uma oferta, até então inédita, de mil dólares por dia mais 25% dos lucros e controle artístico completo para fazer filmes estrelados por ele próprio e Mabel Normand. Em 1916, Arbuckle fundou com Joseph M. Schenck a Comique Film Corporation, para produzir suas comédias, que seriam distribuídas pela Paramount. Em 1918, Arbuckle transferiu suas ações para Buster Keaton, e aceitou a oferta da Paramount  de 3 milhões de dólares, para fazer 18 filmes em três anos.

Em 5 de setembro de 1921, no fim–de-semana do feriado do Dia do Trabalho, para celebrar a assinatura de seu contrato com a Paramount, Arbuckle, acompanhado de dois amigos, Lowell Sherman e Fred Fischbach, deu uma festa no Saint Francis Hotel em San Francisco. Entre os presentes estava uma starlete modelo chamada Virginia Rappe. Ela passou mal, foi hospitalizada, e morreu quatro dias depois. Virginia foi trazida para a festa por uma cafetina e chantagista, Maude Delmont. Esta jurou perante o Promotor Público, Matthew Brady, que Arbuckle arrastou Virginia Rappe para seu quarto, fechou a porta e, apesar de seus gritos desesperados, estuprou-a brutalmente.

Virginia Rappe

No dia seguinte à morte de Virginia, rumores escandalosos começaram a se espalhar e a imprensa marron lhes deu cobertura. Exemplo: furioso, por causa de sua impotência  etílica, Arbuckle teria violentado Virginia com uma garrafa de Coca-Coca ou de champanha. Ou: Virginia foi  encontrada esmagada sob os cento e trinta quilos de Fatty. William Randolph Hearst, dono do San Francisco Examiner, diria mais tarde que o caso Arbuckle vendeu mais jornais do que qualquer outro evento desde o afundamento do Lusitania. A reação da opinião pública foi súbita e brutal, rotulando Arbuckle como um desquilibrado sedento de sexo.

Fatty e seus advogados

No dia 17 de setembro de 1921, Roscoe “Fatty” Arbuckle foi preso sob acusação de homicídio doloso. No dia 28 de setembro, o juiz Sylvain J. Lazarus, estimando que as provas apresentadas contra Arbuckle eram insuficientes, transformou a acusação de homicídio para homicídio culposo e ele foi libertado no dia 29 depois do pagamento de uma fiança de cinco mil dólares. Arbuckle se apresentou livre na audiência do primeiro julgamento, que se iniciou no dia 14 de novembro de 1921. Após numerosos testemunhos contraditórios e 43 horas de deliberação, o Júri se pronunciou mas, como houve um impasse, foi necessário um segundo julgamento com novo Júri.  No segundo julgamento, que teve lugar em 9 de janeiro de 1922, também houve impasse.

Libertado sob fiança, Fatty foi obrigado a vender sua casa de Los Angeles bem como sua coleção de carros de luxo, para pagar os custos advocatícios. Os jurados do terceiro julgamento pronunciaram em seis minutos o seu veredicto no dia 12 de abril de 1922: Arbuckle foi absolvido. Os peritos médicos diagnosticaram que a bexiga de Virginia se rompeu e que ela apresentava sinais de inflamação crônica. Eles concluiram que a causa da morte foi natural e que nenhuma força exterior interveio. O Júri pediu desculpas ao acusado, algo inédito nos Anais da Justiça Americana.

Alguns dias após sua absolvição, Arbuckle foi banido oficialmente dos estúdios  por uma decisão da Motion Picture Producers and Distributors of America (MPPDA).  Ao ser anunciada a suspensão dessa interdição em dezembro de 1922, o escândalo fôra tão grande que Roscoe Arbuckle não conseguia arranjar emprego como ator e se refugiou no alcoolismo. Minta Durfee pediu o divórcio que, após uma reconciliação, foi finalmente decretado em dezembro de 1924. Em 16 de maio de 1925, Roscoe casou-se com Doris Deane, de quem se divorciou em 1929. Em 21 de junho de 1931, ele contraiu matrimônio com Addie Oakley Sheldon.

Doris e Roscoe

Roscoe e Addie

Buster Keaton tentou ajudar Arbuckle, oferecendo-lhe trabalho nos seus filmes. Arbuckle escreveu (não creditado) o argumento de uma comédia curta de Keaton, Sonho e Realidade  / Daydreams / 1922 e teria colaborado na direção de Bancando o Águia / Sherlock Jr. / 1924. De 1924 a 1932, Arbuckle funcionou como diretor para a Educational sob o pseudônimo de William Goodrich Finalmente, em 1932, assinou contrato com a Warner Bros. para ser o astro, sob seu próprio nome, de uma série de seis comédias de dois rolos produzidas pela Vitaphone. Em 28 de junho de 1933, Arbuckle acabara de terminar a filmagem do último desses filmes, quatro dos quais já haviam sido lançados. No dia seguinte, ele assinou contrato com a Warner para estrelar um filme de longa-metragem mas, à noite, sofreu um ataque cardíaco e morreu dormindo. Tinha 46 anos de idade.

FILMOGRAFIA COMO ATOR (Nos filmes assinalados  com um asterico Arbuckle trabalhou também como diretor)

Selig Polyscope: 1909 – Ben’s Kid; Mrs. Jones Birthday; Making it Pleasant for Him; The Sanitarium.

Keystone: Principalmente com Mabel Normand, Ford Serling, Minta Durfee, Charles Chaplin. Mack Sennett, Henry Lehrman, Wilfred Lucas e George Nichols revezavam-se como diretores. 1913 -The Gangsters; Alas! Poor Yorick!; Help! Help! Hydrophobia!; Safe in Jail; Passions, He Had Three; The Waiter’s Picnic; Peeping Pete; Love and Rubbish; Rastus and the Game Cock; A Bandit; For the Love of Mabel; The Telltale Light; The Milk We Drink; A Noise from the Deep; Love and Courage; A Small Time Ac; Professor Bean’s Removal; Almost a Rescue (na Nestor/ Dir: Al Christie); The Riot; Mabel’s New Hero; Mabel’s Dramatic Career; The Gypsy Queen; The Faithful Taxicab; When Dreams Come True; Mother’s Boy; Fatty’s Day Off; Two Old Tars; A Quiet Little Wedding; The Speed Kings; Fatty at San Diego; Wine; Fatty Joins the Force; The Woman Haters; A Ride for a Bride; Fatty’s Flirtation; His Sister’s Kids; Some Nerve; He Would a Hunting Go. 1914 – A Misplaced Foot; Caught in a Flue; The Under-Sheriff; A Flirt’s Mistake; In the Clutches of the Gang; Rebecca’s Wedding Day; A Robust Romeo; The Bowery Boys; Bombs and Bangs; Fatty’s Wild Night; Twixt Love and Fire; Joãozinho na Película ou Dia de Estréia / A Film Johnnie (com Charles Chaplin); Carlito Dançarino / Tango Tangle (com Charles Chaplin); Carlito entre o Bar e o Amor / His Favorite Pastime (com Charles Chaplin); A Rural Demon; Barnyard Flirtations *; Chicken Chaser *; A Bath House Beauty ou A Bathing Beauty *; Where Hazel Met the Villain *; A Suspended Ordeal *; The Water Dog *; The Alarm *; Our Country Cousin; Dois Heróis  / The Knockout (com Charles Chaplin); Fatty and the Heiress *; Fatty’s Finish *; Love and Bullets *; A Rowboat Romance *; The Sky Pirate *; Those Happy Days *; That Minstrel Man *;Those Country Kids *; Fatty’s Gift *; Carlito Coquette / The Masquerader (com Charles Chaplin); Nova Colocação de Carlito / His New Profession

Fatty e Chaplin em Carlitos na Farra

(com Charles Chaplin); A Brand New Hero *; Bombs and Bangs *; Carlitos na Farra ou Que Farra! / The Rounders (com Charles Chaplin); Lover’s Luck *; Fatty’s Debut *, Fatty Again *; Their Ups and Downs *, Zip, the Dodger *; Lover’s Post Office *; An Incompetent Hero *; Fatty’s Jonah Day *; Fatty’s Wine Party *l; The Sea Nymphs; Leading Lizzie Astray *; Shotguns That Kick *; Fatty’s Magic Pants *; Fatty and Minnie He-Haw *. 1915 – Mabel and Fatty’s Married Life *; Mabel and Fatty‘s Wash Day *; Mabel, Fatty and the Law *; Mabel and Fatty’s Simple Life *; Fatty and Mabel at the San Diego Exposition *; Fatty’s New Role *; Hogan’s Romance Upset; Fatty’s Reckless Fling *; Fatty’s Chance Acquaintance *; Fatty’s Faithful Fido *; That Little Band of Gold *; Wished on Mabel; When Love Took Wings *; Mabel’s Wilful Way; Miss Fatty’s Seaside Lovers*; Fatty’s Plucky Pup *; The Little Teacher; Fatty’s Tintype Tangle *; Fickle Fatty’s Fall *; Fatty and the Broadway Stars *. 1916 – Chico Bóia, Bóia Mesmo / Fatty and Mabel Adrift *; He Did and he Didn’t *; Bright Lights  *; His Wife’s Mistakes *; The Other Man; The Waiter’s Ball *; A Creamput Romance *

Fatty e Mabel Norman em Fatty and Mabel Adrift

Fatty e Mabel Normand em He Did and He Didn’t

Comique: Principalmente com Buster Keaton, Al St. John (sobrinho de Roscoe na vida real), Alice Lake. 1917 – Com Culpa no Cartório / The Butcher Boy *; Romeu de Esquina / A Reckless Romeo *; A Casa do Senhor Pancho / The Rough House *; A Noite do Casamento / His Wedding Night *; O Dr. Jalapa / Oh Doctor! *; Fatty em Coney Island / Coney Island *; A Country Hero *. 1918 – A Scrap of Paper *; Out West *; The Bell Boy *; Moonshine *; Boa Noite, Nurse ou Boa Noite, Santa / Good Night, Nurse! *; Parodiando Salomé / The Cook *; The Sheriff *. 1919 – Camping Out *; The Pullman Porter *; Love *; The Bank Clerk *; Herói do Deserto ou Um Herói no Deserto / A Desert Hero *; Fazendo Carreira Torta / Back Stage *; The Hayseed *. 1920 – O Vendedor de Automóveis / The Garage *.

Mabel Normand, Fatty e Buster Keaton em Fatty em Coney Island

Buster Keaton- Fatty- Al St. John

Keaton, Fattyv e Al St. John em Out West

Paramount: James Cruze e Joseph Henaberry revezando-se como diretores. Chico Bóia Bancando William Hart ou Valente Protetor / The Round Up; Aceitando o Desafio / Life of the Party. 1921 – Elas e Eles / Leap Year; Chico Bóia Arranja Frete / The Fast Freight; Os Milhões de Miguel Brewster / Brewster’s Millions; Gozos e Torturas / The Dollar-a-Year Man; Caixeiro Viajante / Traveling Salesman; Bochechudo Barulhento / Gasoline Gus; Com Vontade de Casar / Crazy to Marry. 1923 – Hollywood  (breve aparição como ele mesmo.)

Fatty e Mary Thurman em The Leap Year

Buster Keaton Prod. / MGM: 1925 – Vaqueiro Avacalhado / Go West (ponta).

Educational: 1931 – The Back Page *.

Warner Bros / Vitaphone: Ray McCarey e Alfred Goulding revezavam-se como diretores. 1932 -Comendo e Aprendendo / Hey, Pop!; Com a Mão Na Massa / In the Dough. 1933 – Quem Paga os Pratos? / Buzzin’ Around; How’ve You Bean?; Que Parentes / Close Relations; Por Uns Olhos Negros / Tomalio.

OBS: Relaciono abaixo títulos em português dos filmes de Roscoe Arbuckle, que pude encontrar, infelizmente sem a correspondência com o título original. Alguns títulos podem ser reintitulação de um título já mencionado na filmografia.

O Anarquista Fatty; Carlito e Fatty no Café; Fatty no Teatro; O Livro de Fatty; Fatty Vai ao Baile; Casamento de Fatty e Isabel; O Vizinho de Izabel; Fatty Faz uma Conquista; O Cão de Fatty; Fatty Aviador; Isabel e Fatty na Festa; Chico Bóia Encalacrado; CB na Dansa; CB Na Lagosta do Diabo ou Lagosta do Diabo; CB no Banho; CB Por Sua Dama; CB Em Duplicata; CB e sua Troupe; CB Bilontra; CB No Mar ou Peixão … no Mar!; CB no Colégio; Os Três Heróis; CB De Copeiro; CB Em Maus Lençóis; CB e seu Cachorro; CB Boróró; CB Almofadinha; CB Piratão; CB e sua Família; CB e seus Colegas; Ótima Operação; Querer é Poder; O Ajudante de Cozinheiro; O Delicado Delegado ou Delegado Delicado; Cozinheiro Cleopatra; Sorte Caprichosa; Uma Conquista Amorosa; Uma Cabeçada; Aceitando o Desafio; Férias de Verão; Lucro sem Proveito; Ações e Reações; CB Cozinheiro; Bochechudo Barulhento; Dia de Chuva; Gosos e Torturas; Nunca Mais; Eles e Elas; CB no Luna Park.

Curiosidade: Gastão Tojeiro escreveu a revista excêntrica, “Carlito e Chico Bóia (com João de Deus como Carlito e Alfredo Silva como Chico Bóia), cuja estréia no Teatro São José do Rio de Janeiro se deu em 3 de setembro de 1920.\

FILMOGRAFIA SOMENTE COMO DIRETOR:

Fox: 1922 – Special Delivery

Paramount: 1924 – Elas e Eles /  Leap Year

Educational: 1924 – His First Car; Stupid, But Brave; Lovemania; Dynamite Doggie.  1925 – The Iron Mule; Curses!; The Tourist; The Movies; Cleaning Up; The Fighting Dude. 1926 – My Stars; Home Cured; Fool’s Luck; His Private Life; One Sunday Morning.

Cosmopolitan: 1927 – Moinho Vermelho / The Red Mill com Marion Davies; Peaceful Oscar.

 Paramount: 1927 – Encomenda Postal / Special Delivery com Eddie Cantor

Educational: 1930 -Si Si Senor; Won by a Neck; Up a Tree . 1931 – Three Hollywood Girls; Marriage Rows; Pete and Repeat; Ex-Plumber; Crashing Hollywood; Windy Riley Goes Hollywood com Louise Brooks; The Back Page; The Lure of Hollywood.

 RKO-Pathé: 1931 – That’s My Line’

Educational: 1931 – Honeymoon Trio; Up Pops the Duke.

RK0-Pathé: 1931 -Beach Pajamas; Take’em and Shakeem.

Educational: 1931 -That’s My Meat; One Quiet Night; Queenie of Hollywood; Once a Hero; The Tamale Vendor; Idle Roomers;  Smart Work. 1932 -Moonlight and Cactus; Keep Laughing; Anybody’s Goat; Bridge Wives; Hollywood Luck; Hollywood Lights; Mother’s Holliday; Gigolettes; It’s a Cinch. 

RKO-Pathé: 1932 -Niagara Falls.

.

.

EDWARD EVERETT HORTON

Ele foi um dos primeiros grandes atores característicos do cinema sonoro americano.  Dotado de uma voz especial e de uma dicção refinada, criou um tipo  pomposo com maneirismos nervosos, cuja marca registrada era o impagável “double take” (seu personagem sorria agradavelmente e fazia um aceno de cabeça indicando aquiescência com o que acabara de ouvir; então, quando percebia com atraso o que realmente fôra dito, sua expressão facial caia em colapso, mostrando perturbação). Algumas vêzes, Horton acrescentava um “triple-take”: ele parecia não compreender o que parecia ter entendido. Outra peculiaridade sua era a maneira como ele dizia a frase “Oh, Dear!”, como se o mundo estivesse acabando.

Edward Everett Horton

Edward Everett Horton Jr. (1886 – 1970) nasceu no Brooklyn, Nova York, filho de Edward Everett Horton, tipógrafo do The New York Times e Isabella S. (nascida Diak) Horton. Seu pai tinha ascendência inglesa e alemã e sua mãe nascera em Matanzas, Cuba, filha de escocêses. Ele estudou em uma escola secundária no Brooklyn e na faculdade Oberlin no Ohio, da qual foi expulso depois que subiu no alto de um edifício e jogou um boneco lá do alto fazendo com que a multidão que se aglomerara frente ao prédio, pensasse que fôra ele que havia se atirado. Posteriormente, cursou a Brooklyn Polytechnic e a Columbia University, ocasião em que estreou como ator em peças da faculdade.

Em 1906, Horton iniciou sua carreira no palco, cantando e dançando, e interpretando pequenos papéis no vaudeville e produções da Broadway. Em 1919, fixou-se em Los Angeles, alugando com seu irmão George o Majestic Theater, onde atuaram por várias temporadas. Em 1922, Horton estreou no cinema estrelando três comédias da Vitagraph dirigidas por Jess Robbins, Too Much Business, The Ladder Jinx e, A Front Page Story e se distinguiu como o mordomo Ruggles em Ele Sabe Do Que Eu Gosto / Ruggles of Red Gap (Dir: James Cruze para a Paramount) papel que Charles Laughton tornaria mais conhecido mais tarde na segunda versão realizada pela mesma companhia, Vamos à América, dirigida por Leo McCarey em 1935.

 O ator usou de início o nome de Edward Horton, porém depois seu pai o convenceu de adotar seu nome completo profissionalmente, alegando que poderiam surgir outros atores com o nome de Edward Horton, mas somente um chamado Edward Everett Horton.

Horton em Epidemia do Jazz

No período silencioso, Horton participou também como ator principal em filmes de curta-metragem realizados pela Hollywood Productions de Harold Lloyd ou pela Educational e, entre seus papéis mais importantes nas produções mais longas destacaram-se o do compositor Neil McRae em Epidemia do Jazz / Beggar on Horseback / 1925  (Dir: James Cruze, baseado na peça de Marc Connelly e George S. Kaufman) ao lado de Esther Ralston e o de Colline em La Bohème / La Bohème / 1926 (Dir: King Vidor, inspirado na obra de Henri Murger) contracenando com Lillian Gish e John Gilbert).

Horton em Alice no País das Maravilhas

Marlene Dietrich e Horton ( ao centro) em Mulher Satânica

Horton entre H. B. Warner, isabel Jewel, Thomas Mitchell e Ronald Colman em Horizonte Perdido

Entretanto, seus trabalhos na fase sonora são mais lembrados, sobressaindo nos anos trinta, suas atuações como o repórter Roy V. Bensinger em Última Hora / The Front Page / 1931 (Dir: Lewis Milestone); o chapeleiro louco em Alice no País das Maravilhas / Alice in Wonderland / 1933 (Dir: Norman Z. McLeod); Governador Don Paquito em Mulher Satânica / The Devil is a Woman / 1934 (Dir: Josef von Sternberg); o paleontologista excêntrico Alexander P. Lovett em Horizonte Perdido / Lost Horizon / 1936 (Dir: Frank Capra); Nick Potter em Bôemio Encantador / Holiday / 1938 (Dir: George Cukor), repetindo o mesmo papel que interpretara na versão de 1930 (Dir: Edward H. Griffith);

Robert Greig, Charles Ruggles e Horton em Ladrão de Alcova

Horton e Miriam Hopkins em Sócios no Amor

Gary Cooper, Horton e Claudette Colbert em A Oitava Esposa do Barba Azul

e, principalmente suas deliciosas intervenções nos filmes de Ernst Lubitsch (François Filep, aristocrata roubado por Herbert Marshal em um hotel de Veneza e pretendente à mão de Kay Francis em disputa com Charles Ruggles em Ladrão de Alcova / Trouble in Paradise / 1932; Max Plunkett, agente publicitário patrão e depois marido (sem que o casamento seja consumado) de Miriam Hopkins em Sócios no Amor / Design for Living / 1933; Embaixador Popoff da Ruritânia, seguindo os passos de Maurice Chevalier na cidade luz em A Víuva Alegre / The Merry Widow / 1935; o camareiro Graham em Anjo Angel / 1937; Marquês De Loisell, o nobre francês arruinado pai de Claudette Colbert, em A Oitava Esposa do Barba Azul / Bluebeard’s Eighth Wife / 1938

Betty Grable com Horton em A Alegre Divorciada

Fred Astaire e Horton em O Picolino

e nos musicais da dupla Fred Astaire-Ginger Rogers dirigidos por Mark Sandrich (Egbert “Pinky” Fitzgerald emA Alegre Divorciada / The Gay Divorcee 

Eric Blore e Horton em Vamos dançar?

Horton e as meninas em Vamos Dançar?

/ 1934; Horace Hardwick em O Picolino / Top Hat / 1935; Jeffrey Baird em Vamos Dançar? / Shall We Dance / 1936)., respectivamente advogado, patrocinador e empresário do personagem de Fred Astaire. Em uma sequência de A Alegre Divorciada, Horton (de bermuda e sandália com meia) e Betty Grable (no frescor de seus 18 anos) dançando sob o som de “Let’s Knock Knees”,acompanhados por um côro afinadíssimo, entusiasmaram o público em um número bastante animado, coreografado por Dave Gould e Hermes Pan. Nos outros dois musicais, Horton não dançava, mas marcava sempre sua presença de modo hilariante.

Jeanette MacDonald, Horton e maurice Chevalier em A Víuva Alegre

A primeira aparição de Horton no filme A Viúva Alegre, o encontro de Popoff com Danilo (Maurice Chevalier) – o esbarro, a briga, a troca de cartões para um duelo, os nomes e, logo, sorrisos e abraços – mostra como Horton era uma figura tipicamente lubitscheana. Neste mesmo momento, Popoff pergunta para Danilo: “Você já teve relações diplomáticas com uma mulher?”. Como se vê, suas falas também tinham o toque do grande cineasta alemão. A certa altura, quando Popoff se desespera por ter falhado na sua missão em Paris, ele chama um criado e diz: “Adamovitch, vá até o meu quarto. No armário atrás do retrato de Sua Majestade tem uma garrafinha marron com veneno. Joga ela fora por medida de segurança”. Tinha razão quem disse que a mera presença de Horton tornava todo filme em que trabalhava, melhor e, nos filmes de Lubitsch, ele roubava todas as cenas nas quais aparecia.

Na década de trinta Horton ainda fez cinco filmes na Inglaterra: Soldiers of the King / 1933 (Dir: Maurice Elvey); It’s a Boy! / 1933 (Dir: Tim Whelan); The Private Secretary / 1935 (Dir: Henry Edwards); The Man in the Mirror / 1936 (Dir: Maurice Elvey); e The Gang’s all Here / 1939, lançado nos EUA como The Amazing Mr. Forrest (Dir: Thornton Freland).

Camen Miranda, Horton, Alice Faye e Eugene Pallette em Entre a Loura e a Morena.

Dos anos quarenta e diante, até 1970, quando deixou definitivamente a tela no ano de sua morte aos 84 de idade, Horton chamou mais atenção como: Peyton Potter em Entre a Loura e a Morena / The Gang’s All Here / 1943 (Dir: Busby Berkeley); Conde “Piggy” Volsky em O Que Matou Por Amor / Summer Storm / 1943 (Dir: Douglas Sirk); Mr. Witherspoon em Este Mundo é um Hospício / Arsenic and Old Lace  / 1941 (Dir:  Frank Capra); Mensageiro 7013 em Que Espere o Céu / Here Comes Mr. Jordan  / 1941 (Dir: Alexander Hall); o mordomo Hudgins em Dama por um Dia / Pocketful of Miracles / 1961 (Dir: Frank Capra).

Horton, Josephine Hull e Jean Adair em Este Mundo é um Hospício

Horton permaneceu como free lancer durante toda a sua longa carreira, nunca se submetendo a um contrato de longa duração com qualquer estúdio. Ele também não se afastou do teatro – sendo sempre lembradas as suas quase três mil apresentações como Henry Dewlip em “Springtime for Henry” – e aderiu à televisão, onde emprestou sua voz para uma série de animação e interveio em outras, sendo a mais famosa, Batman (1966-1968), na qual contracenou com o vilão Egghead (Cabeça de Ovo), interpretado por Vincent Price, em dois episódios, O Ovo / An Egg Grows in Gotham e O Ovo Gorou / The Yegg Foes in Gotham. O personagem de Horton chamava-se Chief Screaming Chicken, um cacique fantoche do Cabeça de Ovo na sua tentativa da assumir o contrôle de Gotham City.

Vincent Price, Horton e Adam West no Batman da TV

Quem acompanhou constantemente a série I Love Lucy (1951-1957) deve ter visto o episódio Lucy Banca o Cupido / Lucy Plays Cupid, no qual Lucy (Lucille Ball), sabendo que sua vizinha, Miss Lewis (Bea Benadaret) está de ôlho no dono da mercearia, Mr. Ritter (Horton), tenta bancar o cupido; porém Mr. Ritter pensa que é ela que está atraída por ele e Lucy tem que se fazer um pouco menos atraente, para se livrar do seu atrevido pretendente. Horton, sempre admirável!

FILMOGRAFIA

1922 – Too Much Business, The Ladder Jinx; A Front Page Story. 1923 – Ele Sabe Do Que Eu Gosto / Ruggles of Red Gap; The Vow of Vengeance; Viva o Belo Sexo ! / To the Ladies. 1924 – Flapper Wives; Try and Get It; Um Homem de Honra / The Man Who Fights Alone; Os Filhos de Helena / Helen’s Babies. 1925 – Epidemia do Jazz; / Beggars on Horseback; Uma Desventura Feliz / Marry Me; The Business of Love. 1926 – La Bohème / La Bohème; Uma Noite de Apuros / Poker Faces; Que Escândalo / The Whole Town’s Talking. 1927 – Taxi! Taxi! / Taxi! Taxi!; No Publicity (curta); Find the King (curta) 1928 – O Terror / The Terror; Sonny Boy / Sonny Boy; Dad’s Choice (Curta); Behind the Counter (curta); Miss Information (curta); Horse Shy (curta); Scrambled Weddings (curta); Vacation Waves (curta);  Call Again (curta). 1929 –

Horton (de camisa listrada) em O Hotentote

O Hotentote / The Hottentot; O Covarde / The Sap; O Aviador / The Aviator; Take the Heir; Wide Open; The Eligible Mr. Bangs (curta); Ask Dad (curta); The Right Bed (curta); Trusting Wives (curta); Prince Gabby (curta); Good Medicine (curta); 1930 – Holiday; Once a Gentleman; O Príncipe dos Dólares / Reaching for the Moon. 1931 – Beija-me Outra Vez / Kiss Me Again; Lonely Wives; Última Hora / The Front Page; Six Cylinder Love; Smart Woman; A Idade do Amor / The Age of Love; The Great Junction Hotel (curta). 1932 – Conquistador Irresistível / But the Flesh is Weak;

Horton (à esquerda) em Roar of the Dragon

Mary Astor, Horton e Genevieve Tobin em Fácil de Amar

Roar of the Dragon; Ladrão de Alcova / Trouble in Paradise. 1933 – Soldiers of the King; Beijos Para Todos / A Bedtime Story; It’s a Boy! ; Lição de Amor / The Way to Love; Sócios no Amor/ Design for Living; Alice no País das Maravilhas / Alice in Wonderland. 1934 – Fácil de Amar / Easy to Love; Os Tapeadores / The Poor Rich; Paixão do Dinheiro / Success at Any Price; Brincando com Fogo / Uncertain Lady; Canto Chorado / Sing and Like It; Smarty; Templo da Beleza / Kiss and Make-Up; Mulher em Tudo / Ladies Should Listen; A Viúva Alegre / The Merry Widow; A Alegre Divorciada / The Gay Divorcee. 1935 – Confissões de uma Solteira / Biography of a Bachelor Girl; Um Noite Encantadora / The Night is Young; Os Cavaleiros do Rei / All The King’s Horses; Mulher Satânica / The Devil is a Woman; Um Simplório Afortunado / $10 Raise; Por Uns Olhos Negros / In Caliente; Going Highbrow; O Picolino; The Private Secretary; A Pequena Ditadora / Little Big Shot; Neurastenia de Arromba / His Night Out; Your Uncle Dudley.

1936 – Marido Incógnito / Her Master’s Voice; Canta e Serás Feliz / The Singing Kid; Camarada Ambicioso / Nobody’s Fool; Corações Divididos / Hearts Divided; The Man in the Mirror; Let’s Make a Million. 1937 – Horizonte Perdido / Lost Horizon; O Rei e a Corista / The King and the Chorus Girl; Solidão / Oh, Doctor; Vamos Dançar? / Shall We Dance; O Pão Duro / Wild Money; Quando o Amor Trabalha / Danger – Love at Work; Anjo / Angel; O Homem Pefeito / The Perfect Specimen; O Grande Garrick / The Great Garrick; Nas Asas da Fama / Hitting a New High. 1938 – A Oitava Esposa do Barba Azul / Bluebeard’s Eighth Wife; Jazz Academia / College Swing; Boêmio Encantador / Holiday; Os Bambas na Alta Sociedade / Little Tough Guys un Society. 1939 – Lua-de-Mel em Paris; The Gang’s All Here; Isso mesmo, Está Errado / That’s Right – You’re Wrong; You’re the One; O Mundo é um Teatro / Ziegfeld Girl; Sunny. 1941 – Papaizinho Solteirão / Bachelor Daddy; Que Espere o Céu / Here Comes Mr. Jordan; Hóspede do Pagode / Week-End for Three; The Body Disappears.

Horton (à esquerda, Henry Fonda e Dom Ameche em Assim Vivo Eu

1942 – Assim Vivo Eu / The Magnificent Dope; Casei-me com um Anjo / I Married an Angel; Minha Secretária Brasileira / Springtime in the Rockies. 1943 – Para Sempre e um Dia / Forever and a Day; Graças à Minha Boa Estrela / Thank Your Lucky Stars; Entre a Loura e a Morena / The Gang’s All Here; 1944 – O Varão Primitivo / Her Primitive Man; O Que Matou Por Amor / Summer Storm; Esse Mundo é um Hospício / Arsenic and Old Lace; De Todo o Coração / San Diego, I Love You; Brasil / Brazil; Por Favor, Não se Afobe / The Town Went Wild.  1945 – Juiz Malandro / Steppin’ in Society;

Deanna Durbin e Horton em

A Dama Desconhecida / Lady on a Train. 1946 – Cinderela Jones; Fiel à Minha Maneira / Faithful in My Fashion; Eu Nunca Me Esquecí / Earl Carroll Sketchbook ou Stand up and Sing;. 1947 – Por Conta do Fantasma / The Ghost Goes Wild; Quando os Deuses Amam / Down to Earth; Que Mundo Tentador / Her Husband’s Affairs. 1957 – A História da Humanidade / The Story of Mankind. 1961 – Dama Por Um Dia / A Pocketful of Miracle; Deu a Louca no Mundo / It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World. 1964 – Médica, Bonita e Solteira / Sex and the Single Girl. 1967 – Os Perigos de Pauline / The Perils of Pauline. 1969 – 2000 Years Later. 1970 (mas só lançado em 1971) – Uma Cidade Contra o Vício / Cold Turkey.