Nas comemorações dos 90 anos de Mickey Mouse eu não podia deixar de homenageá-lo, pelo prazer que deu a milhões de crianças e adultos de várias gerações, especialmente durante seu percurso cinematográfico, quando se expandiu sua imensa popularidade.
Personagem a partir do qual se construiu o mundo de sonho de Walt Disney e o seu império industrial, o “camondongo da fuzarca” é provavelmente a imagem mais difundida no mundo, transformando-se em um ícone universal. Embora atacado como símbolo do capitalismo americano, Mickey encantou e continua encantando pessoas de todas as nacionalidades com sua imagem doce e honesta e suas aventuras, primeiro transmitidas no cinema e depois transportadas para tiras de jornais, revistas de quadrinhos, livros infantis, televisão e outros meios de comunicação e diversão.
Nos quadrinhos, o personagem apareceu pela primeira vez no Brasil no Tico-Tico, com o título de Aventuras do Ratinho Curioso, aparecendo depois v. g., na Gazetinha, Suplemento Juvenil, Mirim, O Lobinho, Guri, Gibi, Albuns das Edições Melhoramentos, Seleções Coloridas da EBAL, e em revista própria da Editora Abril. A partir de julho 1942, O Suplemento Juvenil, O Mirim e O Lobinho patrocinaram todos os filmes da Walt Disney exibidos no Cineac-Trianon do Rio de Janeiro, colaboração eficiente entre aquele cinema de filmes curtos tão a gôsto da meninada e as três revistas que lideravam a imprensa infantil.
Nos cinemas, os desenhos curtos de Mickey Mouse foram distribuídos nos Estados Unidos primeiramente por Pat Powers (Patrick A. Powers, Celebrity Pictures) e depois sucessivamente pela Columbia (a partir de fevereiro de 1930), United Artists (a partir de dezembro de 1930) e RKO (de março de 1936 a setembro de 1954). No Brasil, a United Artists abriu seu escritório no Rio de Janeiro em 1926 e, a partir de março de 1933, passou a distribuir seus filmes, juntamente com os da Columbia e os da British Dominium, incluídos entre eles os desenhos curtos do Mickey, as Sinfonias Singulares / Silly Symphonies, O Gato Estopim (Krazy Kat) e Scrappy (Chiquinho).
O Cinema Glória na Cinelândia, escolhido para iniciar a exibição dessa produção tornou-se logo conhecido como “A Casa do Camondongo Mickey” (e a cabine de projeção particular da UA era chamada de “O Buraco do Camondongo Mickey”). Em 9 de março de 1933, foi apresentado o seguinte programa: um número do “Jornal Paramount” / Paramount News; Camondongo Mickey em Sonho de Rato; Douglas Fairbanks, Maria Alba e William Farnum em Robinson Crusoe Moderno / Mr. Robinson Crusoe / 1932. Na entrada, o público recebia o primeiro exemplar do programa do Glória, em cujas páginas se encontrava a colaboração do escritor e jornalista maranhense, membro da Academia de Letras, Humberto de Campos
O Glória mantinha matinées oferecendo para a meninada um seriado, um filme de cowboy, além dos desenhos animados, que podiam ser os do camondongo Mickey ou as Sinfonias Singulares. Depois passou a promover também uma Sessão Camondongo Mickey aos domingos às 10 horas da manhã com preços reduzidos para a criançada.
Quando os desenhos de Mickey passaram a ser distribuídos pela RKO, eles foram lançados no Cinema Rex. Inaugurado em 22 de dezembro de 1938, o Cineac Trianon fechou contrato com a RKO-Radio para a exibição dos desenhos de Walt Disney. Posteriormente, o Gloria mostrou também desenhos do Popeye (no início conhecido como Marinheiro Mata–Sete), distribuídos pela Paramount. Após o fim do contrato com a RKO, os filmes de Disney foram distribuídos pela Buena Vista Film Distribution Company, fundada em 1953.
Nos anos 30 foram realizados 91 desenhos curtos de Mickey, mas nos anos 40 a produção decresceu para somente 10 desenhos e terminaria nos anos 50 com apenas 3 filmes. Após 1940, a popularidade de Mickey diminuiu devido à concorrência do Pato Donald, do Pateta e do Pluto (antigamente chamado de Plutão, vulgo Topa Tudo), e também porque o camondongo calmo e sensível não se prestava para os desenhos feitos para o esforço de guerra – os outros três eram mais enfezados e temperamentais e portanto propícios para lutar contra as fôrças do Eixo. Conforme informação colhida no livro Doing Their Bit – Wartime American Animated Short Films 1939-1945 de Michael S. Shull e David E. Wit (McFarland, 2004), Mickey não estrelou nenhum “desenho de guerra” enquanto o Pato Donald surgiu em 15 desenhos, O Pateta em 3, e Pluto em 6 desenhos, “servindo ao seu país e fazendo a sua parte”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ambas as partes beligerantes tomaram precauções contra um eventual ataque químico. Nos Estados Unidos, Disney e a fábrica Sun Rubber Company criaram uma máscara anti-gás com a cara deu camondongo Mickey, para tentar tornar menos aterradora para as crianças a situação de ter que usá-la.
Embora o estrelato fílmico de Mickey estivesse em declínio nos anos 50, o personagem era muito reconhecível e amado para desaparecer da cultura popular e ele acabou reaparecendo na televisão, cujo advento aliás contribuiu para o desaparecimento da exibição de desenhos animados curtos nas salas de cinema. Assim, as novas gerações puderam rever os cartoons do camondongo famoso em programas como O Clube do Mickey e Disneylândia.
Termino com uma curiosidade: em abril de 1936, a companhia de revistas do Teatro Recreio apresentou “Aleluia” de Joracy Camargo – o conhecido autor de “Deus lhe Pague”, um dos maiores sucessos de Procópio Ferreira – , que apresentava um quadro intitulado “Desenhos Animados” com Aracy Côrtes como Betty Boop, Oscarito como o Marinheiro Popeye, Willy Thompson como Al Jolson, Janot e Lou como Frankenstein e sua noiva e Eva Todor (ainda bem mocinha) no papel do Camondongo Mickey.
Como os dados biográficos desse ratinho fôfo com cara de menino são bastante conhecidos – tudo já foi dito sobre Walt Disney e seus filmes – tive dificuldade em encontrar algo inédito para brindar o aniversário do simpático roedor hollywoodiano e acabei optando por uma filmografia dos seus desenhos de curta-metragem exibidos comercialmente nos cinemas com os títulos em português corretos.
Trata-se de uma pesquisa dificíl, porque quando os jornais da época do lançamento dos filmes os indicavam, não davam o título original correspondente. Para dificultar a pesquisa, muitos dos que escrevem sobre Walt Disney no Brasil costumam traduzir ao pé da letra os títulos originais dos desenhos curtos (muitas vezes sem alusão a esse detalhe, v. g. Plane Crazy traduzido por Avião Maluco, Steamboat Willie traduzido como O Vapor Willie; Barn Dance traduzido por A Dança do Celeiro) ou usar títulos em português de desenhos criados para a televisão, video cassetes ougames, dando a impressão de que certos filmes foram exibidos nas telas dos cinemas brasileiros, quando não foram.
F I L M O G R A F I A:
1928 -1929
Plane Crazy
Gallopin’ Gaucho
The Barn Dance
The Opry House
When the Cat’s Away
The Plow Boy
The Barnyard Battle
The Karnival Kid
Mickey’s Follies
Mickey’s Choo- Choo
The Jazz Fool
Jungle Rhythm
The Hounted House
Wild Waves
1930
Just Mickey ou Fiddlin’Around
The Barnyard Concert
The Cactus Kid
The Fire Fighters
The Shindig
The Chain Gang
The Gorilla Mystery
The Picnic
Pioneer Days
1931
The Birthday Party / Dia de Aniversário
Traffic Troubles / Contra-Mão
The Castaway / Ninguém Me Quer
The Moose Hunt / Caçador Corajoso
The Delivery Boy / O Mensageiro
Mickey Steps Out / Mickey Sai do Sério
Blue Rhythm
Fishin’Around / Pescador Amador
The Barnyard Broadcast / Estação Irradiadora
The Beach Party / Festa Balneária
Mickey Cuts Up / Bancando o Sabido
Mickeys’ Orphans / Mickey, Pai de Órfãos (indicado ao Oscar)
1932
The Duck Hunt / Pato do Mato
The Grocery Boy / Secos e Molhados
The Mad Dog / Cachorro Louco
Barnyard Olympics / Olimpíadas Animadas
Mickey’s Revue / Revista de Mickey
Musical Farmer / Diga Isso Cantando
Mickey in Arabia / Mickey na Arábia
Mickey’s Nightmare / Sonho de Rato
Trader Mickey / Mickey, o Mercador
The Whoopee Party / Na Gandaia
Touchdown Mickey / Turuna do Football
The Wayward Canary / O Camondongo e o Canário
The Klondike Kid / Tirando a Laska
Mickey’s Good Deed / Ato de Bondade
1933
Building a Building / Arranhando o Céu (Indicado ao Oscar).
The Mad Doctor / Médico Maníaco
Mickey’s Pal Pluto / Anjo Camarada
Mickey’s Mellerdramer / Melodrama de Mickey (paródia de “A Cabana do Pai Tomás com Mickey em papel duplo como Uncle Tom e Topsy, Minnie Mouse como Eva, Clarabelle Cow / Clarabela como Eliza, Horace Horsecollar / Horácio como Simon Legree)
Ye Olden Days / Nos Bons Tempos
The Mail Pilot / O Piloto do Correio Aéreo
Mickey’s Mechanical Man / O Autômato de Mickey
Mickey’s Gala Premiere/ A Grande Estréia
Puppy Love / Na Quadra Azul dos Amores
The Steeple-Chase / Salto e Galope
The Pet Store / Bichos de Estimação
Giant Land / O Castelo do Gigante
1934
Shanghaied / Marujo à Muque ou Marinheiro a Muque
Camping Out / Caçador de Mosquitos
Playful Pluto / Cão Brincalhão
Gulliver Mickey / A Ilha dos Liliputianos
Mickey’s Steamroller / O Compressor
Orphan’s Benefit/ Espetáculo de Benefício
Mickey Plays Papa / Camondongo Mickey Banca o Papai
The Dog-Napper / Cachorro Roubado
Two-Gun Mickey / Mickey Não Erra Tiro
1935
Mickey’s Man Friday / A Sexta-Feira de Mickey
The Band Concert / A Banda do Barulho (primeiro desenho de Mickey colorido)
Mickey’s Service Station / Autosocorro de Mickey
Mickey’s Kangaroo / Cangurú a Muque
Mickey’s Garden / O Jardim de Mickey
Mickey’s Fire Brigade / Bombeiro de Mickey
Pluto’s Judgement Day/ O Dia do Juízo de Pluto
On Ice / Pato Gelado
1936
Mickey’s Polo Team /O Campeão de Polo
Orphan’s Picnic / Piquenique dos Orfãos
Mickey’s Grand Opera / Ópera de Mickey
Thru The Mirror / Através do Espelho
Mickey’s Rival / O Rival de Mickey
Moving Day / O Dia de Mudança
Mickey’s Circus / O Circo de Mickey
Donald and Pluto / Donald e Pluto
Mickey’s Elephant / O Elefante de Mickey
The Worm Turns / Os Vermes Se Vingam
Don Donald / Don Donald
Magician Mickey / Mickey Mágico
Moose Hunters / Valentes Caçadores
Mickey’s Amateurs / A Troupe de Mickey
Modern Inventions / Invenções Modernas
Hawaiian Holiday / Férias do Hawaii
Clock Cleaners / Na Hora da Limpeza
Lonesome Ghosts / Fantasmas na Solidão
1938
Boat Builders / Engenheiros Desastrados
Mickey’s Trailer / O Trailer de Mickey
The Whalers
Mickey’s Parrot / Papagaio Malandro
The Brave Little Tailor (Indicado ao Oscar)
1939
Society Dog Show /
The Pointer / O Perdigueiro (Indicado ao Oscar)
1940
Tugboat Mickey / Rebocador de Mickey
Mr. Mouse Takes a Trip / O Sr. Camundongo de Viagem
1941
The Little Whirlwind / O Pequeno Furacão
The Nifty Nineties / Tempos Alegres
Orphan’s Benefit / Benefício de Órfãos
1942
Mickey’s Birthday Party / O Aniversário de Mickey
Symphony Hour / Hora Sinfônica
1947
Mickey’s Delayed Date
1948
Mickey Down Under / Aventura na Austrália
Mickey and the Seal
1951
R’coon Dawg
1952
Pluto’s Christmas Tree
1953
The Simple Things
Como complemento deste artigo, sugiro uma visita aos meus posts: A Época Clássica do Desenho Animado Americano (24/9/2010); Trajetória de Walt Disney no Desenho Animado (10/12/2011); Desenhos Animados de Propaganda durante a Segunda Guerra Mundial (10/12/2011).
Muito bom a retrospectiva na comemoração dos 90 anos do personagem infantil mais famoso de todos os tempos que com certeza continua nos dando alegria até hoje.
Prezado Nardini.Acho importante conhecer os títulos em português corretos dos filmes, pois eles é que indicam se eles foram ou não exibidos em nosso país.Obrigado pelo comentário.
Sabia que o Mickey era antigo, mas não sabia que era tão antigo assim kkkkk, muito boa essa matéria.
Obrigado pela visita.Volte sempre.